21 receitas de fondue de carne e molhos para esquentar os dias frios

Escrito por                          

O fondue é um prato de origem francesa que pode ser feito com carne vermelha, queijos e até mesmo com chocolate. Porém, cada um ganha um acompanhamento diferente. Independente da opção escolhida, você vai precisar de uma panela especial, o rechaud, que conta com acendedor separado. Assim, é possível manter a comida quente enquanto todos saboreiam a refeição.

Continua após o anúncio

Para o preparo, a carne pode ser apenas frita no óleo, pode ser cozida em um caldo do sabor de sua preferência e até ganhar um toque de vinho. Já para servir de acompanhamento, você pode escolher entre uma boa variedade de molhos, pães e até mesmo legumes.

Se você quer conhecer algumas opções de combinações para preparar um delicioso fondue caseiro, basta conferir a lista abaixo e se deliciar com esse prato que combina muito bem com os dias de temperaturas mais amenas.

Como preparar fondue de carne

Foto: iStock

1. Fondue de carne: a dica dessa receita é cortar uma peça de filé mignon em cubos e temperar apenas com sal. Depois disso, basta colocar óleo na panela de fondue, esperar esquentar e grelhar seus pedaços de carne.

2. Fondue de carne ao vinho: já para essa receita, o preparo é um pouco diferente. Aqui, você deve colocar em uma panela que vai ao fogo cebola, vinho tinto, alho e caldo knorr. Depois que o molho estiver quente, transfira para o rechaud e esquente sua carne.

3. Fondue de carne sem óleo: a sugestão dessa receita de preparar o fondue sem óleo não é apenas por ser uma opção mais saudável, mas também para evitar que sua casa fique com cheiro de fritura. Por isso, você vai precisar preparar um caldo maravilhoso para a sua carne, que é feito com água, caldo knorr, vinho tinto, cenoura, cebola, salsão, cravo, canela e gengibre. O resultado fica bem saboroso, pode apostar, viu?

4. Fondue de carne fácil: essa é uma receita que também conta com um caldo caseiro, mas a carne é cozida junto com esse líquido em uma panela no fogão. Só depois disso que ela vai para o rechaud e pode ser incrementada com seus molhos favoritos.

Molho básico para fondue de carne

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

5. Molho pesto: o molho pesto é super clássico e muito versátil, já que pode ser combinado com massas, saladas e, é claro, com carnes também. O gostinho de manjericão pode deixar seu fondue muito mais gostoso. Além disso, o trabalho não é muito grande, por isso, vale muito a pena acrescentar à sua mesa.

6. Maionese verde: a maionese verde também é um molho que é bem tradicional, e do mesmo jeito que é muito comum em churrascos, também pode ser servida tranquilamente para a carne do seu fondue. Nessa opção, ela é feita com várias ervas, o que faz com que o gostinho fique bem especial.

Continua após o anúncio

7. Molho rosê: essa é um molho pra lá de simples, já que é feito combinando ketchup, mostarda, creme de leite, páprica doce e uma pitada de sal. Mesmo com ingredientes tão básicos você consegue fazer um acompanhamento bem gostosinho para sua carne.

8. Molho barbecue: quando falamos de carne combinada com o molho, muita gente já pensa no barbecue para ser servido como acompanhamento. Por isso, se você quer agradar uma grande variedade de pessoas, pode apostar nessa opção que o sucesso é certo.

9. Creme azedo: essa é uma receita que é feita com creme de leite fresco, iogurte natural, limão e sal. O preparo é super simples, já que só é preciso misturar todos os ingredientes. O toque azedinho fica por conta da fruta, que faz toda a diferença no sabor do molho.

Molho com sabor marcante para fondue de carne

Foto: Reprodução / Mel e pimenta

10. Molho de pimenta: essa é uma receita de molho que leva uma quantidade de itens maior do que as opções anteriores. Porém, se você quer uma combinação para a sua carne que tenha um sabor inesquecível, pode apostar nessa opção.

11. Molho de gorgonzola: o gorgonzola é um queijo que é amado por algumas pessoas e odiado por outras. Então, se você faz parte do primeiro grupo, não deixe de experimentar esse molho que é feito em apenas alguns minutos, mas que tem um sabor irresistível e que super vai combinar com seu fondue de carne.

12. Molho de cebola: já essa receita combina creme de cebola, creme de leite, cream cheese, azeite e salsinha. O sabor é tão gostoso que você vai querer usar esse molho não só para o seu fondue, mas também para outros pratos.

13. Molho de alho: essa é outra opção que faz sucesso entre os mais variados paladares e que vai deixar sua carne com um gostinho sensacional. Além disso, o alho é um ótimo alimento para ser acrescentado ao prato, sabia? Então, se você gosta do sabor desse ingrediente, não deixe de testar essa receita em casa para combinar com o seu fondue.

14. Molho de mostarda com alcaparras: o molho de alcaparras leva pouquíssimos ingredientes, mas vai combinar perfeitamente com seus cubinhos de carne. O sabor dessa semente é marcante, por isso, é bom se certificar que se agradará quem for comer.

15. Pesto de azeitona: e que tal preparar um molho pesto que tem a azeitona preta como ingrediente principal? Mas não pense que o manjericão é deixado de lado, pois ele pode ser usado à vontade, viu? O passo a passo é bem simples, já que só é preciso misturar todos os ingredientes no liquidificador.

Continua após o anúncio

16. Molho curry: o curry é super usado na culinária indiana, mas também pode fazer muito sucesso na sua mesa. Aqui, o tempero é combinado com vinagre de maçã, azeite e água. Com apenas esses ingredientes, você consegue um molho para lá de saboroso.

Molho agridoce para fondue de carne

Foto: Reprodução / Aqui na cozinha

17. Molho de abacaxi com gengibre: já essa é uma receita que combina abacaxi, gengibre, açúcar mascavo, shoyu, vinagre, ketchup, maisena e água. Essa mistura resulta um sabor surpreendente. Então, se você gosta de um molho agridoce, não deixe de provar.

18. Molho de mostarda e mel: o molho de mostarda e mel é super versátil, pois combina com os mais variados pratos, o que não é diferente com o fondue de carne. Se você busca praticidade, essa pode ser a receita ideal para testar em casa.

19. Molho agridoce picante: e que tal provar um molho que combina pimenta, cebola, açúcar de coco, água e suco de limão? Você pode surpreender as pessoas que forem saborear o fondue junto com você. Além disso, o preparo é muito prático.

20. Molho agridoce caseiro: vinagre, ketchup, açúcar e água são os únicos ingredientes que você vai precisar para preparar esse molho em casa. Ele fica com uma textura bem ralinha, mas o sabor pode ser apreciado por muita gente.

21. Molho agridoce básico: essa é outra opção de molho agridoce que é feito usando o abacaxi como ingrediente principal, porém, essa opção conta com uma lista de itens menor do que a primeira opção desse tópico.

O fondue de carne é uma ótima opção de refeição para ser saboreada nos dias frios e na companhia das pessoas que gostamos, não é mesmo? Para completar sua noite, você ainda pode preparar um delicioso mousse de chocolate para servir de sobremesa. Mas se você quer mais ideias de pratos para servir em dias frios, pode conferir essa lista que conta com uma grande quantidade de sopas de legumes.

PARA VOCÊ