Como fazer molho holandês para adicionar elegância aos seus pratos

Escrito por    
Em 21.07.20

iStock

O molho holandês é versátil e saboroso. O preparo é feito à base de manteiga, suco de limão, gemas e sal e pode ser utilizado para complementar carnes, peixes e vegetais fritos ou salteados. Veja um passo a passo completo e saiba como fazer um molho holandês incrível:

Como fazer molho holandês

Ingredientes

  • 3 gemas
  • Manteiga clarificada até dar o ponto
  • Sal
  • Suco de 1/2 limão
  • Água para cozinhar

Como fazer

  1. Coloque uma panela com água para ferver;
  2. Leve um bowl em cima da água quente, que deve continuar na fervura;
  3. Disponha as gemas e bata sem parar com um fouet;
  4. As gemas estarão cozidas quando atingirem uma textura cremosa. Esse é o ponto para receber a manteiga;
  5. Adicione a manteiga clarificada em fio e continue batendo até a consistência do molho ficar mais espessa;
  6. Tempere com o sal e o suco de limão;
  7. Sirva e aproveite.

O preparo do molho holandês pode não ser dos mais fáceis, mas o resultado compensa o esforço. Uma dica é, se a textura desandar, adicione um pouco de água gelada ou uma pedra de gelo para a temperatura baixar. Seus pratos ficarão mais saborosos acompanhados por esse molho.

Outras formas de fazer molho holandês

Agora que já sabe como fazer molho holandês do modo clássico francês, você pode se aventurar nas variações do preparo. A acidez da composição pode ser feita com limão-siciliano e vinho branco, por exemplo. É possível ainda acrescentar pimentas e especiarias para agregar mais sabor. Confira:

Continua após o anúncio

Molho holandês com vinagre

Aqui, o toque ácido, crucial para o molho, fica por conta do vinagre. O preparo é realizado em banho-maria e é importante bater bastante para emulsificar sem talhar. Para o tempero, você vai utilizar sal e pimenta-do-reino moída na hora.

Molho holandês com limão-siciliano

O limão-siciliano possui sabor e aroma incríveis e dá um toque especial para essa versão do molho. O caldo utilizado no preparo é feito com cebola, água, vinho branco e vinagre. O resultado é um preparo bem perfumado e saboroso.

Molho holandês com pimenta-branca

A pimenta-branca é um ingrediente que potencializa o sabor de qualquer preparo. Quem gosta de sabores mais picantes também fica agradecido. O preparo leva água morna para dar o ponto e a acidez é adicionada do modo tradicional, com suco de limão.

Continua após o anúncio

Molho holandês no liquidificador

Esta é a opção ideal para quem busca praticidade. As gemas são batidas no liquidificador com água morna e suco de limão. A manteiga derretida é adicionada até dar o ponto. Depois de temperar, você deve deixar o molho em banho-maria se não for servir na hora.

Molho holandês com vinho branco e especiarias

Para ficar bem aromático, o molho desta receita conta com uma redução de vinho branco com especiarias. Os temperos escolhidos são: pimenta, louro e alecrim. O preparo pode ser feito tanto com gemas peneiradas de ovo comum quanto com ovo pasteurizado.

O molho holandês é um acompanhamento tradicional da culinária francesa, que vai te encantar pelo gostinho ácido e amanteigado. Além de harmonizar bem com vários pratos, o preparo pode ganhar adaptações superespeciais. Aproveite e dê uma olhada nas receitas de molho béchamel e ratatouille.