Como fazer farinha de arroz: torne seus pratos mais saudáveis

Por                                
Em 19.06.20

Os celíacos precisam estar sempre em busca de farinhas que sejam boas substitutas do trigo. Afinal, a alergia ao glúten é coisa séria. Assim, uma boa alternativa é aprender como fazer farinha de arroz para poder comer a vontade e usá-la em receitas deliciosas. Confira:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como fazer farinha de arroz

iStock

Passo a passo

  1. Coloque o arroz cru aos poucos no liquidificador;
  2. Bata até que vire uma farinha;
  3. Passe por uma peneira fina para remover resíduos;
  4. Volte o resíduo para o liquidificador e continue batendo até virar farinha;
  5. Repita o processo de peneirar até obter uma farinha bem fininha.

Viu como é fácil preparar a farinha? Agora, você pode guardá-la em um recipiente e manter longe da umidade. Depois, é só usar na sua receita preferida.

Receitas com farinha de arroz

Se você já fez sua farinha e quer utilizá-la em algum prato muito gostoso, vai adorar as sugestões que foram separadas especialmente para você. Vem ver!

Bolo de cenoura com farinha de arroz

Publicidade

Esta é uma receita totalmente fit, perfeita para quem não quer abrir mão da dieta. Para facilitar o preparo, parte da massa é feita no liquidificador. Depois, é só misturar os secos com os líquidos e esperar ficar pronto. Fica de dar água na boca.

Panqueca de farinha de arroz

Se você está em busca daquela receita rápida que não leva muitos ingredientes, a panqueca é uma ótima alternativa. Não tem nenhum segredo, já que é só misturar tudo no liquidificador e depois moldar as panquecas na frigideira. É tão fácil que você pode preparar a qualquer hora do dia.

Publicidade

Waffle de farinha de arroz

Melhor opção para quem ama waffles e quer experimentar a versão vegana da receita. Supersimples de fazer, você pode usar a máquina de waffle ou uma frigideira. É importante untar antes de despejar a massa, para não grudar.

Pão de farinha de arroz

Se você faz questão de ter um pão caseiro fresquinho em casa pode aproveitar a farinha que preparou em casa para fazer esta receita. É importante usar goma xantana, pois sem ela o pão acaba não dando certo. Não é difícil de fazer e não precisa sovar a massa.

Pão de aveia com farinha de arroz

Uma segunda opção para aqueles que amam pães caseiros. Nesta receita, você usa mais ingredientes e também não precisa sovar a massa. Vale comentar que é preciso adicionar a água aos poucos para obter o ponto ideal da massa. Então, tenha paciência durante o preparo. Antes de ir ao forno, a massa deve descansar um pouco para crescer.

Torta de farinha de arroz

Que tal uma torta sem glúten? A massa desta receita é super levinha e prática, isso sem contar o recheio de dar água na boca. Seu preparo não é tão rápido, mas mesmo quem não tem tanta experiência na cozinha vai se sentir a vontade para cozinhar a torta.

Agora você já sabe como fazer e onde vai usar a farinha de arroz. Já experimentou alguma receita usando esta farinha? Se é fã de bolos, não pode deixar de conferir as variadas versões de bolo de farinha de arroz que mostrará a versatilidade e a leveza deste ingrediente.

Publicidade