Como fazer brigadeiro: o docinho perfeito para devorar em família

Escrito por    
Em 17.04.20

Tradicional na culinária brasileira, o brigadeiro é aquele tipo de sobremesa simples que cai bem em qualquer hora do dia. Saiba como fazer brigadeiro e sirva um dos docinhos mais amados – o preparo é muito prático e leva poucos ingredientes!

Continua após o anúncio

Brigadeiro tradicional

iStock

Sentiu aquela vontade de comer um brigadeiro gostoso? Então veja a receita a seguir e confira um jeito prático de fazê-lo.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de manteiga
  • 4 colheres de sopa de achocolatado
  • Chocolate granulado para decorar

Como fazer

  1. Coloque a panela no fogo;
  2. Acrescente a manteiga, o leite condensado e o achocolatado;
  3. Misture os ingredientes até atingir o ponto ideal;
  4. Desligue o fogo quando já estiver borbulhando e você conseguir soltar o brigadeiro do fundo da panela;
  5. Coloque em um prato e espere esfriar;
  6. Jogue granulado por cima;
  7. Pegue as colheres e hora de comer!

Apesar dessa receita ser feita para comer de colher, você também pode adaptá-la para servir de outras formas. Sendo um docinho perfeito para comemorações, você pode fazer bolinhas com o brigadeiro, passar no granulado e colocar em forminhas coloridas. Além disso, você também pode servir em pequenos potinhos com uma colher.

Outras receitas de brigadeiro

E sabe o que é melhor? São diversas as formas de inovar e criar sabores diferentes para esse doce. Veja a seguir algumas ideias que vão te inspirar:

Brigadeiro de micro-ondas

Procurando uma forma ainda mais prática de fazer brigadeiro? Aqui você encontra isso! Apesar dos ingredientes serem os mesmos da receita tradicional, a diferença aqui está no modo de preparo. Ao invés de levar a mistura para a panela, você vai colocá-la em um pote e levar duas vezes ao micro-ondas por quatro minutos.

Brigadeiro meio amargo

Quem é fã de chocolate amargo vai adorar essa receita! Nesse vídeo você aprende a fazer um brigadeiro utilizando chocolate meio amargo, leite condensado, manteiga e glucose branca. Apesar desse último ingrediente ser opcional, o acréscimo dele é interessante para trazer uma textura de trufa ao resultado final.

Brigadeiro de cacau

Continua após o anúncio

Já imaginou comer brigadeiro sem sair muito da dieta? Esse passo a passo ensina uma receita fit com leite em pó, cacau em pó 100%, adoçante natural e água. Feito tanto para comer de colher quanto para comer enrolado, o último segredo aqui é utilizar chocolate 70% ralado ao invés do chocolate granulado para finalizar.

Brigadeiro de Oreo

Se você adora biscoito Oreo e ama brigadeiro, nesse vídeo você aprende a juntar essas duas paixões! Para começar, você vai colocar leite condensado, chocolate branco e o recheio dos biscoitos em uma panela. Depois, vai acrescentar Oreos picados à mistura e, por fim, vai fazer uma farinha de Oreo para passar no brigadeiro enrolado.

Brigadeiro de banana

Já imaginou fazer uma receita fit de brigadeiro preparada com banana? Para isso, você vai precisar de apenas três ingredientes: cacau em pó 100%, banana nanica e leite em pó. E, como a banana amassada fica com uma textura cremosa, a aparência final é muito similar a de um brigadeiro tradicional. Uma opção incrível e saudável!

São diversas as formas de utilizar a criatividade no preparo desse doce delicioso. Inspire-se com as ideias acima e não deixe o brigadeiro de fora das suas comemorações. E que tal agora aprender a fazer mais sobremesas incríveis para servir seus convidados? Confira receitas de docinho de leite em pó e de camafeu!

PARA VOCÊ