A gente gosta de receitas acessíveis, que todo mundo pode sentar junto e compartilhar, sem se preocupar com o glúten e a lactose. Esse pão é feito com um mix de farinhas que traz leveza para a massa, evitando que ela fique pesada. Ganhou nosso coração.
ingredientes
Publicidade
receita em vídeo
Modo de preparo
-
O leite de coco culinário possui alto teor de gordura, que garante cremosidade às receitas, por isso, nessa receita, precisa ser complementado com água. Se preferir, utilize 1 e 1/2 xícara de leite de coco caseiro;
-
Em um recipiente, misture o leite de coco na água para incorporar. No liquidificador, junte todos os ingredientes, exceto o fermento. Bata por 2 minutos até virar um creme homogêneo;
-
A consistência da massa é molinha e cremosa. Não adicione mais farinha, pois o pão ficará muito duro. Com o liquidificador desligado, acrescente o fermento. Mexa com uma colher ou espátula;
-
Unte e enfarinhe, com azeite e farinha de arroz, uma forma de bolo inglês (22 cm X 10 cm). Despeje a massa e, com as mãos, bata nas laterais da forma para tirar o ar. Faltando 15 minutos para assar, preaqueça o forno a 180 ºC;
-
Reserve o pão e deixe crescer em local abafado, até dobrar de tamanho. Quando a massa estiver bem aerada, coloque para assar em forno médio, preaquecido a 180 ºC, por cerca de 30 minutos ou até que o pão esteja totalmente assado;
-
Espete um palitinho de dente no pão, se ele sair limpo assou. Espere amornar naturalmente, dentro do forno desligado, para desenformar.
Publicidade
anote aí...
Essa receita fez muito sucesso por aqui! Sempre temos um pão quentinho para o café da tarde. O melhor de tudo é que todo mundo come, incluindo pessoas celíacas e intolerantes a lactose. Depois de assado, o pão fica fofinho e macio por dentro. Antes de levar ao forno, salpique sementes de girassol, abóbora, gergelim ou outro mix de sua preferência – dá um charme saudável.
Preferencialmente, use uma forma antiaderente. Assim, será mais fácil desenformar o pão. Se tiver, use um spray desmoldante ou forre a forma com papel manteiga antes de colocar a massa. Apenas untamos e enfarinhamos a forma, com azeite e farinha de arroz, e foi superfácil desenformar – o segredo está em não deixar excesso de farinha e óleo, a camada precisa ficar bem fininha.
Você pode servir com uma margarina vegetal, cremes à base de castanha ou geleias de frutas. O pão também é uma ótima base para sanduíches e torradas.
Os ovos são muito importantes, pois ajudam na estruturação da massa (precisaria de muitas modificações para substituí-los, ou seja, outra receita). Entretanto, também experimentamos o pão vegano sem glúten, que está aprovadíssimo.
Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagramPublicidade
Posso substituir a farinha de arroz?
Mara em 25/07/2024
É importante usar um mix de farinha para a massa ganhar consistência e textura, uma vez que não possui glúten. Gostamos da textura da farinha de arroz, mas você pode substituir por farinha de amêndoas ou aveia (use a mesma quantidade).
Rodrigo Vilasbôas em 06/08/2024
Achei útil (1)O meu pão ficou bem branco, é assim mesmo?
Ana Paula Ferreira em 06/08/2024
Olá, Ana! Ele pode ficar mais branco. Caso queira, pincele um pouco de ovo e deixe dar uma dourada no forno.
Pedro Dantas em 06/08/2024
Achei útilPosso substituir o azeite?
Fátima em 31/07/2024
Sim, use o óleo vegetal de sua preferência, como de soja, milho ou canola. Evite o óleo de coco, pois ele pode deixar a massa muito densa. Se preferir, use uma margarina vegetal, porém você precisará ajustar a quantidade para 4 colheres de sopa.
Rodrigo Vilasbôas em 06/08/2024
Achei útilPosso substituir o leite de coco?
Lúcia em 25/07/2024
É possível substituir o leite de coco por outro leite vegetal, como de amêndoa, caju, soja, aveia, arroz, entre outros. Evite leites adoçados ou com acréscimo de sabores (baunilha, chocolate, morango etc). Você pode substituir a água por leite vegetal.
Rodrigo Vilasbôas em 06/08/2024
Achei útil