Aprenda a esterilizar potes de vidro com segurança e praticidade

Por
Atualizado em 28.10.20

Fazer conservas em potes de vidro pode ser uma forma útil de manter os alimentos bons para consumo, assim como o recipiente pode ser aproveitado para a venda de alguns produtos. No entanto, o primeiro passo, para ambos os casos, é entender como esterilizar vidro. Afinal, o pote em que será guardado o alimento precisa estar limpo, para evitar a proliferação de micro-organismos. Veja agora como você pode fazer isso com segurança e praticidade:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como esterilizar potes de vidro

Receiteria

Passo a passo

  1. Encha os potes de vidro com água fria;
  2. Coloque dentro de uma panela, que precisa ser mais alta que os recipientes;
  3. Cubra tudo com água;
  4. Leve a panela ao fogo e espere ferver;
  5. Após cerca de 15 minutos, retire cada pote de vidro da panela;
  6. Deixe-os em cima de um pano de prato limpo, virados de cabeça para baixo;
  7. Pronto, todos os recipientes estão esterilizados;
  8. Utilize-os assim que terminar o processo de esterilização.

Esterilizar vidro é mais fácil do que você imaginava, não é mesmo? Só não se esqueça que esse método é indicado para quando o recipiente já será utilizado. Não é recomendado fazê-lo no dia anterior.

Outras formas de esterilizar potes de vidro

Se você está em busca de maneiras mais práticas de como esterilizar vidro, veja abaixo mais três métodos de fazer isso:

Como esterilizar potes de vidro no forno

Publicidade

Neste método, tampas e potes são esterilizados separadamente. No forno, o processo é rápido, levando apenas 20 minutos e ideal para o vidro, no entanto, é preciso cuidado para não quebrar os recipientes. Já as tampas devem ser fervidas em uma panela.

Como esterilizar potes de vidro para conserva

A dica tem o objetivo de ajudar quem vai preparar conservas. Todos os potes são fervidos em uma panela e, mesmo após desligar o fogo, só é recomendado tirar os recipientes quando for utilizá-los. Nesse vídeo, é recomendado colocar um pano de prato no fundo da panela, para caso seja necessário colocar algum pote deitado.

Publicidade

Como esterilizar potes de vidro no micro-ondas

Uma sugestão para quem deseja esterilizar os potes de vidro mais rapidamente. Aqui você aprende a importância de usar um pano limpo para apoiar o recipiente e o tempo necessário de acordo com seu tamanho.

Percebeu como esterilizar pote de vidro é fácil? Agora que já aprendeu a técnica, dá uma olhada nas receitas de conserva de pimenta que podem ser guardadas nesses recipientes.