25 receitas à carbonara para sentir o sabor da Itália

Escrito por Bruna Pacheco

Ovos, toucinho, pimenta-do-reino, queijo parmesão e sal. Carbonara pode parecer uma receita simples, mas é aberta a inúmeras variações. Com uma origem incerta, já que a sua criação é reivindicada por muitas regiões da Itália, a mistura desses ingredientes deixa um sabor característico e inesquecível.

Para ajudar você a escolher a melhor receita, selecionamos 25 receitas, das mais tradicionais até as mais diferentes para você se deliciar. Confira:

Receitas à carbonara simples

1. Espaguete à carbonara clássico: em trinta minutos, você pode fazer um espaguete à carbonara clássico e muito saboroso. Nesta receita, você pode optar por guanciole, panceta ou bacon. Use também o queijo pecorino, que dá um sabor que te leva diretamente à Itália. Para completar esta receita, use 4 ovos inteiros, 5 gemas, espaguete, sal e pimenta-do-reino.

2. Fusilli à carbonara rápido e fácil: fusilli à carbonara é uma daquelas receitas para quem gosta de praticidade na cozinha. Esta receita leva poucos ingredientes, que facilmente são encontrados em casa. A dica especial é colocar os ovos e mexer sempre para não virar omelete. Simples, rápido e supergostoso!

3. Espaguete à carbonara perfeito: ovo, creme de leite, queijo ralado, macarrão, linguiça, bacon e só. Para fazer este espaguete à carbonara perfeito, você precisa de poucos ingredientes e pode adaptar com o que tem em casa. A grande diferença desta receita é a linguiça. É uma delícia!

4. Pappardelle à carbonara: pappardelle é aquela massa mais larga, uma ótima opção para a carbonara. Para fazer esta receita, frite o bacon até deixá-lo bem crocante, enquanto, em outra panela, cozinhe o parpadelle. Refogue cebola e alho em uma panela com manteiga, desligue o fogo e junte o bacon. Bata as gemas com um pouco de sal e pimenta. Coloque os ovos no refogado e junte o macarrão escorrido. Mexa e pronto!

5. Espaguete à carbonara com alho: esta receita leva parmesão, bacon, gemas e um ingrediente que dá ainda mais sabor à receita: um dente de alho inteiro. As gemas entram na receita com o fogo desligado, mas o calor do preparo irá cozinhá-las. Pode comer sem medo de que elas estejam cruas!

6. Espaguete à carbonara com creme de leite: o creme de leite vai dar uma cremosidade extra à sua receita. Coloque o macarrão para cozinhar, enquanto isso, bata os ovos como se fosse fazer omelete, junte o creme de leite, misture bem e reserve. Frite o bacon com uma colher de azeite, adicione alho e frite mais um pouco. Retire o espaguete do cozimento, coloque na mesma panela do bacon, junte a mistura de ovos com creme de leite e mexa bem. Junte o parmesão ralado e acerte o sal.

7. Fetuccine à carbonara sem creme de leite: simples e menos gordurosa, esta receita não leva creme de leite, mas leva cebola, que dá um toque especial à carbonara. Frite o bacon em pedaços e não economize, utilize bastante em sua receita! Aproveite a gordura do bacon e refogue a cebola cortada em pedacinhos pequenos. Em uma tigela separada, misture os ovos com o queijo ralado e tempere com sal e pimenta. Escorra o macarrão, coloque na frigideira onde estão as cebolas. Ligue o fogo bem baixinho, acrescente o bacon, a mistura de ovos e mexa bem. Não pare de mexer até que o molho encorpe.

8. Espaguete à carbonara com 4 ingredientes: para fazer esta receita, você precisa apenas de quatro ingredientes. Espaguete, ovos, panceta e queijo parmegiano fazem um prato delicioso. Coloque a massa para cozinhar até ela ficar al dente. Confira o restante dessa receita que promete ter um sabor intenso por conta da panceta do queijo parmegiano.

9. Espaguete à carbonara com ovo caipira: carbonara bem amarelinha? Temos! Com poucos passos, você tem um espaguete delicioso e supercolorido. Corte em pedaços o toucinho e leve para fritar em uma frigideira. Cozinhe a massa, escorra e coloque na frigideira do bacon, misturando e salteando a massa. Coloque uma concha de água do cozimento da massa e misture mais um pouco. Coloque o macarrão todo na tigela com os ovos e misture bem e rapidamente, para que o ovo cozinhe com o calor da massa.

10. Espaguete à carbonara com toque de limão: esta receita tem um toque muito especial: suco de um limão siciliano. Ele acentua o sabor dos outros ingredientes e deixa tudo ainda mais especial. Outro diferencial dessa receita em relação às outras é que ela não leva ovo. Que tal experimentar?

Receitas à carbonara incrementadas

11. Fusili à carbonara com frango: esta receita é ótima para usar aquele frango assado que sobra na geladeira. Cozinhe a massa, enquanto isso, desmanche as gemas no creme de leite e acrescente o parmesão ralado. Em uma panela em fogo alto, coloque um pouco de manteiga, os cubinhos de bacon e a cebola, até que fiquem bem dourados. Coloque a mistura de creme de leite e gema sobre o bacon com frango e mexa por um minuto. Tempere com sal e pimenta. Misture a massa cozida, desligue o fogo e sirva.

12. Fusilli à carbonara com ervilhas frescas: as ervilhas frescas vão dar um sabor totalmente diferente para esta receita. Cozinhe o macarrão, enquanto isso, numa frigideira grande e funda frite o bacon em tirinhas bem finas. Depois de frito, jogue os 4 ovos levemente batidos sobre o bacon. Deixe os ovos começarem a cozinhar, tipo um omelete e, depois, pique esta mistura, como se fossem ovos mexidos com pedaços de bacon. Escorra a massa e adicione aos ovos e bacon, mexendo bem e regando com azeite. Adicione as ervilhas fervidas e escorridas e, por fim, acrescente o creme de leite, pimenta preta e o parmesão. Se precisar, acerte o sal e pronto!

13. Fetuccine à carbonara com mortadela: trocar o bacon pela mortadela deixa a receita mais econômica e ainda mais fácil de fazê-la em casa. Coloque a massa para cozinhar, enquanto isso, corte a mortadela em fatias, aqueça a frigideira e coloque uma colher de óleo. Em seguida, adicione a mortadela e vá mexendo em fogo médio. Bata os ovos em uma tigela e reserve. Escorra a massa e junte o macarrão, acrescente a mortadela, o parmesão, meia xícara de água do cozimento do macarrão e os ovos, mexendo bem. Adicione a pimenta moída e corrija o sal se necessário.

14. Linguine à carbonara com linguiça: a linguiça dá um sabor totalmente diferente para essa receita, um adicional de sabor muito bem-vindo. Se quiser um sabor mais intenso, opte por colocar um pouquinho de pimenta calabresa junto com a carne da linguiça. É uma carbonara para quem quer ousar!

15. Linguine à carbonara vegetariano: é vegetariano ou adepto à #segundasemcarne? Temos uma carbonara perfeita para você. No lugar do bacon, adicione 50g de tofu defumado e picado. É uma ótima pedida.

16. Strozzapreti à carbonara com alho-poró: nesta receita, a pancetta ou o bacon dão lugar ao alho-poró. A mistura inusitada se torna muito saborosa e muito mais leve!

17. Espaguete à carbonara com abobrinha: para apostar nas texturas e sair do comum, essa receita leva abobrinha. Após fritar o bacon, tire um pouco da gordura e adicione a abobrinha, mas não deixe cozinhar demais, para que o legume não perca a textura crocante.

18. Espaguete à carbonara com cogumelos shimeji: para dar um ar sofisticado à carbonara, esta receita é uma ótima pedida. O cogumelo shimeji escuro entra como complemento, junto com o bacon, o alho, os ovos e o queijo parmesão. Vale a pena testar essa delícia.

19. Espaguete à carbonara com carne seca e trufas de pupunha: quer inovar no macarrão à carbonara? Esta é a receita perfeita! Aposte em combinar o bacon e os ovos com a carne seca cozida e desfiada, alho amassado, ervilhas tortas, pimenta dedo de moça, cachaça, creme de leite fresco, queijo parmesão ralado e palmito pupunha. Você vai se surpreender!

20. Espaguete à carbonara com guanciale: nesta receita, você pode usar o guanciole, que é a bochecha de porco esfregada com sal e pimenta e curada por cerca de 3 meses, que dá um sabor muito especial ao prato. Uma delícia para quem quer se sentir na Itália.

Receitas à carbonara que vão além do macarrão

21. Miojo à carbonara: e quem disse que o macarrão instantâneo não pode surpreender? Nesta receita, o miojo ganha um preparo inusitado e muito gostoso. Aliás, a gema empanada com miojo triturado surpreende! Ótima opção para inovar com praticidade e rapidez.

22. Pupunha à carbonara: macarrão de pupunha é uma excelente opção para quem quer ingerir menos carboidratos, sem perder o prazer de comer macarrão. Nesta receita, o protagonista é o palmito, que ganha os acompanhamentos de uma excelente carbonara!

23. Risoto à carbonara com panceta: desta vez, o macarrão dá espaço ao arroz, em uma outra iguaria culinária italiana. A receita é prática e rápida. Para preparar, misture o queijo ralado, o creme de leite fresco, os ovos, sal e pimenta e coloque para cozinhar em banho-maria. Enquanto isso, frite a panceta e reserve. Frite a cebola, o arroz e prepare o início do risoto. Quando já estiver cozido, coloque a mistura de ovos, cozinhe mais um pouco e finalize com a panceta.

24. Risoto à carbonara com bacon: esta receita de risoto à carbonara também é fácil e deliciosa. Frite a cebola até ficar transparente, adicione o arroz, o vinho e mexa até evaporar, em seguida, comece a adicionar o caldo, uma concha de cada vez e mexendo sempre. Enquanto isso, frite o bacon e reserve. Em outra tigela, coloque o ovo e a gema e bata com o garfo, adicione o parmesão, o sal e a noz-moscada e misture bem. Assim que o arroz estiver al dente, adicione a manteiga e o bacon. Desligue o forno e despeje a mistura de ovos.

25. Polenta à carbonara: outra iguaria italiana, a polenta também pode ser feita à carbonara. Basta apenas preparar a polenta normalmente e finalizar com azeite, manteiga e os queijos parmesão e mascarpone. Para servir e fazer bonito, coloque em um recipiente fundo, cave com uma colher no meio e coloque a gema crua. Rale a pimenta do reino e pronto.

Quer mais inspirações de receitas com molhos italianos? Confira receitas de molho alfredo e molho ao sugo.

PARA VOCÊ