Por Vanessa Herrmann
Em 18.04.20
Com boas quantidades de proteína e ferro, o grão-de-bico é um ótimo substituto para o feijão. E não é só isso: como pode ser servido quente ou frio, este é um ingrediente versátil que cai bem desde a salada até a sopa. Com tantas vantagens, dá vontade de correr para a cozinha, certo? Antes, aprenda como cozinhar grão-de-bico.
Publicidade
iStock
Se o dia estiver quente, é preciso colocar o grão-de-bico para descansar dentro da geladeira. Caso esteja calor, ele pode ficar fora do eletrodoméstico mesmo.
Além da maneira ensinada acima, há outros métodos que podem ser seguidos na hora de cozinhar o grão-de-bico e que também dão supercerto. Veja só:
iStock
Para facilitar a digestão dos grãos, esta receita propõe usar tanto vinagre quanto limão. Aqui, o molho pode ser entre 8 a 12 horas. Além disso, nesta versão, os grãos são cozidos com sal. O tempo na panela após ela pegar pressão é de 20 minutos.
Publicidade
iStock
Nesta receita, o grão-de-bico é cozido na panela de pressão não só com água, mas também com um toque de azeite. Assim, você já consegue aromatizar seus grãos logo no início do preparo.
iStock
A folha de louro é bem comum no cozimento do feijão, mas sabia que ela também é uma ótima aposta de tempero para o grão-de-bico? Além disso, com a quantidade de grãos usada nesta receita, só é preciso deixá-los por 10 minutos na pressão.
iStock
Não tem panela de pressão em casa? Não tem problema! Também dá para cozinhar o grão em uma panela tradicional. Para isso, é preciso ter um pouco mais de paciência. Aqui, o tempo de espera é de aproximante 30 minutos após a fervura da água.
Publicidade
Como você pode perceber, o cozimento do grão-de-bico é uma tarefa simples. Só é preciso se preparar com antecedência para deixá-lo de molho. Assim, você evita os gases intestinais e o tempo de cozimento é mais curtinho. Para variar no cardápio, que tal conferir receitas versáteis de salada de grão-de-bico?