Como montar tábua de queijos para os momentos de descontração

Escrito por    
Em 22.06.20

Já se pegou pensando em como montar uma boa tábua de queijos? Não há nada melhor do que uma combinação de queijos variados para celebrar momentos especiais. Harmonizar com vinho e adicionar outros ingredientes também são ótimas pedidas.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como montar tábua de queijos

iStock

Ingredientes

  • 150 g de queijo gouda por pessoa
  • 150 g de queijo gorgonzola por pessoa
  • 150 g de queijo emmental por pessoa
  • Outros queijos a gosto
  • Pães inteiros a gosto para acompanhar
  • Frios a gosto para acompanhar
  • Embutidos a gosto para acompanhar
  • Frutas frescas a gosto para decorar

Como fazer

  1. Retire os queijos da geladeira uma hora antes de servir para retornarem à temperatura ambiente;
  2. Corte mais ou menos metade dos queijos em cubinhos e coloque o pedaço restantes com uma faca na tábua;
  3. Disponha os pães inteiros para que os convidados possam cortar como quiserem;
  4. Acrescente os frios e os embutidos a gosto;
  5. Finalize decorando com as frutas.

Viu como montar uma tábua de queijos pode ser mais fácil que você imagina? Este é um preparo que, com certeza, vai te render momentos especiais e fazer sucesso com quem você estiver compartilhando.

Outras formas de montar tábua de queijos

A tábua de queijos pode ser acompanhada por uma infinidade de ingredientes. Frutas, castanhas e pães são elementos que podem ser explorados, pois garantem composições interessantes. Outra boa opção é adicionar embutidos e frios. Veja mais modos de montar:

Tábua de queijos com torradas

As torradas caseiras são o ponto alto desta tábua. O preparo é feito com dois tipos de pães que são levados ao forno com uma pasta de alho cheia de especiarias. Os queijos utilizados são a mussarela de búfala, provolone, camembert e parmesão.

Tábua de queijos com frios simples

Esta é uma versão de tábua com dois queijos, o gorgonzola e o parmesão. O preparo também leva salame, presunto parma, uvas passas, azeitonas e um mix de castanhas. A geleia de pimenta é um destaque da montagem e o resultado tem um aspecto visual bem interessante.

Tábua de queijos e frios com antepastos

Continua após o anúncio

A tábua desta receita é supercompleta e pode servir até 6 pessoas. Os antepastos utilizados são o de berinjela e o de abobrinha. O pão rústico é uma opção de acompanhamento e, além dos queijos, o preparo leva frios, patês e várias frutas.

Tábua de queijos com frutas frescas e secas

Esta receita mostra como deve ser o cálculo de quantidades para montar tábuas. A dica é combinar variedades de queijo diversas para agradar todos os paladares. Uva e ameixa são exemplos de frutas frescas utilizadas para harmonizar. Já o damasco é uma opção de fruta seca.

Tábua de queijos com nozes e frutas secas

Aqui, a tábua conta com contrastes de texturas e sabores. Os queijos utilizados para compor o prato são o brie, o de cabra, o grana padano e o primadonna. As nozes e as amêndoas são o toque crocante do preparo que também apresenta geleia, frutas e torradas.

Tábua de queijos vegana

Esta tábua de queijos é ideal para quem não consome lactose ou alimentos de origem animal. Na receita, você vai aprender a fazer dois queijos deliciosos, um amarelo de tremoço e um cremoso de tofu. Além disso, há o passo a passo de um “salmão” defumado vegano e de tomate seco.

A tábua de queijos pode ser servida como entrada ou refeição completa. Os sabores marcantes dos queijos ficam ainda melhores nas composições variadas. É um preparo que vai complementar seus momentos de descontração. Veja também receitas de tábua de frios e de molho de queijo!

Continua após o anúncio

PARA VOCÊ