12 receitas de patê de berinjela para um lanche saudável e saboroso

Escrito por                          

O patê de berinjela é um acompanhamento coringa e que combina perfeitamente com pães, torradinhas e saladas. O seu sabor marcante também pode incrementar os seus pratos e até mesmo compor um sanduíche especial para o lanche da tarde. As possibilidades são infinitas!

Além de ter um sabor incrível, o patê de berinjela tem propriedades bastante benéficas e nutritivas. Combinando saúde, praticidade e sabor, essa receita não pode ficar de fora do seu cardápio! Confira a seleção abaixo e aprenda a fazer um patê de berinjela com perfeição.

1. Patê de berinjela com maionese

O preparo dessa receita leva apenas vinte minutinhos e serve uma média de seis pessoas. Os ingredientes necessários para experimentar essa delícia na sua casa são a berinjela, a maionese, o alho, a castanha-de-caju, a salsinha, o limão, o azeite, o sal e a pimenta-do-reino.

2. Patê de berinjela com cream cheese

Foto: Reprodução / Pimenta no reino

O cream cheese entrega um resultado de patê ainda mais cremoso e saboroso. Para fazer essa opção, o primeiro passo é assar as berinjelas. Em seguida, retire a polpa e coloque em um recipiente de sua preferência. Adicione cream cheese, azeite, pimenta e hortelã e mexa bem.

3. Pate de berinjela com ricota

Foto: Reprodução / Caramelo e sal

De textura leve e sabor incrivelmente gostoso, essa opção de patê vai te conquistar pelo estômago. Para prepará-la, você vai precisar de berinjela, queijo parmesão, leite, ricota, alho e óleo vegetal. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e sirva com algumas torradinhas.

4. Patê de berinjela com azeitona

A combinação de berinjela e azeitona resulta em uma explosão de sabores que merece a sua atenção. Prepare essa receita em casa e tenha uma opção deliciosa de acompanhamento para as suas refeições! Você só vai precisar de berinjela, cebola, azeite, azeitona e maionese.

5. Patê de berinjela com salsinha

Foto: Reprodução / Cozinha da matilde

Essa opção leva berinjela, alho brunoise, raspas de limão, azeite de oliva, salsinha e pimenta-do-reino em seu preparo. A sugestão, aqui, é passar o patê em um pão integral ou servir acompanhado de uma saladinha, mas você pode escolher o complemento que mais gostar.

6. Patê de berinjela com tahine

Foto: iStock

Se você gosta de receitas práticas e rápidas, essa versão tem tudo para te conquistar. O passo a passo é muito simples: você só precisa cortar a berinjela, levá-la para assar e misturar sua polpa com os demais ingredientes. Uma opção fácil e deliciosa para fazer parte do seu menu!

7. Patê de berinjela defumada

Foto: Reprodução / Cozinha vibrante

Além de te mostrar como preparar um patê maravilhoso, essa receita também te ensina a fazer uma maçã caramelizada para acompanhar. Separe berinjela, alho, azeite de oliva, limão, sal, maçã fuji, manteiga e açúcar e experimente o sabor dessa pastinha incrível hoje mesmo.

8. Patê árabe de berinjela

Foto: Reprodução / Blog da mimis

Perfeita para comemorar os momentos especiais ao lado de quem você quer bem, essa opção fica pronta em menos de meia hora. Comece assando a berinjela e retirando o cabinho. Assim que esfriar, retire a polpa e misture com os demais ingrediente, temperando como preferir.

9. Patê de berinjela incrementado

Foto: Reprodução / Andrea quitutes

Aqui, a lista de ingredientes é um pouco mais extensa, mas o sabor final compensa muito. Tenha em mãos berinjela, tomate, pimentão amarelo, pimentão vermelho, cebola, alho, azeitona verde, azeitona preta, uva passa, vinagre de vinho tinto, azeite e orégano.

10. Patê funcional de berinjela

Foto: Reprodução / Aromas e sabores

Berinjela, manteiga de girassol, suco de limão, azeite, alho e limão são os ingredientes que você vai precisar para fazer essa versão de patê. O tempero fica por conta da salsinha, do sal, da pimenta-do-reino e do curry em pó. Além de deliciosa, essa receita é superleve e saudável.

11. Patê light de berinjela

Se você está em busca de uma alimentação mais equilibrada, aqui está uma receita que merece fazer parte do seu menu. O passo a passo te ensina a fazer um patê muito simples e que fica bem com os mais variados pratos, provando que saúde e sabor podem caminhar juntos, sim.

12. Patê de berinjela vegano

Para fazer essa opção deliciosa – e que ainda é vegana! – na sua casa, você vai precisar de berinjela, pimentão, cebola, alho, azeite de oliva, sal, pimenta calabresa e orégano. Depois de pronta, a pastinha deve ser conservada na geladeira e pode ser consumida em até quatro dias.

Outras opções igualmente deliciosas de patê são as versões com sardinha e alho. Aprenda a prepará-las também e tenha um cardápio muito mais completo e especial!

PARA VOCÊ