Como fazer tofu defumado: descubra os segredos desse preparo

Por                                
Em 08.03.21

Seja você vegano ou intolerante a lactose, encontrar substitutos para os alimentos do dia a dia pode ser um desafio, certo? Mas para te ajudar a seguir a sua dieta de um jeito delicioso e nutritivo, veja a seguir como fazer tofu defumado para aproveitar todos os benefícios desse ingrediente.

Índice do conteúdo:

Como fazer tofu defumado

iStock

Ingredientes

  • 2 folhas de louro
  • 1 colher de chá de sálvia
  • 1 colher de chá de orégano
  • 1 colher de chá de tomilho
  • 1 colher de chá de alecrim
  • 1 colher de chá de manjerona
  • 1 colher de chá de manjericão
  • 300 g de tofu firme
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite a gosto
  • 80 g de arroz

Como fazer

  1. Em uma vasilha, misture as folhas de louro com a sálvia, o orégano, o tomilho, o alecrim, a manjerona e o manjericão;
  2. Corte o tofu em fatias e disponha elas em uma assadeira. Tempere com sal, pimenta e azeite, usando um pincel para espalhar bem os temperos. Vire as fatias de tofu e repita esse processo;
  3. Em uma panela, forre o fundo com papel-alumínio, depois coloque o arroz e a misturada de ervas. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio até começar a soltar o aroma das ervas;
  4. Coloque fatias de tofu em uma grelha com suporte e acomode grelha na panela, por cima das ervas com arroz. Tampe novamente e deixe cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos ou até o tofu dourar;
  5. Se quiser, vire as fatias para dourar do outro lado ou sirva, assim mesmo, com os acompanhamentos de sua escolha.

Cozinhar alimentos no vapor é um jeito incrível de agregar sabor ao prato. E sabe o que é melhor? Você pode escolher as suas ervas preferidas para fazer esse preparo.

Publicidade

Receitas com tofu defumado

Agora que você já sabe como fazer tofu defumando de um jeito simples, que tal aprender receitas que usam esse ingrediente? Veja opções super saborosas a seguir:

Arroz com cogumelos e tofu defumado

Comer um arroz bem temperado e saboroso faz parte do dia a dia do brasileiro, não é mesmo? Aqui, esse vídeo te ensina a fazer um prato completo de arroz com cogumelos, tomate e tofu defumado que vai te deixar com água na boca.

Lentilha com tofu defumado

De um jeito bem prático e rápido, usando a panela de pressão, esse passo a passo te ensina a fazer um prato delicioso de lentilha com tofu defumado. Para isso, você vai precisar de azeite, cebola, alho, tofu defumado, lentilha, folhas de louro, alecrim, sal, pimenta e água. Bem simples e muito nutritivo!

Salsicha vegana

Publicidade

Já imaginou fazer uma salsicha sem nenhum ingrediente de origem animal? Usando apenas pimentão, tofu defumado, cebola desidratada, páprica, fumaça em pó, caldo de legumes, farinha, alecrim e sal, você prepara uma salsinha vegana para usar em diversos outros preparos.

Feijoada vegana com tofu defumado

Outro prato que não pode faltar no cardápio do brasileiro é uma feijoada bem gostosa, certo? E para preparar uma versão vegana muito nutritiva, é só seguir o passo a passo desse vídeo. O resultado tem tudo para te conquistar!

Tender de tofu

Se você está seguindo uma dieta mais restritiva, aqui você aprende como substituir o tender por tofu de um jeito incrível para as comemorações. Utilizando temperos saborosos e um molho simples, esse prato fará sucesso na hora de servir.

O que não falta são ideias para manter uma dieta vegana cheia de sabor e nutritiva, né? Pensando nisso, veja outras receitas com tofu para aprender a cozinhar desde entradas até pratos principais com esse ingrediente.