Como fazer farinha panko e deixar seus empanados mais gostosos e crocantes

Escrito por                          

A farinha panko é uma farinha de pão de textura mais flocada e crocante usada para preparar empanados. Normalmente, ela é comercializada em mercados, mas custa o triplo do valor das farinhas de rosca, por exemplo, então, seria incrível aprender a fazer esse ingrediente em casa, certo? Aqui, você descobre como fazer farinha panko na sua cozinha gastando MUITO pouco!

Farinha panko simples

iStock

Você sabia que o único ingrediente necessário para fazer a versão simples de farinha panko é pão de forma? Ou seja, a receita é simples e muito barata. Veja o passo a passo:

  1. Primeiro, retire a casca das fatias de pão;
  2. Então, deixe-as expostas de um dia para o outro para secar;
  3. Passe o pão pelo ralador até obter pequenos pedaços;
  4. Forre uma assadeira com papel manteiga e disponha os pedaços de pão;
  5. Leve para assar em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 8 minutos;
  6. Retire do forno e espere esfriar por completo;
  7. Guarde sua farinha panko caseira em um recipiente hermético e utilize-a no preparo de empanados.

Filés de frango, filés de peixes, camarão, bolinho de arroz, coxinha e muitos outros pratos vão ficar ainda mais incríveis se você prepará-los com sua farinha panko caseira. Experimente!

Outras receitas de farinha panko

Antes de fazer sua farinha, quer saber se existem outras opções de receitas diferentes para esse preparo? Abaixo, você encontra mais 5 formas de fazer farinha panko para escolher sua favorita!

Farinha panko de pão com casca

O importante dessa receita é usar o pão de leite – pão de forma para sanduíche. Aqui, você não precisa tirar as cascas das fatias de pão: use um ralador para obter os flocos e leve para torrar em uma forma grande a 160°C por alguns minutinhos.

Farinha panko triturada no liquidificador

Diferente das receitas anteriores, essa opção sugere que você triture suas fatias de pão no liquidificador em modo pulsar. O restante do preparo é similar: basta levar para assar no forno em temperatura baixa por cerca de 30 minutos para remover a umidade.

Farinha panko triturada no processador

Uma outra maneira de obter flocos de pão para farinha panko é triturar as fatias sem casca com o auxílio de um processador: primeiro, corte-as em pedaços menores e, então, passe-as pelo eletrodoméstico também na função pulsar. Leve ao forno!

Farinha panko com alho, azeite e orégano

Que tal preparar uma farinha panko mais temperadinha e cheia de sabor? A sugestão é temperar seus pedaços de pão com azeite, alho e orégano antes de assar. E lembre-se: dá pra fazer essa receita com qualquer tipo de pão de forma que você tiver em casa.

Farinha panko com orégano e páprica picante

Para quem quiser ousar ainda mais no sabor, uma boa dica é temperar seus flocos de pão – depois de triturados e assados – com orégano e páprica picante. O resultado fica absurdamente gostoso e capaz de criar empanados surpreendentes.

Gostou? Uma outra farinha que pode ser feita de forma caseira é a de rosca. Então, confira algumas receitas de farinha de rosca para preparar ótimos pratos.

PARA VOCÊ