Como fazer kefir: aprenda dicas para a versão de água e a de leite

Escrito por                          

Já pensou em aprender como fazer kefir? Essa é uma bebida fermentada produzida a partir de micro-organismos vivos, como lactobacilos. E é possível obter diferentes texturas a partir da fermentação dos grãos de kefir. Isso vai depender do tempo da coagem que for feita, que é o processo de retirar o excesso de soro.

O resultado pode ser mais ralo ou até mesmo mais denso. Além disso, por ser um alimento probiótico, seu consumo gera diversos benefícios ao organismo.

Como fazer kefir de água

iStock

Seja por ter um gosto mais adocicado ou por não querer (ou não poder) consumir lactose, o kefir de água pode ser uma ótima escolha. Fácil de ser feito, ele pode ganhar um espaço na sua rotina.

Ingredientes

  • 400 mL de água filtrada;
  • 50 mL de água de kefir;
  • 1 ½ colher de sopa de melado;
  • 1 colher de sopa de kefir.

Como fazer

  1. Em um recipiente de vidro com capacidade para 1 L, adicione as águas filtrada e de kefir, o kefir e o melado, nessa sequência;
  2. Misture bem com uma colher de plástico e cubra o recipiente com um pano limpo. Use um elástico para prender o pano;
  3. Deixe a combinação descansar de um dia para o outro;
  4. No dia seguinte, coe o kefir, separe 50 mL para uma nova produção e consuma o líquido que sobrar.

Não se esqueça da recomendação de usar água filtrada para o preparo dessa receita, beleza? A água de torneira conta com produtos químicos que podem matar os micro-organismos.

Como fazer kefir de leite

iStock

Com um sabor um pouco mais forte que o kefir de água, a versão com leite conquista os mais variados paladares. Aprenda como fazê-la em casa:

Ingredientes

  • 500 ml de leite;
  • 1 colher de sopa de kefir.

Como fazer

  1. Coloque o kefir e o leite em um pote de vidro esterilizado com capacidade para 800 mL;
  2. Cubra o pote com duas gazes e prenda-as com um elástico. Guarde-o em um local que não bata sol;
  3. Para fazer a coagem, você pode esperar entre 12h e 48h;
  4. Após o tempo escolhido, coe o kefir. Consuma o líquido da maneira que preferir e use os grãos de kefir para realizar um novo processo.

A partir de 12 horas já é possível consumi-lo, mas quanto mais tempo você deixá-lo fermentando, maior será a sua acidez.

Receitas com kefir

Agora que você já aprendeu a fazer a fermentação, que tal conferir algumas receitas com a bebida que resulta desse processo? Dá só uma olhadinha:

Iogurte de kefir

Nessa receita, o kefir deve fermentar por 48 horas. Depois disso, o líquido obtido deve passar por uma nova coagem que acontece na geladeira por 24h. Todo esse processo faz com que a textura fique bem densa, assim como um iogurte grego. Você pode consumi-lo puro, adoçado, com frutas ou de qualquer outra maneira que preferir.

Queijo cottage de kefir

Se você busca por uma receita com uma textura bem firme, que se assemelha ao do queijo cottage, também é possível obter esse resultado. O modo de preparo é bem simples, só é preciso ter um pouco de paciência, já que o iogurte de kefir é a base para o queijo.

Cream cheese de kefir

Após a fermentação, é preciso filtrar a bebida que resulta desse processo para retirar o soro em excesso. Essa etapa é feita colocando a bebida em um filtro de café e deixando-a descansar na geladeira. Para que o sabor do seu cream cheese caseiro fique ainda melhor, a dica é usar azeite, orégano e sal para temperá-lo.

Pão de queijo de kefir

Já pensou em usar o iogurte de kefir para fazer pão de queijo? Além desse item, só é preciso ter em mãos polvilho azedo, ovo, azeite, sal e queijo ralado. Com uma lista de ingredientes curtinha e um passo a passo simples, você consegue fazer um pão de queijo de frigideira com uma pegada mais saudável e que fica com um gostinho muito bom.

Manteiga de kefir

Além de aprender a fazer a manteiga de kefir em casa, você ainda confere como retirar o gostinho azedo que o iogurte de kefir possui. Para isso, é preciso lavar duas vezes o iogurte. Um passo simples pode fazer toda a diferença no resultado e essa receita é a prova disso.

Mousse com kefir

iStock

A mousse é uma sobremesa que agrada os mais variados paladares, afinal, ela é uma sobremesa que é servida gelada. E isso combina muito bem com os dias quentes de verão. Geleia, framboesa e mirtilos ajudam a elevar esse doce. Porém, você pode usar as frutas de sua preferência.

Pudim de kefir

Pudim de leite condensado já é uma delícia, mas para sair um pouco do comum, vale a pena usar um ingrediente inusitado. É nesse caso que você pode testar essa receita. Ela conta com calda de açúcar caramelizada e tudo. O diferencial está mesmo no acréscimo de kefir.

Sorvete com kefir

Outra maneira de utilizar o kefir é preparando um delicioso sorvete. Em uma versão low carb, essa é uma ótima alternativa para quem quer um docinho mais saudável. Para dar um gostinho especial, a dica é usar polpa de uma fruta de sua preferência congelada.

Picolé com kefir

Aqui, você aprende a usar o iogurte de kefir para preparar picolés de dois sabores: morango e coco. Mesmo com pouco trabalho na cozinha e uma lista de ingredientes básica, você obtém picolés com uma textura bem cremosa e com gostinho de quero mais.

Vitamina com kefir

Seja para começar o dia com uma vitamina nutritiva ou até mesmo para deixar seus lanches entre as refeições mais gostosos, vale a pena conferir essa receita. Ela é feita apenas com kefir, morangos, açúcar demerara e chia. Os itens só precisam ser batidos no liquidificador e, então, sua bebida estará prontinha para o consumo.

Agora que você já viu como fazer kefir, que tal aprender algumas receitas de iogurte natural caseiro? Assim, você pode sempre variar no sabor!

PARA VOCÊ