Como fazer refrigerante de limão: dicas certeiras para preparar em casa

Difícil encontrar quem não goste de refrigerante. A bebida amada e popular, porém, não é a melhor opção quando se trata da nossa saúde. Com muitos açúcares e conservantes, ela deve ser evitada por quem quer ter uma vida mais leve e saudável. Para isso, a dica é preparar a sua própria bebida gaseificada. Confira como fazer refrigerante de limão e aproveite!

Índice do conteúdo:

Como fazer refrigerante de limão

iStock

Ingredientes

  • 250 ml de suco de limão-cravo
  • 3,6 l de água mineral
  • 1 kg de açúcar cristal
  • Cascas de limão

Como fazer

  1. Lave bem os limões, esprema até obter a quantidade exata de suco, coe e reserve;
  2. Em uma panela, coloque a água e o açúcar e deixe ferver por três minutos;
  3. Assim que estiver totalmente frio, transfira para um balde especial para fermentação de bebidas, esterilizado com tampa e airlock;
  4. Adicione o suco de limão e reserve por doze horas;
  5. Junte as cascas do limão e deixe descansar por mais doze horas;
  6. Engarrafe a bebida e deixe parada por uma semana, em local escuro, para que a fermentação natural se complete.

Apesar de ser um processo um pouco trabalhoso, o refrigerante de limão caseiro é perfeito para quem quer saborear a bebida e ainda manter a saúde em dia. Lembre-se: você vai precisar de utensílios específicos e de um pouco de paciência. Mas cada passo vale a pena, pois o resultado é simplesmente incrível!

Outras formas de fazer refrigerante de limão

Que tal aprender outras receitas de refrigerante de limão, para obter preparos e sabores diferenciados? Confira as sugestões:

Refrigerante de limão com mel

Publicidade

Uma combinação deliciosa, o limão com mel encanta os mais variados paladares. Aqui, a dupla entra em cena e ajuda a compor um delicioso refrigerante caseiro megassaudável e sem açúcar. Você só vai precisa misturar a água com gás, o suco de limão e adoçar com a quantidade de mel que preferir!

Refrigerante de limão com gengibre

Um ótimo aliado na perda de peso, o gengibre é termogênico, tem ação bactericida, é desintoxicante e também melhora o desempenho dos sistemas digestivo, respiratório e circulatório. Se você gosta dessa raiz cheia de benefícios, então invista no preparo desse delicioso refrigerante de limão!

Refrigerante de limão sem açúcar

Quem não pode consumir açúcar ou está tentando diminuir a quantidade de consumo, vai amar essa receita de refrigerante de limão sem açúcar! Muito fácil de ser preparado, ele fica pronto em questão de minutos e pode ser consumido a qualquer hora do dia. Confira e teste aí na sua casa!

Publicidade

Refrigerante de limão com ácido cítrico

O segredo para um refrigerante de limão caseiro com o sabor igualzinho ao das versões industriais está em um único ingrediente: o ácido cítrico. Um pouco mais elaborada, essa versão é feita em várias etapas. Então siga o passo a passo certinho e aproveite cada gole dessa delícia!

Agora que você já sabe preparar todas essas versões caseiras de refrigerante de limão, pode dar adeus às marcas industrializadas. Aproveite o embalo e aprenda a fazer a sua própria cerveja artesanal!

Publicidade