Como fazer garam masala: uma mistura de especiarias incrível

Escrito por    
Em 09.09.20

Típico da culinária indiana, o garam masala é um tempero feito a partir da mistura de várias especiarias. Dá um toque especial para os alimentos, especialmente para quem gosta de algo mais forte, mas não é tão picante quanto a pimenta-malagueta. Quer sabe como fazer em casa? Confira:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como fazer garam masala

iStock

Ingredientes

  • 3 folhas de louro
  • 1 colher de chá de noz-moscada
  • 25 sementes de cravo
  • 1 pau de canela
  • 30g de pimenta-do-reino
  • 2 colheres de chá de semente de cominho
  • 1 anis-estrelado
  • 6 cardamomos verdes

Como fazer

  1. Em uma panela, coloque todos os ingredientes, menos a noz-moscada;
  2. Mexa rapidamente, em fogo baixo;
  3. Desligue o fogo e acrescente a noz-moscada;
  4. Continue mexendo os temperos;
  5. Espere esfriar e use o processador para moer os temperos;
  6. Passe em uma peneira e guarde em um potinho.

É bem fácil fazer esse tempero indiano: tudo que você precisa é de paciência para misturar e triturar os ingredientes. Depois, é só usar nas receitas em que desejar um toque mais quente e saboroso!

Receitas com garam masala

Como você já preparou o garam masala, agora é hora de conhecer receitas em que poderá utilizar o tempero e aproveitar seu sabor. Acompanhe:

Quiabo acebolado com garam masala

O prato é tipicamente indiano e uma boa opção para você incluir o quiabo em sua dieta. Quando termina de preparar, fica tão colorido e bonito que você não resiste a experimentar. O garam masala é usado para temperar, além da cúrcuma e do sal.

Tika masala

Se sua receita precisa ter carne para ficar gostosa, aqui é utilizado o peito de frango. Além disso, cebola roxa, pimentão vermelho, tomates pelados, gengibre e coentro são parte do preparo – sem contar o famoso tempero indiano, que vai garantir aquele sabor inesquecível.

Chamuças de batata-doce e ervilhas

Continua após o anúncio

Gosta de batatas-doces? Aqui, elas serão o recheio de uma massa diferente, mas que é bem fácil de preparar. Não leva muitos ingredientes e você pode comprar a massa filo pronta. Além disso, o passo a passo é fácil de acompanhar. Pode ir se preparando para começar a receita!

Kitchari de legumes

Nesse preparo, serão usados alguns itens diferentes, como o arroz basmati e o feno-grego. É preciso estar disposto a misturar bastantes ingredientes, mas é só ir adicionando cada um deles na ordem citada que o resultado será incrível!

Estrogonofe de frango com garam masala

Ideal para o dia a dia, a receita é muito gostosa e usa ingredientes mais conhecidos, como o peito de frango, o tomate-cereja e a manteiga, além do garam masala. É importante temperar bem a carne para que você consiga aquele gostinho especial. Além disso, tudo é feito em uma única panela.

Agora que você já sabe como fazer garam masala, aproveite para se deliciar com outras receitas de comida indiana!

PARA VOCÊ