39 receitas com alcatra para o dia a dia ou refeições especiais

Escrito por    

A carne é um alimento que está presente em muitas refeições, por isso, é muito interessante saber como preparar determinado corte de diversas maneiras para, assim, não cair na rotina. Nesse caso, a alcatra foi escolhida.

Continua após o anúncio

Para um almoço ou jantar simples durante a semana ou mais incrementado para sábados e domingos, ou até mesmo para um lanche rápido, esse ingrediente pode ser usado para completar o sabor do seu prato.

As opções presentes na lista abaixo vão desde modos de preparos diferentes de um bife até mais elaboradas, com legumes ou molhos especiais, por exemplo.

Alcatra assada

Foto: Reprodução / Cozinha travessa

Foto: Reprodução / Cozinha travessa

1. Alcatra com ghee e batata: ghee é uma manteiga sem lactose e purificada, por isso, é super saudável. Além disso, ela dá um gosto super especial para a carne e as batatas. O prato deve ficar no forno por pelo menos 1 hora.

2. Alcatra à parmegiana: se você adora aquele bife com uma casquinha crocante, molho de tomate e queijo, mas quer evitar frituras, uma boa opção é assar o prato. O tempo no forno é de apenas 30 minutos.

3. Alcatra com presunto parma: que tal envolver a peça de carne com presunto parma? Com esse preparo, a alcatra fica com o gostinho do presunto. Para incrementar o prato, você também pode assar batatas.

4. Alcatra recheada: que tal rechear sua carne com presunto e queijo? Essa dupla queridinha pode dar um sabor completamente novo ao seu prato, e ainda, sem te dar muito trabalho.

Alcatra cozida

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

5. Alcatra com molho de cebola: se você gosta de uma carne bem temperadinha, a cebola é uma ótima opção de ingrediente para ser usado no preparo da sua receita, pois além do sabor, ela também gera diversos benefícios à saúde.

6. Alcatra na cerveja preta: temperar sua carne usando cerveja preta vai deixar seu prato com um toque levemente adocicado e o molho fica super suculento. É uma ótima receita para sair da rotina sem ter muito trabalho.

Continua após o anúncio

7. Alcatra de panela: sabe aquela carne com o interior rosado, uma crosta crocante e um molho suculento com toque de shoyu? Essa receita deixa a alcatra nesse ponto!

8. Alcatra com café: o café pode ser um ingrediente inusitado para temperar sua carne, mas se você gosta inovar e de um sabor marcante, com certeza vale a pena experimentar essa receita que também tem cebola como acompanhamento.

9. Alcatra com brócolis: a carne combinada com o legume é uma ótima opção para uma refeição leve e saudável. Além disso, o preparo não é demorado e nem trabalhoso.

10. Tiras de alcatra com molho de gorgonzola: essa é uma ótima opção para um petisco com um sabor diferente, mas também cai muito bem como acompanhamento para o almoço ou jantar, e até mesmo como recheio para aquele sanduíche. Além de ser super versátil, essa é uma receita muito gostosa.

11. Picadinho de alcatra na cerveja: a cerveja clara também pode dar um sabor especial ao molho e a carne, sabia? Muito comum nos copos dos brasileiros, ela também cai muito bem combinada com a alcatra.

Alcatra grelhada

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

12. Alcatra ao molho de mostarda: a sugestão dessa receita é grelhar bifes altos do miolo da alcatra e cobri-los com um molho feito com creme de ricota e mostarda. É uma ótima opção para um sabor novo, mas com um preparo rápido. A dica é servir acompanhado de batatas.

13. Alcatra com shimeji nessa receita, a carne fica com um molho bem suculento que é acompanhado dos cogumelos. Para incrementar sua refeição, você ainda confere como preparar um purê de batata com milho verde.

14. Alcatra acebolada: o bife acebolado é um alimento muito comum na mesa do dia a dia, não é mesmo? Porém, para quem não tem muita experiência na cozinha, é interessante conferir as dicas de como preparar esse prato com sucesso.

15. Alcatra ao molho de cogumelos: o molho que acompanha a carne nessa receita é feito com nata e champignon, que também é conhecido como cogumelo Paris. O processo é bem simples, mas o prato pode te surpreender pelo sabor.

Continua após o anúncio

16. Alcatra acebolada com requeijão: incrementar seu bife acebolado com requeijão pode ser uma maneira simples de sair da rotina, que dará outro sabor ao seu prato.

17. Alcatra com queijo coalho e bacon: sabe o bife à rolê, aquele em que a carne é recheada e enrolada? Essa é a proposta dessa receita, que ainda ganha um molho de tomate como cobertura.

18. Picadinho de alcatra: que tal combinar os pedacinhos de carne com cenoura e ervilhas? Essa é a proposta dessa receita, que além de ter um gostinho muito bom, não dá muito trabalho.

19. Alcatra ao molho barbecue: o uso do molho barbecue é muito famoso quando acompanha costelinhas de porco, mas também combina muito bem com carne bovina. Se você gosta de um toque adocicado, experimente essa receita.

20. Alcatra com molho de gorgonzola: se você gosta de sabores intensos, experimentar esse bife acompanhado de molho de gorgonzola com um toque de mel é uma ótima pedida para inovar o cardápio.

21. Alcatra com molho oriental: que tal preparar um molho com shoyu, gengibre, cebola, gergelim e alguns outros temperos para acompanhar a sua carne? O processo é bem simples, mas renderá um prato com sabor novo.

22. Espetinho com molho teryaki: nessa receita, você vai aprender a preparar espetinhos em um grill. Por isso, essa é uma opção muito prática e que pode ser feita até por quem mora em apartamento ou não tem churrasqueira. O molho teryaki dá um gostinho adocicado ao seu prato.

23. Picadinho agridoce: com um preparo muito simples e prático é possível fazer um picadinho muito saboroso. O molho agridoce é feito com mel, mostarda, vinagre, vinho tinto, água e caldo de carne em tablete. Como a carne é feita na panela de pressão, o tempo na cozinha é curto.

Pratos diversos com alcatra

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

24. Strogonoff de alcatra com shoyu: essa é uma das várias versões de strogonoff que podem ser encontradas. O toque de shoyu vai deixar seu prato com um sabor mais intenso, mas ainda muito saboroso.

25. Sopa de alcatra: os dias frios pedem uma comidinha quente e que traga uma sensação de conforto, e uma sopa é uma ótima pedida para esses momentos, não é mesmo? Além da carne, legumes e cerveja são usados para completar o sabor do prato.

26. Tartar de alcatra: não é todo mundo que se arrisca a comer carne crua, mas se você está fora desse grupo, esse clássico francês é uma opção com preparo simples. Porém, antes de começar a fazer a receita, é importante saber que a carne usada deve ser fresca, e não descongelada.

27. Alcatra oriental com brócolis: se você quer uma refeição muito saborosa e que não te dê muito trabalho, essa pode ser uma ótima opção. A combinação de carne, brócolis, shoyu cai muito bem como um prato leve.

28. Escondidinho de alcatra: essa é uma opção para quem quer uma refeição saudável, mas sem deixar o sabor de lado. A alcatra foi escolhida por ser uma carne macia e magra, já o escondidinho é feito com mandioca salsa, requeijão light, leite desnatado e temperos.

29. Strogonoff de alcatra: o strogonoff é um prato que aparece de vez em quando na mesa de muitos brasileiros e muitas versões são feitas. Aqui você pode conferir uma opção de como preparar na sua casa.

30. Gratinado com creme de milho e alcatra: esse prato é muito parecido com um escondidinho, mas é feito com creme de milho e carne picadinha. O queijo derretido por cima deixa uma crosta crocante e douradinha.

31. Tiras de alcatra com legumes: brócolis, cenoura, abobrinha, tomate, aspargos e temperos são misturados com a carne. Se você quer uma refeição que seja nutritiva, leve e com um preparo simples, essa receita pode ser uma ótima pedida.

32. Espaguete com tiras de alcatra: o macarrão é uma ótima opção para aqueles dias em que bate a preguiça de cozinhar, ou até mesmo quando queremos uma refeição saborosa, mas que fique pronta em pouco tempo.

33. Ensopado de abóbora e alcatra: essa é outra opção de um prato bem quentinho para os dias frios. Além disso, é uma preparação leve e saudável, por isso, cai muito bem no jantar.

34. Chilli de alcatra e legumes: essa não é uma receita de chilli mexicano, mas sim uma versão que é muito comum nos Estados Unidos. O prato consiste em pedaços de carne com molho e legumes, por isso acompanha muito bem diferentes pratos, como arroz, polenta ou massas.

35. Espaguete com alcatra e berinjela: além da carne e da berinjela, o molho que acompanha esse macarrão também leva bacon, tomate, vinho e vários temperos que fazem o sabor do prato ser único.

Sanduíches com alcatra

Foto: Reprodução / Figos e funghis

Foto: Reprodução / Figos e funghis

36. Sanduíche de alcatra: que tal rechear o pão francês do dia a dia com carne cortada em tirinhas, cebola e pimentão vermelho? Além de um lanche gostoso, você vai ver que o preparo é simples e rápido.

37. Hambúrguer de alcatra: se você quer se deliciar com um hambúrguer sem sair do conforto da sua casa, que tal experimentar essa receita que tem um toque picante?

38. Hambúrguer recheado com gorgonzola: se você não quer saborear um simples hambúrguer, mas sim um sanduíche mais elaborado, rechear a carne com gorgonzola e servir com presunto parma é uma ótima opção para inovar.

39. Buraco quente: essa é uma versão do pão com alcatra moída incrementada, pois além de um molho bem temperado, o recheio leva bacon, repolho roxo, cenoura e pimentão vermelho.

A carne pode ser usada para preparar uma grande variedade de pratos e também pode ser combinada com diferentes ingredientes. Assim, fica fácil não cair na rotina e sempre inovar na cozinha.

PARA VOCÊ