30 receitas com anchova para refeições marcantes e saborosas

A anchova conta com um sabor marcante e pode ser encontrada facilmente, por isso, seu consumo é bem comum, já que ela está presente nos mares tropicais do mundo todo. Aqui no Brasil, por exemplo, ela pode ser encontrada em toda a costa, de Norte a Sul.

Publicidade

Além de contar com um gosto único, o consumo desse peixe pode gerar diversos benefícios à saúde, protege o coração e os olhos, ajuda na perda de peso e na qualidade da pele, dos ossos e dos dentes.

Para que você conheça algumas maneiras de preparar a anchova em casa, confira uma seleção com as melhores receitas. Algumas são feitas com o peixe fresco, enquanto outras levam a versão em conserva. Aprenda!

Petiscos e lanches com anchovas

1. Torradinhas de anchova: se você está procurando por uma receita que fique pronta em apenas alguns minutos, mas que seja ideal para um petisco delicioso, essa pode ser a opção ideal. Aqui, você aprende como fazer torradinhas com pão de forma que são cobertas com anchovas, azeite e pimenta. O tempo na cozinha é curtinho, assim como a lista de ingredientes, mas sabor do prato é super marcante.

2. Bruschettas com anchova: que tal preparar mini bruschettas que são feitas com pão italiano, coração de alcachora e anchovas? Essa é uma ótima pedida para um petisco que mescla sabores variados e que pode ser um grande sucesso na sua mesa.

Publicidade

3. Sanduíche com anchova: o sanduíche é uma ótima pedida para um lanche rápido, prático e saboroso, não é mesmo? Por isso, aqui você pode conferir uma ótima dica de recheio para o seu pão, que combina ingredientes como as anchovas, ovos e até alcaparras. O resultado é um creme marcante e com uma textura bem levinha.

4. Pizza napolitana: para fazer essa receita em casa você pode conferir o passo a passo de uma massa caseira ou se preocupar apenas com o recheio, que é feito com anchova, tomate, mussarela, azeitona e alcaparras. A lista de ingredientes que você vai precisar é bem curtinha, mas o sabor é pra lá de marcante.

5. Pizza de anchova: essa é uma receita que combina anchovas e tomates para o recheio da pizza. O preparo é super simples, mas o resultado é tão gostoso que será difícil comer apenas um pedaço, então, que tal testar em casa?

Publicidade

Pratos com a carne em destaque

6. Anchova recheada: para testar essa receita em casa você vai precisar do peixe inteiro, mas peça para que o peixeiro limpe a anchova. O recheio é feito com aliche, cebola, limão e alguns temperos. O passo a passo é super simples, mas o resultado é incrível.

7. Anchova no sal grosso: essa é outra receita de peixe inteiro para testar em casa, porém, aqui, a carne é coberta com sal grosso, que dá gosto ao prato. Se você não quer passar muito tempo na cozinha, deve conhecer essa opção.

8. Anchova grelhada: nessa receita, você confere como preparar um delicioso filé de anchova grelhado e ainda aprende a fazer um nhoque de banana ouro para servir como acompanhamento. O resultado é uma combinação de sabores que pode deixar muita gente com água na boca.

9. Anchova escalada: se você está procurando por uma receita que seja fácil de ser feita, saudável e ainda tenha um gostinho incrível, essa pode ser a escolha certa para testar na sua cozinha. Além da anchova, outros peixes, como a tainha, por exemplo, podem ser preparados dessa maneira.

10. Salmão com anchova: essa é uma receita em que o filé de salmão é temperado e o filé de anchova é amassado com alecrim. O resultado é um prato que fica com um sabor surpreendente e que pode deixar muita gente com gostinho de quero mais.

11. Vitello tonnato: essa é uma receita de lagarto, mais especificamente de vitelo, que leva filés de anchova para o preparo do recheio. A lista de ingredientes não é das mais curtinhas, mas o sabor é tão gostoso, que vale a pena ir ao mercado e comprar todos os itens.

Pratos leves com anchova

12. Salada de trigo com anchova: já nessa receita, você confere como fazer uma deliciosa salada que combina trigo, beterrabas com vinagrete e anchovas. O resultado é um prato super colorido, cheio de nutrientes e com um gostinho incrível para a sua refeição.

13. Salada de macarrão e anchova: para quem gosta de uma salada mais encorpada, usar o macarrão pode ser uma ótima pedida. Além disso, a anchova entra em cena para dar um toque extra de sabor ao prato e deixar sua refeição muito mais gostosa.

14. Abobrinha com anchova: se você está procurando por uma receita que fica pronta em apenas alguns minutos e que seja super refrescante, essa pode ser a opção ideal para testar em casa. Aqui, a abobrinha é usada crua, o que faz com que seu tempo na cozinha seja bem curtinho.

Publicidade

15. Quiche de cebola e anchova: a quiche é uma torta bem levinha feita com uma massa crocante e com um recheio pra lá de cremoso. Aqui, a cebola caramelizada é combinada com anchovas para um sabor incrível que pode surpreender quem experimentar.

Massas com anchova

16. Massa com atum, legumes e anchova: essa é uma receita em que a anchova, na verdade, é usada apenas como coadjuvante, pois ela entra em cena só para agregar um pouco de textura e sal ao prato. Porém, o resultado é super gostoso e vale a pena testar em casa.

17. Massa com anchova, tomate e alcaparras: essa é uma receita em que a massa é incrementada com um molho de tomate, alcaparras e anchovas. É uma ótima pedida para quem quer um prato com um sabor marcante e não quer passar muito tempo cozinhando.

18. Macarrão de atum e anchova: que tal preparar um macarrão que combina o sabor do atum com o da anchova? É uma ótima pedida para quem adora peixes e quer conhecer uma nova pedida para a próxima refeição.

19. Macarrão com anchova e provolone: essa é uma receita em que o macarrão é incrementado com um molho feito com provolone, pedacinhos de carne e anchovas. É um prato que fica supercremoso e que pode surpreender pela textura e sabor.

20. Penne com anchova e tomate: essa é uma receita bem simples e que fica super levinha, é ideal para aquela refeição descompromissada, mas cheia de sabor. Além disso, a lista de ingredientes é bem curtinha.

21. Espaguete puttanesca: essa é uma receita super clássica, que combina uma massa de sua preferência com tomate, azeitona, anchova, alcaparras e diversos temperos. O sabor é super intenso e o tempo na cozinha não é dos mais longos.

22. Espaguete com anchova: se você está procurando uma receita bem básica, mas que tenha um gostinho incrível, deve parar para conhecer essa receita. Aqui, o espaguete é feito apenas com molho de alho e anchovas. Mesmo com um tempo curtinho na cozinha, é possível saborear um prato espetacular.

23. Massa com lula e anchova: a principal combinação dessa receita é da massa com anéis de lula, porém, as anchovas também entram em cena para agregar textura e sabor ao prato. Além disso, o preparo não é nada complicado, o que é ótimo, não é mesmo?

Publicidade

Molhos e pastas com anchova

24. Tapenade: essa é a receita de uma pasta que tem como principal ingrediente a azeitona preta, porém, a anchova também entra em cena para dar um toque extra de sabor e ainda deixar a textura mais encorpada. É uma opção simples, mas que cai muito bem com massas, pães e e outros alimentos.

25. Molho puttanesca: que tal conferir como preparar um delicioso molho puttanesca? Você pode usar esse molho para incrementar um espaguete ou até mesmo como recheio de uma lasanha.

26. Molho bolonhesa com anchova: o molho à bolonhesa é composto por uma combinação de molho de tomate com carne moída, mas se você quiser mudar um pouco essa receita tão tradicional, basta acrescentar um pouco de anchova que o resultado será surpreendente.

27. Molho vermelho com anchova: essa é uma daquelas receitas de molho vermelho que você pode fazer em grande quantidade e congelar. Assim, sempre que você precisar usar esse ingrediente, terá em sua geladeira uma versão caseira com um gostinho especial.

28. Tapenade com figos: essa é outra receita de pasta de azeitona que é incrementada com anchovas, porém, aqui, os figos também entram em cena para dar um toque extra de sabor e deixar sua refeição ainda mais gostosa.

29. Pasta de ovos com anchova: nessa receita, você confere como fazer uma deliciosa pastinha de ovos, anchovas e alcaparras que é usada para o recheio de um sanduíche. Essa é uma ótima pedida para o café da manhã ou para o lanche da tarde.

30. Sardela: essa é a receita de uma pasta que tem como principal ingrediente a anchova, mas que tem seu sabor incrementado com o uso de pimentões vermelhos, tomates e diversos temperos. A dica é servir a sardela sobre fatias de pão!

Como você percebeu, é possível acrescentar as anchovas ao seu cardápio de diversas maneiras. Então, se você gosta do sabor marcante desse peixe, não deixe de testar alguma receita em casa! E se você é fã de peixes, ainda pode checar algumas receitas que são feitas com o salmão.