Como fazer ricota: aprenda a preparar versões leves, saudáveis e deliciosas

Escrito por                          

Aprender como fazer ricota em casa pode ser muito simples e te ajudar a economizar tempo e dinheiro. Esse derivado do queijo é saudável, leve, delicioso, além de possuir baixo teor de gordura. Com uma textura cremosa, é perfeito para incrementar todos os tipos de receitas ou comer no café junto com torradas, veja:

Ricota tradicional

iStock

Com poucas calorias mas com muito sabor, a ricota é um ótimo ingrediente para fazer parte do seu dia a dia e leva apenas dois ingredientes em seu preparo, confira como ter essa delícia na sua geladeira em poucos minutos.

Ingredientes

  • 2 litros de leite integral
  • Vinagre branco ou vermelho

Como fazer

  1. Em uma panela, despeje dois litros de leite e desligue assim que começar a aparecer bolhinhas, antes de levantar fervura;
  2. Acrescente colheres de vinagre aos poucos, até que o leite comece a talhar, em geral, a quantidade varia entre 3 a 10 colheres, o importante é ir acrescentando aos poucos até que o líquido deixe de ser branco e atinja uma coloração amarela e transparente;
  3. Deixe a mistura descansar por 20 minutos para que o vinagre continue agindo e separe o líquido da massa criada;
  4. Em uma tigela com um pano fino ou coador, coe a mistura para separar o queijo do líquido e deixe o soro escorrer bem;
  5. Coloque em um pote para moldar e seu queijo está pronto. Ele deve ser conservado na geladeira e dura até 5 dias.

Se você está buscando uma alimentação saudável a ricota é perfeita para incrementar saladas, ser utilizada com torradinhas ou marcar presenças em pratos saborosos como tortas salgadas, recheios de massas ou utilizada em risotos.

Outras formas de fazer ricota

Apesar da ricota tradicional ser superfácil, ainda é possível otimizar essa delícia com outros ingredientes e processos. Confira as opções e encontre a que vai fazer sucesso na sua cozinha!

Ricota Cremosa

Aposto que você não imagina que é tão fácil fazer esse laticínio supercremoso! Feito apenas com leite integral, creme de leite, vinagre de álcool e sal, essa receita de ricota vai te fazer amar ainda mais os queijos. O segredo para deixar a ricota mais cremosa é coá-la por cerca de apenas 10 minutos para que não fique seca.

Ricota caseira temperada

O que já era bom pode ficar ainda melhor com temperos que com certeza você já tem em casa. Aprenda como temperar a ricota com pasta de alho, sal e ervas secas como manjericão ou orégano. Essa mistura vai agregar muito mais sabor para seu preparo!

Ricota vegana de castanha

Para os veganos, não se preocupe que a ricota também pode fazer parte da suas refeições! Ideal para ser consumida no café da manhã, essa receita é feita a base do resíduo do leite de castanha. Com ótimos benefícios nutritivos, essa versão é preparada na frigideira com cebola, alho, azeite, sal e ervas. Ela fica bem temperada e com um sabor extraordinário. Coloque em prática já!

Ricota vegana de amêndoas

Se você utiliza leite vegetal no dia a dia, saiba que seus resíduos podem resultar em uma saborosa ricota. O leite utilizado é o de amêndoas, que pode ser substituído por qualquer leite de castanhas. Nessa receita o limão traz um toque especial e o sal, pimenta e salsinha fazem toda a diferença para um tempero delicioso. Seu modo de preparo é apenas unir os ingredientes em um recipiente e misturar bem nas proporções corretas.

E se você é fã de queijos e quer explorar todas as suas opções, que tal conferir receitas de queijo de kefir e também receitas de queijo meia cura.

PARA VOCÊ