Como fazer queijo trufado: receitas incríveis para sair do comum

O queijo trufado nada mais é do que um queijo que ganha um recheio: pode ser salgado, com trufas negras e também doce, com goiabada e doce de leite, por exemplo. Abaixo, você pode conferir diferentes receitas para experimentar e se deliciar com a combinação de sabores!

Índice do conteúdo:

Como fazer queijo trufado

Ingredientes

  • 2 litros de leite
  • 8 colheres de sopa de vinagre de álcool
  • 1 colher de chá de sal
  • Goiabada

Como fazer

  1. Leve o leite ao fogo em uma panela para ferver;
  2. Desligue o fogo e incorpore o vinagre;
  3. Acrescente o sal e misture bem. Deixe descansar por 10 minutos;
  4. Coe o queijo com o auxílio de um pano de prato;
  5. Coloque metade do queijo em um recipiente, acrescente a goiabada e cubra com o restante do queijo;
  6. Leve o queijo para a geladeira entre 4 a 5 horas;
  7. Desenforme o queijo.

Viu só como não é complicado fazer esse queijo trufado em casa? Isso sem contar que o sabor Romeu e Julieta, que leva queijo e goiabada, conquista vários paladares.

Outras formas de fazer queijo trufado

Gostou da receita acima, mas quer conhecer ainda outros sabores para experimentar? Então, dá só uma olhadinha nas receitas deliciosas a seguir:

Queijo trufado com doce de leite

Publicidade

A combinação de queijo com doce de leite é mineirice pura e vai ser um grande sucesso na sua mesa. Afinal, além do sabor incrível, o resultado é muito cremoso. Para melhorar ainda mais, o trabalho na cozinha é bem curto. Vale a pena experimentar!

Queijo trufado com damasco

Essa é uma boa alternativa para quem quer sair do comum. Aqui, o damasco é usado para formar uma pasta que é usada como recheio para o queijo. Além da fruta, sementes de abóbora ainda entram em cena para dar um toque crocante ao preparo.

Queijo frescal com trufas negras

Com uma proposta sofisticada, essa receita conta com um toque delicado de trufas, mas que faz toda a diferença no sabor final. Para testar essa opção, você vai precisar de leite, sal, coalho, cloreto de cálcio e azeite trufado.

Publicidade

4. Queijo trufado com Nutella

Para encerrar a lista, uma receita que leva um ingrediente queridinho no preparo de sobremesas: a Nutella. Aqui, ela combina muito bem com o salgado do queijo. Se você gosta de um sabor agridoce, veja todas as dicas de preparo no vídeo.

Seja para inovar na hora do petisco ou da sobremesa, essas receitas de queijo trufado são pura gostosura! Para aproveitar o embalo, que tal aprender como fazer ricota? Essa é uma opção leve, mas que não deixa o sabor de lado.

Publicidade