Como fazer óleo de coco: um ingrediente cheio de benefícios

O óleo é um ingrediente muito utilizado no preparo dos mais variados pratos. Seja para não deixar os alimentos grudarem na panela, como para preparar itens fritos. Pensando nisso, é interessante aprender como fazer óleo de coco em casa. Assim, você obtém uma gordura que vem de uma fruta e que ainda é livre de conservantes.

Publicidade

Como fazer óleo de coco caseiro

iStock

Seja para economizar uma graninha ou simplesmente para ter um óleo de coco caseiro, a receita abaixo pode ser útil. Veja todas as dicas de como prepará-la.

Ingredientes

  • 500 g de coco fresco;
  • 800 ml de água filtrada.

Como fazer

  1. Pique o coco fresco em pedaços pequenos;
  2. Então, bata a fruta com água no liquidificador por aproximadamente 5 minutos ou até que ela fique bem triturada;
  3. Na sequência, utilize um pano de prato limpo para coar todo o líquido do coco. Reserve;
  4. Corte uma garrafa pet deixando menor o lado do fundo. Coloque a parte de cima, com a tampa virada para baixo dentro do fundo da garrafa;
  5. Acrescente o leite de coco na garrafa. Cubra-a com plástico-filme e deixe descansar por 48 horas em um local que não bata sol;
  6. Depois desse tempo, leve a garrafa para descansar na geladeira por 2 horas;
  7. Abra a tampa da garrafa para deixar vazar o líquido. A parte sólida que sobrar dentro da garrafa é o óleo de coco extravirgem;
  8. Caso você queria uma duração maior para o seu óleo, leve-o ao fogo, espere começar ferver e deixe mais 5 minutos na panela;
  9. Então, separe o óleo da pasta que sobrou. A validade é de 30 dias.

O óleo de coco pode ser usado de várias maneiras, desde o preparo de alimentos até para hidratar a pele e o cabelo.

Outras receitas óleo de coco caseiro

E se você ainda quer saber outras maneiras de preparar esse óleo em casa antes de correr para a cozinha, confira essas outras quatro opções:

Óleo de coco extravirgem

Publicidade

O óleo de coco extravirgem é o que melhor conserva as propriedades da fruta. Por isso, para quem quer aproveitar ao máximo os benefícios do seu consumo, essa pode ser uma boa pedida. No vídeo, você confere o modo de preparo desde o momento em que o coco é quebrado até a finalização do óleo.

Óleo com coco triturado

Essa é outra receita que ensina como fazer o óleo de coco extravirgem em casa. Sem ir ao fogo, ela mostra como extrair apenas a parte líquida do óleo, deixando a parte sólida de lado. Para isso, é necessário usar um filtro, que pode ser até mesmo o de papel, usado para o café.

Publicidade

Óleo caseiro com coco com casca

Para diminuir o seu trabalho na cozinha, vale a pena usar o coco com a casca. Aqui, a fruta é triturada com água em um liquidificador, coada e, depois, o leite vai ao fogo para que seja possível separar o óleo. O passo a passo é bem detalhado, o que é ideal para quem nunca fez óleo de coco em casa.

Óleo de coco caseiro ao fogo

Essa é outra opção em que o leite de coco vai ao fogo para que o óleo seja removido. Porém, são usados pedaços da fruta fresca limpa, sem nada de casca. O trabalho é um pouquinho maior, mas se você quiser usar o coco ralado sem a casca para outras receitas, vale experimentar.

Viu só, existem diversas formas de fazer óleo de coco. Não é uma tarefa tão difícil e ainda sai muito mais barato do que comprar a versão vendida nos supermercados. Para aproveitar a fruta ao máximo e, assim evitar o desperdício, confira algumas receitas com coco ralado.