41 receitas com alcachofra para dar um toque saudável às refeições

Escrito por Felipe Autran

A alcachofra tem diversas propriedades benéficas, além de um sabor que combina com diversos tipos de prato. Isso faz dela um ingrediente perfeito para utilizar em massas, risotos, tortas ou saladas!

Assim como acontece com muitas hortaliças, ela é uma fonte importante de fibras, ferro, cobre e outros minerais. Sendo natural da região sul do Mar Mediterrâneo, a Itália acabou se tornando um dos maiores produtores de alcachofres. Portanto, não é por acaso que existem tantas receitas de massas com essa planta.

Confira abaixo várias opções de receitas que levam este vegetal em sua composição:

Receitas simples de alcachofra

Foto: Reprodução / Menu Criativo

1. Coração de alcachofra assado: o coração de alcachofra pode ser encontrado à venda em conserva, facilitando bastante o seu trabalho. Descarte a água, corte os corações ao meio e coloque em uma assadeira. Cubra com uma mistura de maionese e alho e leve ao forno.

2. Alcachofra grelhada: o mais complicado, aqui, é o preparo das alcachofras antes de serem grelhadas. É preciso cortar o talo, tirar as pontas e aparar as extremidades das folhas com uma tesoura. Cozinhe o vegetal por cerca de 30 minutos antes de irem para a grelha.

3. Alcachofra assada: depois de lavar e cortar as pontas, abra as pétalas da alcachofra para encaixar alguns ingredientes. Enrole no papel alumínio e leve para assar por uma hora. Uma dica é comer as pétalas com uma mistura de azeite, pimenta e sal.

4. Alcachofra com molho de ervas: o diferencial dessa receita está no molho, que leva tomate picado, ervas, azeite, sal e pimenta. Para garantir ainda mais sabores, cozinhe a alcachofra na panela com dentes de alho e algumas rodelas de limão. Não tem como errar!

5. Alcachofra com refogado: para preparar esse prato, é preciso fazer um corte bem reto na hora de tirar os talos, pois as alcachofras precisam ficar apoiadas na panela do refogado. Encha a panela de água até cobrir metade das alcachofras e cubra com a tampa por 30 minutos.

Receitas de petiscos e entradas com alcachofras

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bó

6. Pasta de alcachofra gratinada: poucos ingredientes e um tempo de preparo curto são sempre bem-vindos, principalmente quando você quer cozinhar uma entrada rápida para os amigos que estão chegando. Misture as alcachofras picadas, a maionese e o queijo e leve ao forno. Ótima receita para comer com um pãozinho!

7. Patê de alcachofra e espinafre: inspirada na entrada da rede de restaurantes americana Applebee’s, esse patê é feito com mussarela, parmesão, cebola, espinafre e alcachofra. Ele é todo preparado na panela e feito para ser servido quente acompanhado de Doritos.

8. Minibruschettas com anchovas e coração de alcachofra: uma combinação bem interessante em uma receita prática. Misture as anchovas, o coração de alcachofra picado, suco de limão, azeite e pimenta. Este é o antepasto que será servido em cima de fatias de pão ciabatta!

9. Espetinho de alcachofra: parte essencial de qualquer churrasco vegetariano, os espetinhos de alcachofra são deliciosos e levam também tomate, cebola e pimenta. Confira!

Receitas de alcachofra recheada

Foto: Reprodução / Gastrolândia

10. Alcachofra alla romana: nessa receita, as alcachofras cozidas serão recheadas com pão, alho, ervas e queijo parmesão ralado. Junte esses ingredientes em uma vasilha até formar uma farofa e recheie. Cubra com o queijo antes de levar ao forno. Você também pode usar as pétalas para decorar o prato.

11. Alcachofra recheada com aliche: as alcachofras combinam muito bem com esse tipo de recheio que é passado no processador até virar uma farofinha. Essa mistura é servida entre as pétalas da alcachofra já cortada e cozida e vai ao forno antes de ser servida.

12. Alcachofra recheada com frutos do mar: além do recheio, a forma de servir essa alcachofra recheada é um pouco diferente. Cozinhe-a em uma panela e vá preparando os frutos do mar – incluindo camarões, mariscos e lula – que serão servidos dentro dela em uma frigideira.

13. Alcachofra recheada com linguiça e bacon: esse recheio também utiliza o talo da alcachofra, que muitas vezes não é aproveitado. Corte o talo em cubos e refogue com a calabresa, o bacon e a cebola. Esse recheio é servido na parte de dentro da alcachofra com as pétalas abertas!

14. Fundos de alcachofra recheados com queijo: os fundos da alcachofra podem ser retirados por você ou já comprados em conserva prontos para receberem o recheio feito com mussarela, requeijão e parmesão. É só colocar sobre os fundos e levar ao forno. Rápido e fácil!

15. Alcachofra recheada com queijo: também é uma ótima ideia rechear as alcachofras inteiras com queijo. Depois de preparadas, comece a rechear colocando o queijo gorgonzola entre as pétalas. O passo seguinte é cobrir tudo com o parmesão ralado e levar ao forno.

Receitas de saladas com alcachofras

Foto: Reprodução / Sabores da Vida

15. Salada de coração de alcachofra com queijo branco: excelente opção de refeição leve, essa salada é feita com os corações de alcachofra comprados em conserva, queijo branco, alface americana, cenoura e castanha-do-pará. Decore com uma camada de parmesão ralado!

16. Salada de grão-de-bico, atum e alcachofra: originalmente essa receita era um sanduíche, mas também funcionou muito bem como salada. Além das alcachofras em conserva, ela leva azeitonas pretas, suco de limão, hortelã, azeite e pimenta-do-reino.

17. Salada de alcachofra e tomates: essa é outra salada fresca onde o segredo está na forma de servir. Forre a travessa com as alfaces e vá cobrindo tudo com os tomates-cereja, as azeitonas e um vidro de salada de alcachofra em conserva.

18. Salada de coração de alcachofra e amoras: as amoras e os corações de alcachofra cortados e banhados no azeite são os ingredientes principais dessa salada. Elas serão acompanhadas no prato por amêndoas em lâminas, azeitonas e um belo pedaço de ricota cortado em cubinhos.

Receitas de risotos com alcachofras

Foto: Reprodução / Cozinha a Dois

19. Risoto de cevadinha com alcachofras e hortelã: normalmente utilizada em receitas de sopas, a cevadinha também vai bem nesse risoto com alcachofra. Ela utiliza os corações de alcachofra em conserva e fica com uma textura um pouco diferente dos risotos feitos com arroz arbóreo.

20. Risoto simples de alcachofra: o sabor das alcachofras combinado com todas as facilidades dos risotos mais simples. Utilize o arroz apropriado e siga os passos, adicionando parte das alcachofras durante o preparo e o restante depois que todo o caldo tiver sido incorporado ao arroz.

21. Risoto de alcachofra com presunto de parma: uma dica importante para esse prato é comprar as alcachofras em conserva no azeite e não no vinagre, assim, você pode utilizar o próprio azeite no preparo. Nem precisa picar as alcachofras, pois elas se desmancham durante o cozimento.

22. Risoto de alcachofra e camarão no forno: aqui, você garante o sabor do risoto sem o tempo de preparo no fogão. Coloque o arroz e o caldo em um refratário coberto com papel alumínio e leve ao forno preaquecido. Adicione os camarões e cozinhe até que o arroz atinga o ponto certo.

23. Risoto de abobrinha com alcachofra frita: este risoto é preparado com o fundo da alcachofra. Retire todas as pétalas e os pelinhos que ficam presos nessa parte, corte em fatias e passe na farinha antes de fritar. Os pedaços vão por cima do risoto feito no caldo de legumes.

24. Risoto servido na alcachofra: esse prato vai ganhar um ar completamente diferente só pela apresentação. O risoto é feito com caldo de legumes e um pouco do líquido do cozimento das alcachofras, mas o diferencial mesmo está em servir o arroz dentro de uma alcachofra com as pétalas abertas.

25. Risoto de coração de alcachofra: receita simples e rápida que utiliza um pote de corações de alcachofra em conserva adicionados cortados ao final do preparo do risoto. Finalize com o queijo ralado por cima de tudo!

26. Risoto de fundo de alcachofra e azeite trufado: refogue o fundo de alcachofra picado na frigideira, deixe dourar e reserve enquanto prepara o arroz do risoto. Quando o caldo já tiver sido absorvido, adicione as alcachofras, o creme de leite, misture e mexa bem.

Receitas de macarrão com alcachofra

Foto: Reprodução / Diga Maria

27. Macarronada com fettuccine, molho de frango e alcachofra: pode não ser o ingrediente principal, mas a alcachofra é fundamental para manter o sabor dessa deliciosa combinação. Cozinhe o frango em uma panela com o molho de tomate antes de desfiar e servir com o fettuccine.

28. Talharim negro ao molho de alcachofras: os fundos e corações de alcachofra cortados serão adicionados a um molho que já tem alcaparras, mostarda, tomates e suco de limão. Sirva com o talharim negro, misturando bem o molho para que ele entre em contato com toda a massa.

29. Tagliatelle com alcachofra: as instruções são para alcachofras frescas, mas você pode utilizar as em conserva caso prefira. O coração de alcachofra previamente cozido deve ser confitado até ficar bem macio. Refogue alho e cebola e adicione as alcachofras e o tagliatelle já cozido.

30. Massa com camarão e alcachofras: prato fácil de fazer e que tem um toque especial no capim-limão, adicionado à mesma frigideira onde serão preparados os camarões e o molho de iogurte com creme de leite. Amarre as folhas em um barbante para ficar mais fácil de descartar depois.

31. Fusilli ao presunto de parma, berinjela e alcachofra: berinjela fresca e corações de alcachofra são uma combinação sensacional e vão muito bem com qualquer massa. Nesse caso, corte as duas em cubos para servir com a massa fusilli, presunto de parma e parmesão ralado.

32. Fettuccine com alcachofras: a massa e os fundos de alcachofra em conserva guiarão os complementos desse prato, incluindo pimentão vermelho, tomates, cebola, manjericão e o queijo pecorino ralado. Dá até para preparar o molho e a massa ao mesmo tempo!

Receitas de tortas e gratinados com alcachofra

Foto: Reprodução / Gastrolândia

33. Quiche de alcachofra e alho-poró: quiche de alho-poró já é um lanche clássico para quem não quer algo muito pesado e ele fica ainda mais gostoso se você adicionar fundos de alcachofra picados. A cobertura é feita com ovos, creme de leite, noz-moscada e parmesão ralado.

34. Torta de alcachofra com queijo de cabra: essa torta é feita com a massa folhada comprada pronta e pode ser preparada em menos de 15 minutos. Tempere o queijo de cabra, coloque sobre a massa e decore com os cubinhos de alcachofra. Leve ao forno por 3 minutos e tempere com a laranja!

35. Vol-au-vent com alcachofras: o vol-au-vent é uma iguaria da culinária francesa. Ela é montada como uma caixinha que pode ser recheada com todo tipo de coisa, inclusive alcachofras. Recheie com uma camada de cream cheese e outra de alcachofras passadas na frigideira!

36. Dip de espinafre e alcachofra: uma entrada bem comum em restaurantes dos Estados Unidos, essa mistura é feita para ser comida com tortilhas de milho ou Doritos. Faça um creme de espinafre e junte com os corações de alcachofra refogados. Esse creme ainda vai ao forno por 10 minutos.

37. Dip de espinafre e alcachofra com cream cheese: algumas adições mudam um pouco o resultado final, como o cream cheese e o creme de leite, que são adicionados ao creme, e o queijo mussarela, que se junta ao parmesão borbulhando no forno enquanto o creme aquece.

Receitas variadas com alcachofra

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

38. Arroz vermelho com corações de alcachofra: assim como é um ótimo ingrediente para risotos, a alcachofra também é uma excelente companheira do arroz vermelho. Complete o prato com um creme de ricota para acrescentar um sabor mais ácido à receita!

39. Frittata de alcachofras: clássico da culinária italiana, a frittata é feita com ovo e recheada com diversos ingredientes. Nesta versão, ela recebeu também algumas influências da cozinha espanhola, utilizando batatas para criar uma espécie de omelete com alcachofras.

40. Rondelli de alcachofras e limão: quase todas as massas vão muito bem com alcachofras e não é diferente com o rondelli. Essa receita recheia as massas com molho bechamel e as alcachofras. Enrole a massa e leve à geladeira antes de colocar em um refratário e mandar para o forno.

41. Paella vegetariana: esse prato espanhol é normalmente feito com uma grande variedade de frutos do mar, mas pode ser adaptado para o paladar vegetariano combinando todo tipo de vegetais, como couve-flor, cogumelos, cenoura, palmito, pimentão e, claro, as alcachofras.

Com tantas opções, é impossível não encontrar uma que te agrade. Escolha a receita da vez, prepare em casa e experimente!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS