Como fazer passata de tomate e aproveitar todo o seu sabor

Escrito por
Em 19.01.21

A passata de tomate é a polpa do fruto cozida e amassada, quase como um molho. A diferença é que não possui conservantes e pode ser feita em casa de forma bastante simples. Além disso, não é uma regra usar o tomate: você também pode aproveitar o molho industrializado. Quer aprender? Então dá uma espiada nas dicas abaixo:

Como fazer passata de tomate

iStock

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1/2 xícara de cebola picada
  • 3 dentes de alho picado
  • 350 ml de molho de tomate
  • 300 ml de água fervente
  • Manjericão
  • Sal

Como fazer

  1. Refogue a cebola e o alho no azeite;
  2. Adicione o molho de tomate e a água;
  3. Mexa até o molho ferver e acrescente o manjericão;
  4. Tempere com sal e estará pronto.

Viu como é simples de fazer? Agora, é só decidir se vai optar pelo molho de tomate caseiro ou industrializado como base da passata. Ambas as opções ficam uma delícia!

Outras formas de fazer passata de tomate

Quer aprender outros jeitinhos de fazer a passata? Então é só você escolher uma das outras sugestões que trouxemos para você:

Continua após o anúncio

Passata de tomate simples

Se você prefere algo mais natural e quer fugir dos molhos prontos, aqui irá aprender a fazer a passata desde a retirada da pele dos tomates até virar um purê. São bastantes etapas até obter o resultado, mas você vai gostar de experimentar!

Passata de tomate com cebola-roxa

Aqui, a passata também é feita a partir dos tomates e não do molho pronto. O vídeo ensina a prepará-la mais rapidamente e inclui um ingrediente que vai agregar sabor, que é a cebola-roxa ralada. Além disso, não precisa picar muito os frutos e nem mexer a panela durante o preparo.

Passata de tomate com sal do Himalaia

Além de trazer um segredo para diminuir a acidez da passata, aqui você não precisa tirar a casca dos tomates. Não é necessário colocar água nem tampar a panela, sem contar que você vai usar o liquidificador para chegar à consistência ideal.

Continua após o anúncio

Fazer a passata de tomate é tão simples que você já deve estar pensando em incluí-la em algumas de suas massas. Já escolheu qual das receitas vai tentar? Depois, não deixe de conferir também estas sugestões de molho de tomate caseiro que serão ótimas aliadas na substituição das versões industrializadas!