63 receitas com abóbora em versões doces e salgadas

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Típica dos países da América do Sul, a abóbora é um alimento com poucas calorias, porém rica em diversos nutrientes, como vitaminas, fibras, magnésio, fósforo, cálcio e ferro, que a tornam uma grande aliada do corpo, pois ajuda a perder peso, e também da saúde, já que traz inúmeros benefícios, entre eles o aumento da imunidade e o combate de doenças cardíacas.

Com uma cor vibrante e um sabor acentuado, esse legume é delicioso e pode ser utilizado de diferentes formas, em preparações doces e em preparações salgadas também, pois não apenas fica perfeita como acompanhamento de algum prato, como também chega a dar água na boca sendo o ingrediente principal de muitas receitas, entre elas o doce de abóbora ou os tradicionais nhoque e quibebe, prato super famoso originado na Síria.

Então, que tal aproveitar a época do alimento (que vai até agosto) e preparar diversas receitas com abóbora super gostosas para sua família inteira desfrutar de seus benefícios e sabor? Confira abaixo e mãos à obra!

Entradas e saladas com abóbora

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bo

1. Salada de quinoa com abóbora assada: essa é uma salada bonita, nutritiva e bem completa, que serve como prato principal de uma refeição leve ou como acompanhamento para um prato de peixe ou carne. Simples de fazer, ela leva pedaços de abóbora assada, macia e levemente tostada.

2. Homus de abóbora: aqui, você aprende a preparar uma pastinha bem saborosa e com uma cor muito linda que imita o homus, porém em uma versão diferente (que não leva grão de bico) e mais saudável. Você pode servir com tomatinhos sobre uma torrada e também com pães, saladas e petiscos.

3. Sementes de abóbora assadas: que tal aproveitar as sementes de abóbora de uma forma saborosa e que faz super bem para a saúde? Você pode consumi-las inteiras polvilhando um pouquinho de sal ou bater no liquidificador, passar na peneira e colocar uma colher em sucos ou saladas.

4. Salada de abóbora assada, aspargos e queijo de cabra: com diferentes texturas, aromas e sabores, essa saladinha de abóbora assada, aspargos e queijo de cabra vai te surpreender! Adicione também ingredientes como rúcula e sementes de linhaça, e não deixe de temperar com sal, pimenta do reino, azeite de oliva e açúcar mascavo.

5. Chips de casca de abóbora: o resultado dessa receita de chips de casca de abóbora são entradinhas básicas, fáceis de fazer e super gostosas, perfeitas para servir em ocasiões especiais. Além da casca de abóbora, você vai precisar apenas de ingredientes como azeite de oliva, sal e pimenta a gosto.

Pratos principais com carnes e abóbora

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

6. Escondidinho de camarão e abóbora: super fácil de preparar, essa receita de escondidinho é deliciosa e serve tanto como uma entradinha caprichada quanto como um prato principal. Além disso, ela leva ingredientes simples que harmonizam perfeitamente entre si, como abóbora, camarão, curry, espinafre e requeijão.

7. Frango ao alho e limão com abóbora caramelada: para um almoço de final de semana em família bem caprichado, aposte nessa receita de coxas de frango marinadas em alho e limão acompanhadas por uma deliciosa abóbora caramelada com cebolinha picada. Sem dúvidas todos vão amar!

8. Carne moída com abóbora: além de rápida e prática de preparar, essa receita saudável de carne moída com abóbora rende bastante, sustenta a fome por muito tempo e ainda conta com baixas calorias. Entre os ingredientes, estão tomate, cebola, salsinha, sal, pimenta do reino e molho de tomate.

9. Abóbora com calabresa: essa é uma receitinha nutritiva, fácil de preparar em casa e repleta de sabor. Você vai precisar de ingredientes como abóboras, linguiça calabresa fininha, cebola, alho, salsinha, pimenta do reino, noz moscada e sal. Sirva acompanhada de arroz ou de alguma salada!

10. Peixe de forno ao molho cremoso de abóbora: o resultado dessa incrível receita é um peixe de forno com molho super cremoso de abóbora que fica saboroso e diferente, pois leva leite de coco e bastante tempero. Entre eles, estão sal, pimenta do reino, suco de limão, folha de louro, colorau e ervas a gosto.

11. Camarão com abóbora: para os apaixonados por frutos do mar que desejam uma receita leve e saudável para não escapar da dieta, esse camarão com abóbora não vai decepcionar, pois além de ter poucas calorias, é muito gostoso e também super nutritivo. Após o cozimento, a abóbora pode ficar em pedaços ou se desmanchar formando um purê.

12. Ensopado de abóbora: essa é uma receita saborosa que acompanha perfeitamente um arroz branco e leva ingredientes como alcatra, abóbora, cebola, manteiga, salsa, tomates, alho, sal e pimenta. Para quem não sabe, uma das diferenças entre o picadinho e o ensopado é que no segundo, a carne é cortada em cubos maiores.

13. Escondidinho de abóbora com carne seca: perfeita para um almoço de domingo bem caprichado com a família ou os amigos, essa receita ensina o passo a passo de um incrível escondidinho de abóbora com carne seca, que é super tradicional e costuma agradar a todos os paladares!

Pratos principais vegetarianos com abóbora

Foto: Reprodução / Fru Fruta

14. Quibe de abóbora recheado com homus: aqui, você confere uma receita vegetariana deliciosa para variar o quibe tradicional, que ainda é uma opção perfeita para veganos, celíacos ou intolerantes ao glúten. A base é feita com purê de abóbora cabotiá assada, e no lugar do trigo entra a quinoa, que deixa o prato ainda mais nutritivo. Já o gostinho árabe fica por conta das especiarias e do hortelã.

15. Curry vegetariano de abóbora, grão de bico e cogumelos: quer preparar uma refeição leve, saborosa, saudável e prática? Aposte nesse curry vegetariano que leva abóbora cabotiá, grão de bico e cogumelos frescos, que quando combinados com canela, curry, grãos de mostarda, garam masala e folhas de louro ficam ainda mais irresistíveis.

16. Nhoque de abóbora com molho de manteiga e sálvia: essa é uma receita ideal para quem quer substituir o tradicional nhoque de batatas e experimentar algo diferente. Fácil de fazer, o nhoque de abóbora é muito gostoso e fica ainda melhor acompanhado do molho suave de manteiga e sálvia.

17. Nhoque de abóbora simples: aqui, você aprende a preparar um nhoque de abóbora simples, que também fica extremamente gostoso. A receita é feita com abóbora de leite, responsável pela cor vibrante e sabor incrível, e leva também outros ingredientes como ovos, farinha de trigo, manteiga, sal, cebola, pimenta do reino e folhas de manjericão para enfeitar.

18. Massa de panqueca de abóbora e parmesão: que tal variar um pouco a tradicional receita de panqueca e preparar uma nova versão feita com abóbora e parmesão bem prática e também super gostosa? Você pode servir em um almocinho leve acompanhada de uma boa salada de tomates.

19. Quibe vegano de abóbora com quinoa: delicioso, saudável e muito fácil de fazer, esse quibe vegano de abóbora com quinoa assado vai surpreender! Tenha em mãos os seguintes ingredientes: cebola, sal, tempero verde, azeite de oliva, pimenta branca e do reino e farinha de grão de bico.

20. Quibe assado de abóbora: esse quibe de abóbora é muito saboroso e também muito simples de preparar. Entre os principais ingredientes estão abóbora cabotiá, trigo para quibe, água quente, alho, óleo vegetal, cebola, azeite, cheiro verde, pimenta do reino e sal. Para deixar o quibe ainda mais gostoso, adicione gengibre ou curry!

21. Quibe de abóbora com ricota: se o objetivo é preparar em casa uma receitinha árabe bem gostosa para servir para os convidados em alguma ocasião especial, aposte nesse quibe vegetariano de abóbora com ricota, que fica gostoso, molhadinho, leve e temperado na medida certa!

22. Curry de grão de bico e abóbora: essa incrível receita é uma versão vegetariana de um curry (ensopado) com grão de bico e abóbora, que além de gostoso e saudável, é também ideal para preparar em dias frios. Tenha em mãos outros ingredientes como cebola, óleo de coco, gengibre, alho, tomates, curry, caldo de legumes, leite de coco e temperos.

23. Abóbora recheada assada no forno: o resultado dessa receita é simplesmente apaixonante, pois o docinho da abóbora fica irresistível quando combinado com o salgadinho do recheio. Anote os ingredientes: manteiga, cebola, bacon, farelo de pão, alho, sálvia, queijo ralado e creme de leite.

24. Suflê de abóbora : esse suflê é uma receita ideal para quem gosta de inovar nas preparações com legumes, pois ele pode ser preparado com qualquer tipo de abóbora e ajuda a deixar a sua refeição em casa muito mais saborosa. Depois de pronto, sirva imediatamente e combine com uma boa saladinha!

25. Abóbora com shiitake: para preparar essa deliciosa receitinha de abóbora cabotiá com shiitake desidratado, você irá precisar de outros ingredientes saudáveis e marcantes como alho, cebola, azeite de oliva ou óleo de gergelim torrado, cheiro verde (salsinha e cebolinha), sal e shoyu. Vale a pena experimentar!

26. Mini abóbora recheada com ricota e shimeji: especial para quem está de dieta e pretende inovar nas receitas leves e saudáveis, essa mini abóbora recheada com ricota e shimeji vai fazer o maior sucesso na sua casa. Antes de iniciar o preparo, tempere as abóboras por dentro com sal e pimenta.

Risotos com abóbora

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

27. Abóbora aromatizada assada com risoto integral de cogumelos: para acompanhar um delicioso risoto integral de cogumelos, aposte nessas abóboras aromáticas assadas, que são gostosas, fáceis de fazer e podem ser preparadas com ou sem casca. Além disso, quanto mais fina for a fatia, mais seca fica a abóbora.

28. Risoto de abóbora e calabresa: se você adora experimentar novos sabores e combinações de risotos, não deixe de conhecer essa receita que leva abóbora cabotiá e calabresa, que juntas fazem um contraste perfeito do doce com o salgado. Dica: não coloque sal no começo da receita, pois tanto o caldo de legumes, quanto o queijo e a calabresa são bastante salgados.

29. Risoto de abóbora com carne seca: o resultado desse risoto é maravilhoso, pois a combinação do adocicado da abóbora com o salgado da carne seca fica simplesmente excepcional. Além disso, é uma receita simples de preparar que sem dúvidas vai ser sucesso garantido no almoço do final de semana!

30. Risoto de abóbora com copa crocante: para um jantar caprichado ou qualquer tipo de ocasião especial, prepare esse risoto de abóbora com copa crocante, que além de gostoso conta com um aroma perfeito. Entre os ingredientes estão também folhas de louro, alecrim, tomilho, açúcar, canela, páprica, copa, cebola, alho, manteiga, vinho branco seco, sal e pimenta.

31. Risoto de abóbora com bacon: que tal aproveitar o final de semana para chamar os amigos queridos em casa e preparar um belo prato de risoto com abóbora e bacon? O sabor dos ingredientes utilizados é de dar água na boca, a textura fica perfeita e o aroma é simplesmente apaixonante.

Acompanhamentos com abóbora

Foto: Reprodução / Panelaterapia

32. Abóbora assada: apesar de ser muito mais prático cozinhar a abóbora na água ou no vapor, ela fica ainda mais gostosa na versão assada, pois como ela é bem adocicada, no forno fica levemente caramelizada, com uma parte crocante por fora e super molinha por dentro. Você vai se apaixonar!

33. Purê de abóbora com creme de leite: esse purê é simplesmente delicioso, principalmente se for preparado com uma abóbora bem vermelhinha e docinha. Ele é uma ótima sugestão para acompanhar uma carne assada e também fica perfeito quando combinado com um simples arroz branco. Sirva quente!

34. Farofa de folha de abóbora: para quem não sabe, a folha de abóbora é nutritiva e também comestível, perfeita para preparar receitas simples do dia a dia como essa farofinha deliciosa. Tenha em mãos outros ingredientes como alho, farinha de mandioca, azeite de oliva e sal.

35. Abóbora no forno com mel e alecrim: essa abóbora no forno com mel e alecrim é fácil de fazer e é também um prato light muito gostoso para se deliciar em casa sem culpa de fugir da dieta. Você pode servir como entrada, acompanhamento ou prato principal acompanhada de uma saladinha.

36. Quibebe de abóbora: para preparar a tradicional receita do quibebe de abóbora, você vai precisar apenas de ingredientes básicos como abóbora, azeite de oliva, cebola, alho, sal, água e cheiro verde picadinho. Para um gostinho a mais, você pode adicionar também um pouco de coentro.

Sopas com abóbora

Foto: Reprodução / Malas e Panelas

37. Sopa de abóbora tailandesa: saborosa e fácil de fazer, já que leva apenas 25 minutinhos para ficar pronta, essa sopa de abóbora ao estilo tailandês pode ser tanto uma entradinha caprichada em jantares especiais quanto um prato principal. Para incrementar, sirva com algumas folhas de coentro fresco.

38. Creme de abóbora e gengibre: vale a pena experimentar essa incrível sopinha confortante de abóbora e gengibre, pois ela tem poucas calorias, efeito termogênico, é nutritiva, antioxidante e ainda é fácil de fazer em casa para aquecer o corpo nos dias frios. Além disso, o sabor e aroma ficam fantásticos!

39. Sopa cremosa de abóbora com sementes crocantes: essa é uma receita ideal para os dias frios do inverno, pois resulta em uma sopa saborosa e cremosa que fica ainda mais especial quando combinada com a crocância das sementes de abóbora. Além disso, é um prato nutritivo, adocicado na medida certa e que não dá nenhum trabalho para preparar.

40. Sopa de abóbora, cenoura, quinoa e gengibre: sem glúten, sem lactose, sem ovos e sem açúcar, essa é uma receita de sopa bem completa e cheia de saúde para tomar no almoço ou no jantar. Ela leva apenas ingredientes saudáveis como abóbora, cenoura, quinoa, gengibre, azeite de oliva e pimenta.

41. Caldo de abóbora com frango: aprenda a preparar um caldo de abóbora com frango simples e repleto de sabor, perfeito para um jantar durante a semana. Anote os ingredientes: peito de frango, abóbora cabotiá e abóbora de leite, cebolinha, manjericão, alho poró, caldo de galinha, queijo parmesão ralado, pimenta calabresa, óleo, cebola e sal.

42. Sopa de abóbora com canela e gengibre: perfeita para esquentar o corpo e trazer mais saúde nos dias frios, essa sopa de abóbora com toques de canela e gengibre vai te surpreender. Tenha em mãos outros ingredientes como cebola, alho, açúcar mascavo, suco de laranja, creme de leite fresco, pimenta do reino e sal.

43. Creme de abóbora com carne seca: essa maravilhosa receita de creme de abóbora com carne seca é bem simples, leva poucos ingredientes, fica com uma textura incrível e você não precisa de muito tempo na cozinha para prepará-la. Se preferir, substitua a água por caldo de galinha ou de legumes caseiros para acrescentar ainda mais sabor.

44. Sopa funcional de abóbora e chia: as sopas funcionais são perfeitas para preparar durante os dias de dieta detox, pois são saborosas, leves, saudáveis e ajudam a desintoxicar o corpo da melhor forma. Essa receita é feita com abóbora e chia e leva também azeite de oliva, cebola e cúrcuma.

45. Creme de abóbora aromatizado com cardamomo e gengibre: aqui, você confere o passo a passo simples de uma sopinha vegana para agradar a todos os paladares, que na verdade pode ser considerada um purê que leva apenas caldo de legumes e abóbora. Para mais sabor e aroma, acrescente ingredientes marcantes como cardamomo e gengibre.

46. Sopa de abóbora, batata doce e inhame: se você não dispensa cremes e sopas nos dias frios, não deixe de experimentar essa deliciosa receita. A abóbora e a batata doce combinadas conferem um toque mais adocicado ao creme, e o inhame quase não tem gosto porém agrega cremosidade ao prato.

47. Creme de abóbora com queijo roquefort: esse é um creme de abóbora simples e delicioso, que leva ingredientes como abóbora, cebola, óleo ou azeite, creme de leite fresco, caldo de galinha, sal, pimenta e pedaços pequenos de queijo roquefort, que irão incrementar o prato na hora de servir.

Pães, bolos e tortas com abóbora

Foto: Reprodução / Malas e Panelas

48. Pão de abóbora: o pão de abóbora é uma ótima opção para qualquer hora do dia, desde o café da manhã, até o lanche da tarde ou então como acompanhamento de pratos principais. Colorido e saboroso, ele conta com ingredientes como abóbora cozida, leite, ovos, manteiga, açúcar, sal, farinha e fermento.

49. Pãozinho de abóbora e manjericão: para preparar em casa esse delicioso pãozinho de abóbora e manjericão, você deve seguir uma receita base simples do tradicional pão de batata, porém a única diferença é que a abóbora é mais úmida e por esse motivo precisa de um pouco mais de farinha de trigo para dar ponto.

50. Muffin lowcarb de abóbora: que tal você ter em mãos uma receitinha leve e saudável para matar a vontade de doce sem peso na consciência? O muffin de abóbora é lowcarb, sem glúten, sem lactose, ajuda a saciar a fome por mais tempo e ainda conta com fibras e gorduras boas.

51. Torta salgada de abóbora: prática, simples e muito saborosa, essa torta salgada de abóbora é também nutritiva e serve como um ótimo acompanhamento para qualquer refeição, seja almoço ou jantar. Para incrementar, você pode adicionar salsinha à massa ou colocar pedacinhos de azeitona.

52. Bolo de abóbora com especiarias: além de contar com um aroma irresistível que deixa a casa inteira perfumada, esse bolinho simples fica muito gostoso pois leva sementes de abóbora secas picadas na massa e também na superfície para decorar. Além disso, a receita conta especiarias como canela, noz moscada e cravo.

53. Pão de abóbora com calabresa e requeijão: o resultado dessa receita é um pão saboroso, úmido e fofinho na medida certa. Para a massa, você vai precisar de leite, açúcar, sal, ovos, abóbora, azeite, farinha e fermento. Já para o recheio aposte em linguiça calabresa, cebola, requeijão cremoso e cheiro verde.

54. Bolo de chocolate com doce de abóbora: quer fazer bonito em uma festa de aniversário ou ocasião especial? Aposte nessa receita de naked cake que une camadas de massa de chocolate com especiarias e gengibre, doce de abóbora e ainda uma irresistível e cremosa ganache de chocolate.

Sobremesas com abóbora

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

55. Geleia de abóbora: inove nas receitas doces da sua casa e prepare uma incrível e irresistível geleia de abóbora, para incrementar o seu café da manhã ou servir para os convidados acompanhada de torradinhas, tanto em jantares como em outras ocasiões especiais.

56. Doce de abóbora com coco: se você quer dar uma boa incrementada no tradicional docinho de abóbora, aposte nessa deliciosa receita que leva também coco ralado fresco e outros ingredientes como açúcar, canela e cravos da índia. Depois de pronto, deixe esfriar e guarde em pote com tampa na geladeira.

57. Doce de abóbora de corte: essa receita é especial para os fãs do doce de abóbora de corte, que forma uma casquinha açucarada por fora e por dentro fica super molinho e delicioso! Entre os ingredientes, estão abóbora madura de pescoço, açúcar, canela em pau e suco de limão.

58. Doce de abóbora em calda: sabe aquele doce de abóbora em calda perfeito que tem aquela casquinha durinha por fora e quando você morde encontra muito sabor e cremosidade? Essa receita ensina a preparar essa deliciosa sobremesa, que fica com uma textura maravilhosa e é ideal para comer a qualquer hora do dia.

59. Doce de abóbora diet: fácil de fazer e super gostoso, esse docinho de abóbora diet é especial para quem tem diabetes ou está fazendo dietas de emagrecimento. Dica: se a abóbora for bem docinha, você não precisa adicionar adoçante. Além disso, incremente com especiarias como cravo e canela para um toque especial.

60. Cheesecake de abóbora: o resultado dessa receita é uma sobremesa memorável, pois a cheesecake de abóbora é cremosa, aveludada, doce na medida certa, leve com a presença do chantilly e tem um gostinho incrível por conta da canela e da noz moscada. Refrigere por pelo menos seis horas antes de consumir!

61. Leite de sementes de abóbora: os leites vegetais combinam perfeitamente com frutas e podem ser utilizados para preparar deliciosos smoothies ou vitaminas. Ele também pode ser tomado puro ou levemente adoçado com melado ou açúcar mascavo. Além disso, você pode incrementar com frutas secas como ameixa preta, tâmaras ou damascos.

62. Doce de abóbora funcional: sem glúten e sem lactose, esse docinho de abóbora funcional é saboroso e saudável, pois conta com ingredientes leves como melado de cana e açúcar demerara, que substituem o açúcar branco. Aposte também em coco ralado, amaranto em flocos, Psyllium, canela e cravo em pó.

63. Doce de abóbora de microondas: para quem adora preparar receitas típicas de Festa Junina, essa é uma versão de doce de abóbora feita no microondas. Como a receita é basicamente abóbora e açúcar, você pode substituir por adoçante culinário e transformar o doce tradicional em um doce mais light, para comer sem culpa.

Uma dica muito especial é descartar a casca da abóbora, já que ela é ainda mais rica em antioxidantes e fibras do que a polpa, além de também ser extremamente saborosa. Portanto, se você não descascar o legume vai conseguir potencializar os seus benefícios e, sobretudo, o sabor incrível do alimento.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS