Como fazer molho branco: aprenda a receita clássica e que vai com tudo

Escrito por    
Em 01.07.19

O molho branco é uma ótima alternativa para quem deseja fugir das receitas tradicionais ou não é muito fã do molho de tomate. Pode ser utilizado na macarronada ou em outras massas e fica de dar água na boca. Inclusive porque, além de saber como fazer molho branco tradicional, você pode aprender algumas variações! Descubra:

Continua após o anúncio

Molho branco simples

iStock

Se você está em busca de algo mais simples e prático de fazer, usando poucos ingredientes, esta receita foi feita para você:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1/2 litro de leite
  • Sal (a gosto)
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • Noz-moscada (a gosto)

Como fazer

  1. Misture as duas colheres de amido de milho no ½ litro de leite. Mexa até dissolver bem;
  2. Adicione o sal e noz-moscada, na quantidade que achar melhor. Misture novamente e leve ao fogo;
  3. Cozinhe o creme em fogo médio, até que engrosse um pouco, assumindo o aspecto do molho branco. Desligue o fogo;
  4. Finalize adicionando a manteiga e mexa novamente, até dissolver completamente;

Como se trata de uma receita mais rápida de ser feita, aproveite para servir com aquela macarronada incrementada do almoço, trazendo uma alternativa ao molho vermelho.

Outras receitas de molho branco

Se você já entendeu como fazer um molho branco simples e quer arriscar outras receitas, pode experimentar algumas variações. Confira:

Molho branco clássico

Nessa receita você utiliza apenas leite, manteiga e farinha. Primeiro derreta a manteiga em uma panela e depois adicione a farinha aos poucos, para evitar que faça bolinhas. Depois é só adicionar o leite e mexer até o molho começar a engrossar. A ideia de cozinhar primeiro a manteiga é evitar o gosto de farinha em seu molho branco.

Molho branco com creme de leite

Para essa sugestão, você adiciona sal e pimenta a gosto – além da própria caixinha de creme de leite, que dá um toque especial para a receita. Primeiro é preciso adicionar margarina ou manteiga em uma panela em fogo baixo. Depois adicione a farinha de trigo e o leite. O creme de leite só deve ser colocado quando o molho estiver começando a engrossar.

Molho branco de micro-ondas

Continua após o anúncio

Prefere a praticidade do micro-ondas? Você também pode fazer seu molho utilizando este eletrodoméstico. A receita leva apenas leite, farinha de trigo, manteiga, sal e pimenta-do-reino. São apenas cinco minutos no micro-ondas e pronto: você concluiu seu molho branco.

Essas receitas parecem deliciosas e com certeza merecem ser colocadas em prática! Agora que você já sabe como fazer molho branco, que tal testar algumas sugestões de molho para nhoque?!

PARA VOCÊ