19 receitas com ágar-ágar simplesmente incríveis e muito deliciosas

Por                                
Em 31.03.20

Se você é vegano, você provavelmente já ouviu falar do ágar-ágar. Com alto poder espessante e com uma viscosidade incrível, ele é de origem vegetal (extraído de algas vermelhas) e classificado como carboidrato. Muito versátil, ele pode ser usado em receitas doces e salgadas. Para incluir esse ingrediente incrível na sua alimentação, confira a lista a seguir:

Publicidade

1. Gelatina de uva com ágar-ágar

Esqueça aquelas gelatinas em pó industrializadas e cheias de conservantes. Com essa receita, você consegue preparar uma versão caseira, sem ingredientes de origem animal e, claro, bem mais natural. Para dar aquele charme a mais, a dica é colocar algumas uvas no potinho junto com a gelatina ainda líquida.

2. Caviar de maracujá com ágar-ágar

Quer surpreender todos os seus convidados com um prato bem diferente e gostoso? Muito fácil de preparar, esse caviar feito com ágar-ágar é ótimo para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana. Aqui, as ovas de peixe saem de cena e dão lugar para um produto extraído de algas vermelhas!

3. Balinhas de ágar-ágar

Publicidade

Sem açúcar e sem conservantes, essa balinha é ótima para quem está de dieta e quer saborear um docinho gostoso ao longo do dia. Para isso, você vai precisar ter em mãos polpa de abacaxi, polpa de morango, adoçante natural e ágar-ágar. E lembre-se: elas precisam ser guardadas na geladeira, ok?

4. Marshmallow vegano com ágar-ágar

É isso mesmo que você leu: marshmallow vegano! Feito sem ovo e sem gelatina animal, ele fica com aquele efeito puxa puxa delicioso e que todo mundo gosta. Se quiser dar um sabor a mais na hora de servir, você pode dar uma maçaricada na superfície dos quadradinhos do doce.

Publicidade

5. Gelatina de frutas vermelhas com ágar-ágar

Um docinho perfeito para comer com pão, torradas e bolachinhas, essa gelatina de frutas vermelhas é muito fácil de fazer e até quem não está acostumado a cozinhar vai tirar de letra! Para as frutinhas, você pode comprar um mix com morangos, mirtilos, framboesas e groselhas. É a combinação perfeita!

6. Mousse de maracujá com ágar-ágar

Extremamente cremoso e saboroso, esse docinho vai conquistar toda a sua família no almoço de domingo. E o que substitui o leite de vaca? Castanha-de-caju crua! Esse ingrediente ajuda a dar aquela consistência de mousse maravilhosa!

7. Doce de abacaxi com ágar-ágar


Está com vontade de provar algum docinho vegano diferente, mas não quer ter muito trabalho na hora de preparar? Então, aposte nessa receita incrível! Feito com abacaxi pérola, água, açúcar, ágar-ágar e leite de coco, ele é aquele tipo de opção fácil de fazer e que não tem erro!

8. Panna cotta com ágar-ágar

Os apaixonados por panna cotta vão ficar encantados por essa versão. Muito leve e saborosa, ela é liberada também para quem é vegetariano! Uma dica bem legal é usar fava de baunilha ao invés da essência: isso intensifica o aroma e o sabor do seu doce.

9. Flan de chocolate com ágar-ágar

Ficou encarregado de preparar a sobremesa para o jantar com os amigos e ainda não sabe o que fazer? Que tal deixar todo mundo feliz e satisfeito com uma receita pra lá de especial? Muito mais saudável, esse flan de chocolate é vegano e feito com ingredientes frescos e naturais.

10. Pudim vegano de geladeira com ágar-ágar

Publicidade

Tem sobremesa mais clássica do que o pudim? A cara do Brasil, esse doce é perfeito, pois conquista diferentes gostos e paladares. E se você gosta de inovar, então não pode deixar de testar essa versão deliciosa e totalmente vegana. Para aprender todos os truque e dicas, assista ao vídeo!

11. Terrine de frutas com ágar-ágar

Mega refinado, esse terrine surpreende não apenas pelo sabor, mas também pela sua beleza! Lindo e perfeito para postar uma foto elaborada no Instagram, ele na verdade é muito fácil de fazer e fica pronto rapidinho. Prepare aí na sua casa e esteja pronto para receber muitos elogios.

12. Bolo mousse de chocolate com ágar-ágar

Uma explosão de texturas e sabores, esse bolo mousse é o melhor exemplo de como os veganos podem comer doces delicioso e complexos! Por ser um pouquinho mais elaborado, ele requer um tempo a mais na cozinha e um cuidado preciso em todas as etapas. Então, atenção a todos os passos da receita, ok?

13. Torta de limão vegana com ágar-ágar

Difícil encontrar quem não goste de torta de limão, certo? A combinação de doces com o azedinho da fruta é perfeita e muito saborosa. E para uma versão totalmente democrática, você pode investir nessa receita vegana e super gostosa!

14. Requeijão cremoso com ágar-ágar

Nada melhor do que começar o dia com uma comidinha leve e muito saborosa, não é mesmo? E se você é fã de requeijão, você precisa provar essa opção incrível feita com macadâmias. O modo de preparo não tem segredos e você vai conseguir preparar com facilidade.

15. Queijo de kefir com ágar-ágar

O kefir é uma bebida fermentada, originária das montanhas do Cáucaso e que é a base do queijo kefir. Muito saboroso, esse tipo de queijo tem um gosto marcante e incrivelmente delicioso. Para preparar aí na sua casa, basta seguir o passo a passo certinho dessa receita!

Publicidade

16. Queijo vegano com ágar-ágar

Fazer um queijo vegano caseiro é uma tarefa mais simples do que você imagina. Preparada com castanha-de-caju crua, essa versão também leva ágar-ágar, polvilho doce e levedura nutricional, que ajuda a dar aquele gostinho delicioso de fermentação.

17. Queijo de amêndoas com ervas e páprica

Ótimo para saborear acompanhado de um bom vinho, esse queijo é uma combinação de sabores maravilhosos: amêndoas, ervas e páprica – você pode optar tanto pela doce quanto pela picante. O que substitui o leite de vaca é o leite de amêndoas, então compre um de qualidade.

18. Queijo vegano que derrete com ágar-ágar

Ninguém vai acreditar que esse queijo é vegano. Ótimo para comer com um pão fresquinho, ele derrete e tem um sabor simplesmente maravilhoso. Você pode dar a forma que quiser e colocar em potes quadrados, redondos ou retangulares. Fica a seu critério!

19. Queijo cheddar vegano com ágar-ágar

E para fechar essa lista com chave de ouro, uma receita incrível de um queijo que todo mundo gosta: o cheddar! E sabe o que dá aquela cor amarelinha linda? O açafrão em pó e a mostarda seca. Prepare aí na sua casa e aproveite.

Uma mais deliciosa que a outra, né? Para deixar o seu cardápio vegano ainda mais completo e delicioso, não deixe de dar uma olhadinha nessas receitas de pão de queijo vegano.