Como fazer croque madame: prepare um clássico da cozinha francesa

Por                                
Em 06.03.21

Sabe aqueles dias que dá vontade de comer um lanche diferente, mas usando ingredientes que você tem em casa? Então, veja a seguir como fazer croque madame para aprender a preparar esse clássico francês que vai te garantir um prato simples e delicioso.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como fazer croque madame

iStock

Ingredientes

  • 50 g de manteiga
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 l de leite integral quente
  • Pimenta branca a gosto
  • Sal a gosto
  • Noz-moscada a gosto
  • Lascas de queijo parmesão a gosto
  • 1 gema de ovo
  • 2 fatias de brioche
  • Fatias de presunto a gosto
  • Fatias de queijo a gosto
  • Óleo a gosto
  • 1 ovo

Como fazer

  1. Em uma panela, adicione a manteiga, a farinha e mexa até incorporar. Adicione o leite e misture bem com um fouet;
  2. Acrescente a pimenta, o sal, a noz-moscada e mexa. Quando começar a ferver, deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos, mexendo para não queimar no fundo;
  3. Retire o molho do fogo, adicione o parmesão, a gema e misture rapidamente para a gema não cozinhar, mas sim incorporar. Reserve para esfriar;
  4. Coloque as fatias de brioche em um prato e passe o molho nelas. Adicione presunto, queijo e feche o sanduíche, deixando a parte do molho como recheio;
  5. Passe mais molho por cima, cubra com queijo e disponha em uma assadeira. Leve ao forno até dourar e o queijo derreter;
  6. Em uma frigideira pequena, esquente um pouco de óleo, tempere com sal, pimenta e coloque o ovo para fritar;
  7. Quando o ovo estiver cozido, mas com a gema mole, coloque ele em cima do sanduíche assado e está pronto.

Com apenas o ovo de diferença, você também pode saborear o croque monsieur seguindo os mesmos passos.

Outras formas de fazer croque madame

Além de seguir o modo de preparo acima, você também pode variar alguns ingredientes para que esse prato fique ainda mais do seu agrado. Por isso, veja a seguir outras opções de como fazer croque madame:

Croque madame com mostarda

Publicidade

Que tal dar um toque a mais ao seu croque madame usando mostarda ancienne? Nesse passo a passo, além de aprender a fazer um molho branco delicioso, você também usa a mostarda para fazer uma crosta incrível no seu sanduíche.

Croque madame com queijo gruyere

Se você prefere um sabor mais adocicado, aqui você vai usar o queijo gruyere para trazer um sabor característico ao seu croque madame. Além disso, nesse vídeo você também aprende a preparar o molho bechamel que é essencial nesse prato.

Publicidade

Croque madame com pão de abóbora

Deu aquela vontade de comer um lanche diferente e prático? Esse passo a passo te ensina um jeito simples de fazer esse clássico, além de mostrar que você pode optar por diferentes tipos de pão, como o de abóbora, para fazer um croque madame perfeito.

Croque madame com presunto serrano e queijo emmental

Além de ser delicioso, um ponto positivo dessa receita é que você pode usar os ingredientes da sua preferência. Aqui, usando pão do campo, mostarda dijon, queijo emmental, presunto serrano, manteiga, ovo, molho bechamel e temperos, você prepara outra versão muito saborosa.

Agora que você já sabe preparar um verdadeiro croque madame, que tal deixar esse prato mais incrível? Veja também receitas de molho bechamel e pão de forma para fazer um sanduíche supercaseiro.