Como cozinhar grão-de-bico: dicas certeiras para testar em casa

Por                                
Em 18.04.20

Com boas quantidades de proteína e ferro, o grão-de-bico é um ótimo substituto para o feijão. E não é só isso: como pode ser servido quente ou frio, este é um ingrediente versátil que cai bem desde a salada até a sopa. Com tantas vantagens, dá vontade de correr para a cozinha, certo? Antes, aprenda como cozinhar grão-de-bico.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como cozinhar grão-de-bico

iStock

Ingredientes

  • 1 kg de grão-de-bico
  • Água
  • 3 colheres de sopa de vinagre

Como fazer

  1. Na noite anterior ao cozimento, coloque o grão-de-bico em uma tigela e cubra-o com água;
  2. O grão-de-bico deve descansar por 12 horas. Neste período, troque a água três vezes;
  3. Em cada troca, adicione 1 colher de sopa de vinagre à água;
  4. Após o tempo de descanso, descarte a água do molho e coloque o grão-de-bico na panela de pressão;
  5. Adicione água suficiente para ficar um dedo acima dos grãos e leve-os para ferver com a panela aberta;
  6. Descarte a água da fervura. Lave a panela e os grãos em água corrente;
  7. Coloque o grão-de-bico novamente na panela. Adicione água suficiente para ficar dois dedos acima dos grãos. Tampe a panela, espere pegar pressão e desligue-a.

Se o dia estiver quente, é preciso colocar o grão-de-bico para descansar dentro da geladeira. Caso esteja calor, ele pode ficar fora do eletrodoméstico mesmo.

Outras formas de cozinhar grão-de-bico

Além da maneira ensinada acima, há outros métodos que podem ser seguidos na hora de cozinhar o grão-de-bico e que também dão supercerto. Veja só:

Como cozinhar grão-de-bico em 20 minutos

iStock

Para facilitar a digestão dos grãos, esta receita propõe usar tanto vinagre quanto limão. Aqui, o molho pode ser entre 8 a 12 horas. Além disso, nesta versão, os grãos são cozidos com sal. O tempo na panela após ela pegar pressão é de 20 minutos.

Publicidade

Como cozinhar grão-de-bico com azeite

iStock

Nesta receita, o grão-de-bico é cozido na panela de pressão não só com água, mas também com um toque de azeite. Assim, você já consegue aromatizar seus grãos logo no início do preparo.

Como cozinhar grão-de-bico com folha de louro

iStock

A folha de louro é bem comum no cozimento do feijão, mas sabia que ela também é uma ótima aposta de tempero para o grão-de-bico? Além disso, com a quantidade de grãos usada nesta receita, só é preciso deixá-los por 10 minutos na pressão.

Como cozinhar grão-de-bico sem panela de pressão

iStock

Não tem panela de pressão em casa? Não tem problema! Também dá para cozinhar o grão em uma panela tradicional. Para isso, é preciso ter um pouco mais de paciência. Aqui, o tempo de espera é de aproximante 30 minutos após a fervura da água.

Publicidade

Como você pode perceber, o cozimento do grão-de-bico é uma tarefa simples. Só é preciso se preparar com antecedência para deixá-lo de molho. Assim, você evita os gases intestinais e o tempo de cozimento é mais curtinho. Para variar no cardápio, que tal conferir receitas versáteis de salada de grão-de-bico?