Como fazer bolo de cenoura: o preparo perfeito para um doce clássico

Escrito por                          

Por estar na lista de comidas que todo mundo ama, não tem quem não queira saber como fazer bolo de cenoura. Geralmente ele é incrementado com cobertura de chocolate, o que deixa tudo ainda mais gostoso. Além disso, a massa não demanda muito trabalho e torna o bolo uma boa pedida para adoçar o cotidiano. Veja como fazer uma versão certeira:

Bolo de cenoura simples

iStock


A receita mais tradicional do bolo de cenoura utiliza ingredientes que podem estar aí na sua geladeira e conta com uma cobertura de chocolate bem cremosa. Quer aprender a fazer esse bolo clássico e irresistível? Confira:

Ingredientes

  • 3 cenouras descascadas e cortada em rodelas
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara 1/2 (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó químico
  • 1 pitada de sal
  • 1/3 xícara (chá) de água
  • 1/3 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) manteiga

Como fazer

  1. Coloque os pedaços de cenoura, os ovos, o óleo, e o açúcar no liquidificador;
  2. Bata por cinco minutos;
  3. Coloque a farinha, o fermento e o sal em um recipiente grande;
  4. Misture bem e acrescente o que foi batido no liquidificador;
  5. Mexa até ficar com uma textura homogênea;
  6. Leve a massa para assar por cerca de cinquenta minutos, a 180° graus;
  7. Combine o açúcar, o chocolate, a água e a manteiga em uma panela;
  8. Cozinhe até a mistura desgrudar do fundo;
  9. Disponha a cobertura sobre o bolo já assado;
  10. Sirva.

Viu como é fácil? Uma sugestão, se for servi-lo em uma festa ou ocasião especial, é cortar o bolo de cenoura em pedaços. Uma outra opção para incrementar o prato é decorar com granulado de chocolate.

Outras receitas de bolo de cenoura

Além da versão mais tradicional, o bolo de cenoura também pode ser feito de jeitos mais “diferentões”. Há versões com coberturas e caldas variadas, além de formatos inusitados, como o bolo vulcão. Veja algumas opções mais diversificadas:

Bolo de cenoura com calda crocante

É difícil resistir a calda de chocolate de textura crocante desse bolo. Depois do preparo da massa, o doce é levado para assar. A cobertura, então, é feita em uma panela com açúcar, chocolate em pó, manteiga e leite. O ponto é quando estiver desgrudando do fundo e a calda deve ser colocada no bolo assim que ficar pronta.

Bolo de cenoura mesclado

Essa é uma opção bem fácil de bolo mesclado. A massa é feita com a cenoura e os demais ingredientes. O preparo começa no liquidificador e é finalizado em um recipiente. Depois, metade da massa é colocada na assadeira e o restante é misturado com chocolate em pó e disposto por cima na forma. O bolo é assado por mais ou menos trinta e cinco minutos.

Bolo de cenoura gelado

Aqui, o bolo de cenoura conta com três camadas de massa, que são umidificadas com uma calda de água e açúcar. Para o recheio, utiliza-se um creme de chocolate meio amargo e em pó. O doce já montado é levado para a geladeira e a finalização fica por conta da cobertura feita com achocolatado.

Bolo de cenoura vulcão

O preparo da massa desse bolo começa no liquidificador e é finalizado em um recipiente. O bolo deve ser assado em uma forma com formato de vulcão. A cobertura deliciosa é do tipo brigadeiro e composta por leite condensado, creme de leite, chocolate em pó e manteiga. A dica é decorar com granulado.

Bolo de cenoura com farinha de arroz

Essa é uma versão mais “fit” do bolo de cenoura. O destaque da massa é o uso do leite desnatado, da farinha de arroz e da farinha de aveia. Além disso, a cobertura de chocolate também entra na onda saudável e leva ingredientes como pasta de amendoim e mel. Fica uma delícia!

O bolo de cenoura é um clássico da culinária e pode também fazer parte do seu dia a dia. Os preparos são variados e provam que a versatilidade também é um ponto alto do doce. Agora que você já sabe como fazer esse bolo, veja também receitas de calda de chocolate.

PARA VOCÊ