20 receitas com azeite trufado para cozinhar como um verdadeiro chef

Escrito por    
Em 18.02.20

Extremamente refinadas, as receitas com azeite trufado são ótimas para quem gosta de se aventurar na cozinha e conhecer novos sabores. Mas cuidado: esse ingrediente deve ser usado na quantidade certa! Quer incluir essa delícia em diferentes pratos da sua alimentação? Então, confira a seleção incrível que separamos para você:

Continua após o anúncio

1. Pipoca com azeite trufado

Você já experimentou alguma pipoca gourmet? Se não, essa é a sua chance! Aqui, a base é o milho tradicional, que deve ser estourado no óleo. Depois, é só colocar a quantidade de sal que você preferir e regar com um fio de azeite trufado. Um toque simples, mas que faz toda diferença no resultado final.

2. Pipoca colorida

Mais uma opção de pipoca diferente, essa receita vai deixar as crianças fascinadas. O segredo para o colorido bonito e muito charmoso? Corante líquido de pelo menos três cores diferentes. Você pode servir em uma festinha infantil que o sucesso é garantido!

3. Salada de quinoa trufada

Um jantar mais sofisticado pede uma salada mais elaborada, certo? E nada melhor do que uma versão com cogumelos, quinoa, vinagre balsâmico e azeite trufado como ingredientes principais. A dica para deixar tudo bem bonito é caprichar na hora da montagem!

4. Fondue no pão italiano

Caiu a temperatura aí na sua cidade e tudo o que você quer é saborear uma comida bem gostosa? Então, invista nesse fondue que é servido dentro do próprio pão italiano. No estilo comfort food, essa delícia vai deixar você feliz e com aquela sensação boa de um abraço quentinho.

5. Joe salmão com azeite trufado

Continua após o anúncio

Quem gosta de comidas asiáticas vai se apaixonar por esse salmão pra lá de especial. Um dos grandes segredos para um prato perfeito está no corte e na qualidade do peixe, então escolha uma peça bem fresquinha e bonita. Aqui, vale a pena investir um pouquinho mais na hora de fazer as compras!

6. Pizza light de atum

Com essa receita, você aprende a fazer uma pizza do zero: desde a massa levinha até o recheio de carpaccio de atum extremamente saboroso. Para dar aquele charme que todo mundo gosta, decore com mini flores e folhas por cima. Fica uma graça!

7. Carpaccio de salmão e azeite trufado

Uma entradinha para um almoço fresquinho e refrescante, esse carpaccio de salmão encanta os mais variados paladares. Lembre-se: o peixe deve ser cortado em lâminas bem finas, o ideal é fazer tiras de 4 cm de comprimento, por 2 cm de largura. Coloque na geladeira antes de servir e aproveite.

8. Carpaccio enroladinho

Mais uma opção ótima para servir como entrada, esse prato fica pronto bem rapidinho e é superleve – apenas 5 kcal por porção. Um dos grandes diferenciais está no tempero, então pode colocar bastante azeite trufado e pimenta-caiena. Não tem quem resista!

9. Crostini de salmão trufado

Um pouco mais elaborada, essa receita é feita em duas etapas: primeiro a massa e depois o molho. Mas nada que um passo a passo bem explicadinho não ajude a sanar todas as suas dúvidas. E com esse vídeo, você aprende técnicas e dicas bem legais para preparar o melhor crostini da sua vida!

10. Caldo de mandioquinha com azeite trufado

Nada mais gostoso para saborear no frio do que um caldo bem quentinho e gostoso! E com essa versão você serve até seis pessoas e deixa todo mundo supersatisfeito. O que dá um sabor muito característico dessa receita é o creme azedo, também conhecido como sour cream – e claro, o azeite trufado.

Continua após o anúncio

11. Fettuccine konjac com cogumelos

Quer surpreender todos os seus convidados com um jantar diferente e muito gostoso? Então, aposte nesse prato incrível feito com uma massa bem tradicional: o fettuccine! Sirva com um vinho gostoso e esteja preparado para receber muitos elogios.

12. Bacalhau no azeite trufado

Muito leve, o bacalhau é um peixe extremamente saboroso e versátil. Aqui, ele acompanha batatas, cebola, alho negro, azeite trufado, parmesão, salsinha, pimenta-do-reino e sal com ervas. Com todas essas gostosuras, simplesmente não tem como dar errado, não é mesmo?

13. Risoto trufado

Chegou o final de semana e tudo o que você quer é saborear uma refeição gostosinha e diferente? Pois então, aposte nesse risoto supersimples de fazer e que fica uma delícia! A cremosidade depende do creme de leite, então use um fresco. Nada da versão de caixinha!

14. Risoto de siri

Com aquele saborzinho delicioso de frutos do mar, essa receita vai te transportar direto para a beira da praia sem precisar sair de casa. Feita com carne de siri desfiada, ela tem aquele toque tropical muito marcante e gostoso. Vale a pena experimentar.

15. Risoto de fundo de alcachofra e azeite trufado

Excelente ideia para um jantar a dois muito especial, essa versão é prática de fazer e fica pronta em menos de uma hora. Mas atenção: um bom resultado depende de bons ingredientes. Então, invista em produtos de qualidade! E você ainda pode preparar essa delícia saboreando uma boa taça de vinho branco.

16. Salmão ao molho de camarões

Aqui, a popular Bianca Andrade, também conhecida como Boca Rosa, te ensina o passo a passo de como fazer um molho de camarões para acompanhar um delicioso salmão! Para uma refeição completa, você ainda pode servir um delicioso purê de mandioquinha com legumes variados.

17. Talharim de pupunha e trufas negras

Essa receita é só coisa boa: ela surpreende pelo aroma, textura e sabor – todos muito gostosos e intensos. A lista de ingredientes é curtinha e o modo de preparo não tem segredos. É só prestar atenção em cada etapa que qualquer um consegue tirar de letra!

18. Ragout de Lagostas ao Vinho Marsala, Aspargos e Azeite Trufado

Digna de chefes renomados, essa opção não é para inciantes: aqui é preciso ter um pouco mais de experiência na cozinha. Feita com ingredientes refinados, ela é ideal para quem quer servir um jantar mais sofisticado. Confira o modo de preparo e teste já em casa.

19. Talharim com azeite trufado e flor de sal

Difícil encontrar quem não goste de massas. E o talharim é aquele tipo de macarrão que agrada diferentes gostos e paladares. Melhor ainda se ele for feito com ingredientes muito gostosos e especiais, como azeite trufado e flor de sal. Mamma mia!

20. Spaghetti al formaggio com azeite trufado

Para fechar essa lista com chave de ouro, mais uma receita que você come com os olhos de tão bonita que é! No primeiro momento, ela pode parecer complexa de preparar, mas você vai se surpreender com a praticidade que é fazer essa delícia. Sirva com crocante, muito queijo ralado e azeite trufado.

Todas essas receitas combinam muito bem com vinho! Então, que tal preparar uma batida de vinho, um drink com vinho branco ou um delicioso vinho quente?

PARA VOCÊ