40 receitas com alecrim para dar muito mais sabor aos seus pratos

Escrito por                          

Ótimo para cultivar em casa, o alecrim é uma erva aromática cheia de benefícios para a saúde. Dentre eles: pode auxiliar na digestão, aliviar a ansiedade e ajudar o sistema nervoso. Ou seja, é um ingrediente essencial para acrescentar à dieta. Por isso, confira nossa seleção de receitas com alecrim:

Continua após o anúncio

Frangos

iStock

1. Frango com alecrim: quem não ama um almoço rápido e saboroso? Usando apenas peito de frango, alho, azeite, suco de laranja, batata, pimentão e alecrim você prepara esse prato suculento.

2. Asinha de frango com alecrim: essa é aquela receita que não pode faltar no churrasco de domingo. É só usar alecrim, folhas de louro, limão, azeite e sal para temperar as asinhas e conferir as dicas para a hora de assar.

3. Filé de frango recheado: querendo uma opção mais criativa para o churrasco? Aqui, o filé de frango é recheado com alecrim, tomilho, orégano e pimentões para trazer ainda mais sabor para essa carne.

4. Frango atropelado assado na churrasqueira: se você gosta de preparar um frango inteiro, essa é a sua receita ideal! Além de temperar a carne e assar na churrasqueira, você também aprende a fazer um molho com cenoura baby para acompanhar.

5. Galeto na brasa: pelo seu tamanho ser menor, o galeto é uma boa opção para quem quer fazer uma carne na brasa para poucas pessoas. É só seguir as dicas e servir essa delícia na hora do almoço!

Carnes assadas

iStock

6. Contrafilé assado com alecrim: com apenas sal, alho, alecrim e azeite você prepara essa carne vermelha supersaborosa e com um molho que vai fazer toda a diferença no prato.

7. Pernil assado com batata e alecrim: vai receber visitas em casa? Nesse passo a passo você aprende a preparar um pernil suculento com batatas assadas e farofa de bacon que promete agradar a todos.

Continua após o anúncio

8. Pernil de cordeiro assado: se você quer preparar uma refeição bem especial, aqui você vai precisar deixar o pernil marinando com mel, mostarda, alecrim, alho e sal por um dia antes de cozinhar.

9. Costela angus assada com alecrim: usando molho shoyu, mostarda dijon, alecrim e alho para temperar a costela, essa é mais uma ótima receita para os fãs de churrasco que amam assar a carne na brasa.

10. Cordeiro assado com alecrim: em menos de dois minutos você aprende a preparar esse pernil de cordeiro assado com pimenta-do-reino, sal, alho, alecrim, mostarda, azeite e caldo de galinha.

Outras carnes

iStock

11. Carne de panela na cerveja com alecrim: procurando aquela receita com gostinho de casa de vó? Cheia de temperos e com um molho delicioso, essa opção vai deixar todo mundo com gostinho de quero mais.

12. Contrafilé com alecrim e manteiga: que tal preparar uma carne na brasa temperando apenas com sal e alecrim? Além dessa dica, é só passar a manteiga depois e servir essa opção muito prática.

13. Alcatra de porco: fazer uma alcatra bem temperada vai ficar bem simples com a ajuda desse vídeo. É só preparar um azeite com sal, pimenta, alecrim, manjericão e seguir as dicas para assar na churrasqueira.

14. Tender com mostarda, mel e alecrim: apesar de ser tradicional nas festas de fim de ano, o tender cai bem em qualquer época! Por isso, esse molho com vinho branco, mel, azeite, alecrim, mostarda e sal tem tudo para fazer sucesso como tempero dessa carne.

15. Salmão grelhado com alecrim e limão siciliano: o salmão é aquele peixe fácil de agradar na hora de receber visitas, certo? Aqui, com limão siciliano, alecrim, azeite, sal e pimenta você prepara uma receita supersimples, mas deliciosa.

Batatas

iStock

16. Batata-doce assada com alecrim: querendo um acompanhamento ou aperitivo fácil de fazer? Sem nem precisar retirar a casca da batata-doce, é só acrescentar os temperos e colocar para assar por alguns minutinhos.

Continua após o anúncio

17. Batata-doce palito: que tal fazer um aperitivo que parece batata frita, mas é mais saudável? Com alecrim, azeite, sal, páprica doce, pimenta-do-reino e farinha de milho você prepara essa batata-doce assada que vai te surpreender.

18. Tabuleiro de chips de batata-doce crocante com alecrim: em menos de dois minutos esse passo a passo te mostra como fazer um chips de batata-doce bem crocante e temperado com alho, alecrim, limão siciliano, sal e azeite.

19. Batata rústica com alecrim: querendo diversificar no preparo das batatas? Só com azeite, sal e alecrim você prepara um acompanhamento gostoso e prático para as suas refeições.

20. Batata assada com alecrim: apesar dos ingredientes bem parecidos com os da receita anterior, o modo de preparo varia e os ingredientes aparecem em menor quantidade.

21. Batata laminada com queijo e alecrim: é criatividade que você quer? Então confira esse vídeo para aprender a fazer batatas laminadas com sal, pimenta, alho, queijo ralado, manteiga e alecrim.

22. Batata gratinada com alecrim e queijo: se você também acha que queijo e batata são a combinação perfeita, não pode perder esse passo a passo! Com molho branco e queijo parmesão, esse prato tem tudo para agradar seu paladar.

Pães

iStock

23. Pão de cerveja com alecrim: já imaginou usar cerveja ao invés de leite para preparar uma massa de pão? Com farinha de trigo, fermento, sal, parmesão, ovos, óleo e alecrim, você faz esse pão delicioso para servir como aperititivo.

24. Pão de beijo de alecrim: está procurando pãezinhos em porções individuais? De forma bem rápida, esse vídeo te mostra como preparar uma massa com azeite, água, sal, batata-doce, alecrim, polvilho doce e azedo.

25. Focaccia: esse pão tipicamente italiano é ótimo para servir como entrada ou aperitivo. Cheio de dicas imperdíveis, esse passo a passo te ensina uma receita incrível de focaccia com alecrim.

26. Pão rústico de alecrim: sabe aquele pão grande, bonito e que serve várias pessoas? Que tal prepará-lo na sua casa? Com poucos ingredientes e um fácil modo de preparo, o cheirinho de padaria vai invadir a sua casa!

27. Pão de alecrim vegano: está seguindo a dieta vegana e deu aquela vontade de comer um lanche gostoso? Aqui, com várias dicas você faz um pão grande de massa fofa e sem ingredientes de origem animal.

Drinks

iStock

28. Gin tônica: que tal preparar esse drink queridinho do momento com ainda mais sabor? O ramo de alecrim entra para aromatizar e deixar a sua bebida com uma aparência ainda mais bonita.

29. Gin tônica saborizado: diferente da receita anterior, aqui você também utiliza uvas sem semente para trazer um gostinho diferente para o seu coquetel. Ótimo para quem quer inovar nesse preparo!

30. Gin tônica do Mediterrâneo: vai chamar os amigos em casa e quer mostrar suas habilidades com a bebida? Então separa gin, água tônica, limão siciliano, cardamomo, alecrim, gelo e confira esse vídeo.

31. Gin de maçã verde e limão: deu aquela vontade de experimentar novos drinks? Com limão siciliano, maçã verde, canela em pau, alecrim, água tônica, gelo e gin você aprende mais uma opção para o seu cardápio de bebidas.

32. Drink de pêra e alecrim: com o calor do Brasil, nada melhor que um drink gelado para refrescar! De forma simples e usando o liquidificador, você prepara essa bebida com pera e vodka.

33. Caipi de maracujá: já pensou em utilizar tempero japonês para fazer um drink? Com vodka, polpa de maracujá, açúcar, alecrim e wasabi você prepara essa caipi bem exótica.

34. Caipirinha: quem é fã de caipirinha, vai amar essa versão diferenciada. Você vai surpreender o seu paladar usando apenas cinco ingredientes: cachaça, carambola, açúcar, alecrim e gelo.

Outros

iStock

35. Azeite de alecrim: suas definições de presente vão mudar depois de assistir esse vídeo. Ótimo para alegrar o dia daquela pessoa querida que ama cozinhar, essa é uma ideia simples para usar em casa ou presentear alguém.

36. Pasta de alho com alecrim: evitar os temperos prontos é ótimo para a sua saúde. Por isso, aqui você faz o seu próprio usando folhas de cebola, alho, alecrim, pimenta e sal para usar sempre que precisar.

37. Cebola-roxa assada com alecrim: procurando um acompanhamento que cai superbem com carnes? Nesse passo a passo, com cebola roxa, alecrim, azeite, sal e pimenta, você faz essa delícia para quem ama cebola.

38. Abóbora assada com alecrim: se você quer fazer mais acompanhamentos vegetarianos, uma ótima opção é essa receita de abóbora assada com sal, pimenta, tomilho, alecrim, alho e azeite.

39. Farofa natalina com cranberry e alecrim: o Natal já passou, mas uma farofa gostosa sempre cai bem, não é mesmo? Então é só usar farinha de mandioca, sal, alecrim, manteiga e cranberry para complementar o seu almoço.

40. Cogumelo shimeji na manteiga com alecrim: quem ama cogumelos já sabe que dá para utilizá-lo em diversos pratos. Pensando nisso, esse vídeo te mostra como preparar shimeji com manteiga, alecrim, sal e pimenta para comer com carnes, saladas ou da forma que preferir.

São diversas ideias para você adicionar o alecrim na sua rotina alimentar. E, pensando em trazer mais sabor para os seus pratos, veja também receitas com tomilho que te convencerão a começar a sua própria horta em casa.

PARA VOCÊ