20 receitas com capim-limão saborosas e extremamente aromáticas

Escrito por                          

O capim-limão, também conhecido como capim-santo e capim-cidreira, é uma erva originária da Ásia, mas facilmente encontrada no Brasil. Por aqui, ele é consumido principalmente em forma de chá, pois conta com propriedades calmantes e digestivas. Entretanto, por ser extremamente aromático e saboroso, este é um ingrediente que pode ser usado no preparo de diferentes receitas. Veja só:

Continua após o anúncio

1. Macarrão com camarão, alcachofras e capim-limão

O macarrão é um tipo de prato coringa, pois cai bem tanto na hora que bate aquela fome e você está com pressa quanto para uma refeição especial. Neste caso, a receita é perfeita para a segunda opção. Afinal, o uso de camarão, alcachofras e capim-santo faz com que o sabor seja incrível. Gostou? Então, veja o passo a passo e se apaixone em cada garfada.

2. Capellini ao shimeji com molho de capim-santo

Rápida e prática de ser feita, esta é uma receita que surpreende. Isto porque a aparência e o sabor são dignos de um almoço de domingo. Para isso, o segredo está na combinação de ingredientes certeiros, como a de capellini, shimeji e capim-santo.

3. Sopa vegana com capim-limão

Já pensou em se deliciar com uma sopa refrescante nos dias quentes de verão? Com esta receita, isso é possível! O ingrediente responsável por todo este frescor é o capim-santo, mas o prato também leva abóbora, tomate, limão, cebola, alho, salsinha e gengibre. Todos estes ingredientes juntos ainda resultam em uma refeição anti-inflamatória no capricho.

4. Sopa tailandesa com capim-limão

Deguste o sabor de uma sopa tailandesa sem sair do conforto da sua casa. Esta é uma opção de sopa de cogumelo que leva diversas especiarias, mas, ainda assim, é refrescante.

5. Vinagre de capim-limão

Continua após o anúncio

Este é um vinagre perfeito para ser usado no preparo de pratos asiáticos, mas você também pode testá-lo em qualquer refeição. Para fazer esta receita em casa, é preciso ter em mãos apenas três ingredientes: capim-cidreira desidratado, açúcar e água filtrada.

6. Brigadeiro de capim-limão

O brigadeiro é uma paixão de muitos brasileiros, por isso, este docinho ganhou as mais variadas versões. Se você gosta de sair da rotina e se deliciar com novos sabores, esta é uma excelente receita para ser testada na sua casa. Ela é feita com leite condensado, leite, manteiga e capim-santo.

7. Geleia de capim-limão

Com um sabor delicado e ao mesmo tempo aromático, esta geleia pode servir de acompanhamento para sobremesas, queijos e até mesmo carnes. Com tanta versatilidade e um modo de preparo simples, vale a pena conferir esta opção.

8. Bolo de capim-limão

Sabe aquele bolinho simples, perfeito para ser servido no café da manhã ou da tarde? Esta é uma dessas receitas, mas com a vantagem de ser aromatizada com o capim-santo. Irresistível!

9. Bolo de capim-santo e limão

Receita de liquidificador é sinônimo de praticidade. Além disso, é uma ótima pedida para quem não quer passar muito tempo na cozinha. Para melhorar ainda mais, você também aprende como preparar uma calda bem gostosinha para finalizar o bolo com chave de ouro. Veja o modo de preparo e aproveite todo o sabor da junção de capim-santo com limão.

10. Mousse de chocolate branco com capim-limão

Continua após o anúncio

A mousse é uma sobremesa simples, mas que agrada aos mais variados paladares. Como ela é servida gelada, é perfeita para mandar o calor embora. Além disso, o passo a passo é tão simples de ser seguido que até mesmo quem não tem experiência na cozinha consegue facilmente um resultado de sucesso.

11. Torta de chocolate com capim-limão e framboesa

Nesta receita, você aprende como fazer uma torta com uma base crocante de chocolate, recheio cremoso de capim-santo e muito framboesa como cobertura. O resultado é uma sobremesa com um contraste de texturas muito interessante e um sabor irresistível.

12. Verrine de chocolate branco com capim-limão e acerola

O verrine é uma sobremesa perfeita para quem quer surpreender na apresentação e no sabor. Ele é montado em camadas em uma taça na seguinte sequência: farofa de biscoito, geleia de acerola e, para finalizar, chantilly de chocolate branco com capim-santo.

13. Petit gateau de capim-limão

O petit gâteau é um bolinho em que a parte externa fica firme e macia enquanto o interior é bem cremoso. A versão tradicional é de chocolate escuro, porém, para sair da rotina, se aventure com o sabor da combinação de chocolate branco e capim-cidreira. Veja o passo a passo completo para experimentar em casa e surpreender na sobremesa.

14. Sorvete de capim-limão e gengibre

Para testar esta receita em casa é preciso ter uma sorveteira ou um acessório para a batedeira que permita esse processo. Caso você tenha um destes itens, fica fácil reproduzir este doce. Refrescante!

15. Suco de limão com capim-limão

Este é um suco barato de ser feito e que ainda é ótimo para ser servido bem gelado. Ele leva capim-santo, limão, mel, água e gelo. Com um preparo de liquidificador, seu tempo na cozinha será bem curtinho.

16. Suchá de capim-limão

Já pensou em combinar suco com chá para uma bebida surpreendente? Aqui, um chá de capim-cidreira é batido no liquidificador com pepino, pêra e limão. Caso você queira um sabor mais adocicado, a sugestão é acrescentar mel ou melado de cana ao preparo.

17. Coquetel de limão com capim-santo

Extremamente refrescante, este drink leva quatro tipos de limão, lima, capim-santo, água, cachaça, açúcar e gelo. O resultado é um sabor cítrico que pode fazer um grande sucesso na sua mesa.

18. Drink de capim-limão

Esta é uma receita que leva os mesmos ingredientes que a caipirinha de limão, mas com o acréscimo do capim-santo. Além disso, o preparo é feito em uma panela, o que faz com que todos os sabores fiquem bem evidentes.

19. Caipirinha de abacaxi com capim-limão

Um drink de sucesso entre os brasileiros, há diferentes versões da caipirinha. Assim, não é preciso cair na rotina e ainda é possível conhecer novos sabores. Aqui, você vai usar cachaça, abacaxi, limão, capim-limão, açúcar e gelo. E tem mais: não é preciso ter coqueteleira.

20. Caipirinha de caju com capim-limão

Para fechar a lista, outra proposta de caipirinha surpreendente. Nesta receita, o drink é feito apenas com cachaça, xarope de açúcar, caju, capim-santo e gelo. Com um passo simples de ser seguido, sobra mais tempo para aproveitar o sabor da bebida.

Viu só como esta erva é um ingrediente versátil e que pode ser usado facilmente na sua cozinha? Se você adora pratos aromáticos, confira também receitas com salsa.

PARA VOCÊ