21 receitas afrodisíacas para preparar a dois em um momento especial

Escrito por Bruna Venancio

Não importa se é uma ocasião especial ou se é um simples sábado à noite em que você quer fazer alguma coisa a dois, um jantar romântico com aquela pessoa especial é sempre um ótimo programa!

Por mais que seja muito bom ir a restaurantes e curtir a noite com quem a gente gosta, vale a pena apostar em pratos que os dois possam preparar juntos, no aconchego de casa mesmo. Afinal, durante todo o preparo, vocês podem experimentar sabores e desfrutar da companhia um do outro.

Mas, que tal esquentar um pouco as coisas, hein? Caso você não saiba, muito mais do que o ato de preparar juntos a receita, existem alguns ingredientes mágicos, ou melhor, alguns alimentos que ajudam a apimentar o clima de romance.

Bateu curiosidade sobre essas receitas? Então, vem conferir algumas dicas para preparar um jantar completo cheio de segundas intenções, desde o prato principal até as bebidas!

Receitas para jantares especiais

Foto: Reprodução / Receitas de minuto

1. Salmão com mostarda e mel: o salmão sempre cai muito bem em receitas agridoces. O mel, nosso ingrediente afrodisíaco da vez, será preparado no meio de uma marinada com mostarda e temperos. Também é possível trocar o salmão por uma tilápia, caso prefira.

2. Risoto de camarão com vieiras e pesto de coentros : há quem diga que o camarão é um ingrediente afrodisíaco. Mas, se não for, já garante o encanto do seu amor só pelo fato de você ter dedicado algum tempo ao preparo. Afinal, nada como saber que alguém preparou um delicioso camarão só para você! Essa receita ainda tem o risoto com vieiras e um delicioso molho pesto de coentros, causando uma explosão de sabores!

3. Tofu marinado com cogumelos: essa é uma receita perfeita para os vegetarianos. O ingrediente afrodisíaco, está – pasme! – na cebola. Os sacerdotes do Egito Antigo e mesmo na Idade Média desconfiavam dos poderem desse tão inofensivo alimento que comemos todos os dias. A cebola, foi, inclusive, proibida por despertar sentimentos diversos.

4. Nhoque de mandioquinha com ragu de carne: essa não é exatamente uma receita afrodisíaca, mas seu sabor é muito bom e isso a torna perfeita para um jantar a dois. Por se tratar de uma massa, pode receber diversos tipos de molho, ou seja, é uma receita que garante improvisos.

5. Sopa de inhame: a sopa de inhame costuma figurar nos cardápios de quem quer perder peso ou mesmo quer levar uma vida mais saudável. Isso porque o inhame é famoso por suas funcionalidades em nosso organismo (diminui retenção de líquidos, atenua a quantidade de toxinas do corpo, dá um up no sistema imunológico e por aí vai!). O que quase ninguém sabe, é que ele também é estimulante para a libido!

6. Sardinhas algo mediterrâneas esta receita é para quem quer mostrar que sabe cozinhar, mas não se sente seguro para fazer pratos muito elaborados. E ainda dá para dividir os afazeres: um prepara as sardinhas, o outro cuida do concassê de tomates! O toque mediterrâneo está no fato de que tudo é feito com azeite de oliva. A sugestão é acompanhar com uma saladinha e feijão branco (o tipo fradinho é sucesso).

7. Camarões flambados no dip de acabate olha aí, o camarão de novo! Melhor escolha para um jantar romântico. Mas, apesar do nome da receita, saiba que os camarões não serão flambados no dip, que é um molho feito de abacates. Eles serão flambados no conhaque e só vão para o dip para repousar. Ah, é importante comentar que o ingrediente responsável por aquecer a noite é o abacate. Surpreendente, não?

8. Espaguete com camarão estilo tailandês: tudo bem, você deve estar se perguntando: camarão outra vez? Mas, vai ter que admitir que receitas com camarão tem um toque todo especial, não? A menos que você não goste de camarão, mas aí é outra história… Porém, o ingrediente alvo dessa receita, isto é, aquele que vai apimentar de vez o seu jantar é o gengibre, bastante conhecido pela fama de aumentar a libido.

9. One-pan gnocchi primavera: nhoque, em geral, é cozido na água, mas esse aqui, não. Ele vai ser salteado na frigideira com azeite e alho. Além de ser uma maneira diferente de servir o prato, a receita tem um quê de saudável, já que a massa será servida com legumes. Entre eles, o aspargo, que é um ingrediente afrodisíaco!

Sobremesas com gosto de quero mais

Foto: Reprodução / cozinha a dois

10. Mini tortinhas de brigadeiro e morango: três ingredientes que esquentam qualquer jantar: chocolate, morango e gengibre. E as mini tortinhas cabem em qualquer xícara de café. A base é bem parecida com o pavê, pois é feita com biscoitos de chocolate, morangos picados e brigadeiro. Para dar um gostinho a mais, a receita leva ainda noz moscada e gengibre, é fácil de fazer e cheia de sabores!

11. Brigadeiro de colher: noite a dois, comida, sobremesa. Chocolate. Ele meio que se adapta às mais diversas situações, mas em jantares românticos, é quase obrigatório. Para facilitar a vida (principalmente, se vocês já cozinharam um dos pratos principais e querem um descanso sem deixar de lado a sobremesa), nada melhor que brigadeiro de colher – não precisa ser enrolado. A dica da receita é colocar o creme de leite minutos antes de desligar o fogo, estratégia que faz com que o brigadeiro ganhe uma textura aveludada.

12. Sopa de cerejas de dar água na boca! A cereja é muito lembrada em ocasiões românticas pela doçura e pela cor avermelhada, mas a sopa de cerejas é uma receita sofisticada e inusitada, que ganha um aspecto surpreendente, quando adicionamos o pão. Vale a pena experimentar!

13. Cookie afrodisíaco com maca peruana: o nome já diz tudo. O que faz o cookie ter efeito afrodisíaco são as macas peruanas, um tubérculo que vem da Cordilheira dos Andes para fazer nossa sobremesa ficar ainda mais especial. A receita conta com diversos ingredientes naturais, como o óleo de coco, o farelo de aveia e a farinha de castanha de caju, e ainda tem uma deliciosa cobertura de framboesa.

14. Mousse de framboesa no ovo de chocolate: de comer com os olhos e com a boca! Parece difícil, mas não tem como errar, porque é basicamente ovo de chocolate recheado com chocolate e framboesa. O ideal é que os ovos sejam pequenos, tipo porções unitárias, e com as forminhas certas, vocês dois podem trabalhar juntos.

15. Mousse de chocolate vegan com abacate e banana: não tem jeito, quando o assunto é comida e romance, o chocolate é o rei supremo de todos os ingredientes para sobremesa. Mas, caso um de vocês tenha problemas com leite ou siga uma alimentação sem derivados de animais, essa é a receita perfeita! Feito de abacate, banana e cacau em pó, o mousse é bastante simples: basta bater tudo no liquidificador ou no processador.

16. Pão de mel: o pão de mel é um pequeno e maravilhoso pedaço de mau caminho. Caseiro, então, é para levar a relação a outro nível. Brincadeiras à parte, a receita garante um pão de mel muito fofo por dentro e durinho por fora. A dica para que a textura fique cristalizada é temperar o chocolate, ou seja, dividir a porção em três e ir derretendo aos poucos.

17. Escondidinho de morango com leite ninho: deixando um pouco o chocolate de lado, vocês podem apostar em uma receita de brigadeiro de leite ninho e morangos, em que os morangos estarão escondidos pelo brigadeiro e por uma camada de creme de leite.

18. Merengue de morango: não tem muita necessidade de defender o merengue. É suspiro, é morango, é chantilly, ou seja, é amor em forma de sobremesa. Basta fazer camadas de cada uma dessas delícias e finalizar como preferir! Uma dica? Deixe alguns morangos para fazer a cobertura.

Bebidas para aquecer a noite

Foto: Reprodução / marola com carambola

19. Drink cranberry vodka: uma bebida doce para um momento mais doce ainda! O maior problema de beber o cranberry com vodka é que uma taça nunca é o bastante. O limão siciliano é o primeiro ingrediente que deve ser macerado com açúcar. Depois, é só bater os demais ingredientes na coqueteleira. Se ficar com receio do álcool, é só incrementar o drink com uma quantidade maior de suco de cranberry.

20. Parfait de frutos vermelhos com chantilly de lima e gengibre: o parfait tem um nome que, mesmo em francês, faz a gente achar que ele beira à perfeição. Uma bebida gelada, que lembra tanto um sorvete, quanto um mousse, ou seja, só pode ser maravilhoso mesmo. É feito à base de queijo e, nesse caso, frutas vermelhas. O parfait não é só muito chique, mas também tem o gengibre como ingrediente que, como já foi mencionado, é um item essencial para deixar o clima mais quente.

21. Caipirinha de vodka vanilla com morangos e maracujá: cansou da caipirinha comum? Essa é uma versão da bebida um pouco mais sofisticada com dois tipos de bebidas (além do suco de limão) e da vodka vanilla. Com certeza, ela irá tornar o seu fim de semana ainda mais marcante.

22. Mojito perfeito: essa é uma receita deliciosa e supersimples de mojito! Você vai precisar de rum, limão, açúcar, hortelã, água com gás e gelo, ou seja, só ingredientes que você pode encontrar facilmente no mercado mais próximo.

Se você também está planejando um momento mais romântico, não deixe de conferir mais receitas que podem ser preparadas em um jantar especial.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS