Como fazer couve-flor para aproveitar todo o sabor desta hortaliça

Por                                
Em 09.05.20

Rica em vitaminas e minerais, a couve-flor ainda é um alimento que conta com uma baixa quantidade de calorias. Tudo isso faz com que ela seja saudável e uma ótima aposta para o cardápio. Como se isso tudo não fosse suficiente, ela ainda garante uma refeição bem gostosa, seja apenas cozida como acompanhamento ou em preparos mais elaborados.

Publicidade

1. Couve-flor cozida

iStock

Nunca fez couve-flor? Então, esta é a receita perfeita! Aqui, você aprende como fazer o legume cozido no vapor, na frigideira, no micro-ondas e também assado no forno. Assim, dá para escolher qual opção se encaixa mais no seu perfil. Veja só os modos de preparo e não tire mais essa inflorescência do seu cardápio!

2. Salada de couve-flor

Tem pouco tempo para cozinhar e mesmo assim quer se deliciar com uma salada caprichada? Então, veja as dicas dessa receita em que a couve-flor é usada crua e combinada com pepino. Para um resultado ainda melhor, você também confere como preparar um molho com iogurte, azeite, mel, limão e vinagre.

3. Couve-flor assada

Publicidade

Para um preparo rápido, a proposta desta receita é deixar o legume no micro-ondas por 5 minutos antes de levá-lo ao forno. Assim, você só precisa esperar mais 15 minutos para que ele fique bem macio. Não é só isso: um molho de iogurte, hortelã, alho, sal e pimenta é servido como acompanhamento, o que gera um contraste entre refrescante e picante irresistível.

4. Couve-flor frita na manteiga

Nesta receita, a couve-flor vai primeiro para o forno. Na sequência, ela é frita em uma frigideira junto com manteiga. Assim, você obtém um sabor dos deuses e uma textura cremosa. Além disso, os temperos também fazem toda a diferença, são eles: tomilho, alecrim, orégano e limão.

Publicidade

5. Omelete de couve-flor

Omelete é aquele tipo de prato que sempre cai bem na hora da pressa, certo? Para deixá-lo mais gostoso, esta receita conta com o acréscimo de couve-flor e mussarela. Isso sem contar no uso de sal, pimenta-do-reino, salsinha, cebolinha e azeite.

6. Pizza de frigideira com massa de couve-flor

Para quem busca uma alimentação mais saudável, vale pena conferir esta receita. Aqui, a massa tradicional de pizza é deixada de lado e dá lugar para uma feita com esta inflorescência. Além disso, ela não vai ao forno, mas, sim, para a frigideira, o que garante pouco tempo na cozinha.

7. Creme de couve-flor

Nesta receita, você aprende a fazer um creme saborosíssimo que não leva ingredientes de origem animal. Para isso, a proposta é usar a inflorescência como base e limão, cravo, gengibre, alho, pimenta, missô e cebolinha branca para o tempero.

8. Couve-flor à milanesa

O diferencial desta receita já começa na hora do cozimento, pois o legume vai ao fogo não só com água e sal, mas também com leite. Para empaná-lo, você vai precisar de ovo batido com leite, pimenta-do-reino e sal e farinha de rosca. Depois disso, basta fritar esta hortaliça em óleo quente.

9. Couve-flor cremosa ao forno

Publicidade

Nesta receita, o legume vai ao forno em um refratário coberto por creme de milho, tomate, cebola e mussarela. O tempo no forno é de aproximadamente 40 minutos, sendo que metade do cozimento deve ser com cobertura de papel-alumínio.

10. Couve-flor com creme de leite

Couve-flor cozida já é gostosa, se for ao forno em um refratário junto com creme de leite temperado com noz-moscada, sal, alho e pimenta-do-reino, melhor ainda! Agora, não é só isso: o prato ainda é finalizado com queijo parmesão ralado.

11. Couve-flor gratinada com molho branco

Um clássico, esta é uma receita de acompanhamento que promete fazer um grande sucesso na sua mesa. Afinal, couve-flor, molho branco e queijo todos juntos em um prato só pode resultar em um sabor irresistível, certo? Veja o vídeo para conferir todas as dicas do preparo.

12. Arroz de couve-flor low carb

Para quem busca uma refeição low carb, vale a pena deixar o arroz tradicional de lado e testar esta receita feita com couve-flor. O sabor não é o mesmo, mas é uma alternativa interessante para reduzir a quantidade de carboidrato.

13. Couve-flor empanada low carb

Para fechar a lista, você aprende como fazer o legume empanado usando farinha de amêndoas ou linhaça, ervas finas, curry, queijo parmesão e ovos. Além disso, esta é uma receita de forno.

Publicidade

Com tantas receitas gostosas, fica fácil variar no preparo desse legume e aproveitar todos os benefícios do seu consumo, assim como seu sabor. Para ter refeições saudáveis, confira também receitas com brócolis que vão facilmente conquistar seu paladar.