50 receitas com azeitona preta para agregar muito mais sabor aos pratos

Escrito por                          

Se você está acostumado a comer azeitona preta apenas na pizza ou como aperitivo para acompanhar aquela cervejinha com os amigos, saiba que ela pode ser consumida com muito mais frequência, já que contribui com diferentes benefícios para a saúde, entre eles a redução do colesterol e a prevenção contra o câncer.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a azeitona preta e a verde são frutos de uma mesma árvore, porém a preta já atingiu a sua fase madura. Além disso, poucos terão a chance de experimentar a azeitona em sua forma natural, que conta com um sabor mais amargo e fica gostosa apenas depois de passar pela conserva.

E mais: o fruto conta com poucas calorias e possui um sabor característico bem marcante e delicioso, que combina perfeitamente com os mais variados tipos de pratos, desde pastinhas, molhos e saladas, até massas, carnes e tortas. Confira abaixo 50 receitas com azeitona preta e deixe os seus pratos com sabores muito mais marcantes!

Pastas e molhos com azeitona preta

Foto: Reprodução / Gulab

1. Pasta de provolone com azeitona: que tal preparar essa saborosa pastinha de provolone com azeitona preta sem caroço para servir com torradinhas e acompanhar uma cerveja bem gelada? Você vai precisar também de ingredientes como creme de leite fresco, alecrim fresco e cream cheese.

2. Pesto de azeitonas pretas: o resultado dessa receita de molho pesto de azeitonas pretas é maravilhoso, não apenas pelas diferentes possibilidades de combiná-lo com outras receitas, como sanduíches, massas e canapés, mas também pela praticidade e sabor apaixonante.

3. Pasta de azeitonas: prática de fazer e superversátil, essa é uma saborosa receita de pasta de azeitonas, que também é conhecida como tapenade. Ótima opção para servir em festas, ela conta com um toque doce de figos secos e leva também alecrim picadinho para um toque ainda mais especial.

4. Tapenade de azeitonas com berinjela: para quem não conhece, o tapenade é uma receita típica do sul da França que costuma levar ingredientes básicos, como azeitonas pretas picadas, alcaparras e temperos variados. Porém, aqui, você aprende a preparar uma nova versão, feita com berinjela. Fica irresistível!

5. Molho de azeitona preta cremoso: se você está sem criatividade e sem tempo para preparar um almocinho ou jantar mais elaborado, aposte nessa incrível receita de molho de azeitona preta cremoso, que não dá nenhum trabalho e ajuda a deixar um filé de frango ou bifinho grelhado bem mais interessantes.

6. Patê de azeitonas: aqui, você aprende o passo a passo para como preparar em casa um delicioso patê de azeitonas feito com creme de ricota, que é uma ótima opção para incrementar pães, torradas e sanduíches. É uma receita bem fácil e que fica com um sabor bem suave, perfeito para você consumir em qualquer momento do dia.

7. Antepasto de abobrinha com hortelã e azeitonas: aproveite esse antepasto de abobrinha com hortelã e azeitonas para desfrutar de bons momentos com os seus convidados em casa. Além de ser um petisco maravilhoso para comer com torradinhas, ele pode ser servido também como salada.

Aperitivos e entradas com azeitona preta

Foto: Reprodução / Cozinha Legal

8. Bruschettas com azeitonas pretas: em apenas 15 minutinhos, você consegue preparar em casa essas incríveis bruschettas com pastinha de azeitona preta, que são aperitivos com cara de festa perfeitos para ocasiões especiais. Para ficar ainda mais gostoso, adicione folhinhas de manjericão.

9. Bruschettas de creme de queijo e azeitonas pretas: simples de preparar, porém extremamente deliciosa, essa receita de bruschettas de creme de queijo e azeitonas pretas não vai decepcionar. Dica: para garantir que a entrada fique perfeita, aposte em um pão semi italiano, que não é tão duro e ainda assim é um pão rústico.

10. Focaccia de tomate, azeitona preta e alecrim: a focaccia é uma das entradinhas mais tradicionais e saborosas que existem. Essa é uma versão feita com tomate, azeitona preta e alecrim, que conta também com outros ingredientes, como farinha de trigo integral, açúcar orgânico, azeite e sal marinho.

11. Torrada com creme de tofu e azeitona com rúcula e amêndoas: para matar aquela fominha que bate no final do dia, servir para os convidados em casa ou até mesmo acompanhar uma boa salada em um jantar leve, aposte nessa saborosa torrada com creme de tofu, azeitona, rúcula e amêndoas em lascas.

12. Pão de azeite com azeitonas pretas: esse pão tem o miolo bem macio e branquinho e fica delicioso sozinho, em uma bruschetta ou como sanduíche. Ele leva os seguintes ingredientes: fermento ativo fresco, azeite de oliva, açúcar, farinha de trigo, sal, azeitonas pretas sem caroço e alecrim fresco picado.

13. Muffin de azeitonas pretas, ervas e vegetais: se você é apaixonado por muffins, não pode deixar de conhecer essa receita supersaborosa do bolinho em versão salgada, feito com azeitonas pretas, ervas e vegetais. É um lanchinho fácil de fazer e que você pode comer em qualquer hora do dia!

14. Bolo salgado com azeitonas: além de deixar a casa inteira com um cheirinho irresistível depois de ser assado, esse bolo salgado com azeitonas é bem prático de preparar e fica muito gostoso para você servir em um lanchinho da tarde caprichado ou então como refeição principal acompanhado de saladas variadas.

15. Pão rústico de nozes e azeitona: que tal inovar nas receitas de entradinhas e aprender a preparar esse pãozinho rústico de nozes e azeitonas pretas? Você vai precisar também de outros ingredientes, como aveia em flocos, nozes, farinha de trigo, fermento natural, sal, açúcar e iogurte natural.

16. Muffins de abobrinha com aveia e azeitonas: simples de preparar e supernutritiva, essa é uma receita de muffins de abobrinha com aveia e azeitonas pretas, ideal para você matar a fome de forma saudável. Além de contar com ótimos ingredientes, ela é também sem glúten, sem lactose e sem soja.

17. Polenta com azeitonas e maionese de alho: essa polenta com azeitonas pretas acompanhada de uma maionese de alho é perfeita para servir com frango ou carne e, sem dúvidas, vai fazer o maior sucesso na sua casa. Se possível, utilize farinha de milho pré cozida, tipo polenta, para o resultado ficar mais delicado.

18. Pão integral de azeitona: se o objetivo é aprender a preparar uma receita de pão integral, confira essa versão deliciosa incrementada com azeitonas pretas. Tenha em mãos outros ingredientes como açúcar mascavo, kefir (ou iogurte natural), água, fermento natural e sal marinho.

19. Focaccia com azeitonas pretas e tomilho: o resultado dessa receita é uma saborosa focaccia com azeitonas pretas e tomilho, que fica com massa crocante por fora e macia por dentro. Além disso, o aroma dessa entradinha é simplesmente maravilhoso e, com certeza, vai agradar diferentes gostos!

Saladas com azeitona preta

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

20. Salada de legumes cozidos: se você está sem criatividade para montar uma boa salada para o almoço em família, aposte nessa receita simples e rápida de fazer, que combina legumes cozidos e leva azeitonas pretas para um toque mais especial. Dica: não cozinhe demais os legumes para que eles fiquem levemente durinhos.

21. Salada de grão de bico com azeitonas gregas e ervas: além de gostosa, essa receita de salada é simples de fazer, bastante nutritiva e perfeita para os dias quentes do verão. Anote os ingredientes: grão de bico, cebola roxa, alho, azeitonas, azeite, vinagre de vinho tinto, pimenta-do-reino, alecrim, salsa, hortelã, coentro e sal.

22. Salada de feijão branco com azeitonas pretas: comece a semana inovando no cardápio de saladas e experimentando novos ingredientes. Essa aqui é supersaborosa, além de refrescante e nutritiva, pois leva feijão branco, azeitonas pretas, champignon, rabanete, salsinha, cebolinha, azeite de oliva, sal e limão.

23. Salada caprese: não deixe de experimentar essa maravilhosa salada caprese, que além de prática de preparar e também repleta de sabores incríveis, ainda conta com o toque crocante da macadâmia. Aposte em ingredientes básicos, como tomate, mussarela de búfala, azeitonas pretas e manjericão.

24. Salada de atum com grão de bico e azeitonas: se você ainda não sabe o que servir de entrada nas festas de fim de ano, que tal essa saladinha saudável, refrescante e deliciosa? Você vai precisar de grão de bico, atum em conserva, azeitonas pretas, uva passa clara, salsinha desidratada, azeite de oliva, limões, cebola roxa, palmito e sal.

25. Salada de beterraba assada com grão de bico e azeitonas: essa é uma receita de salada leve e perfeita para comer em qualquer refeição. Depois de cozido no caldo e refogado no azeite, o grão de bico fica supercrocante e com um sabor inusitado, que combina perfeitamente com o azedo da azeitona preta e com a suavidade da ricota e da beterraba.

Massas com azeitona preta

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

26. Pizza sem borda: essa é uma daquelas receitas simples para você sempre ter em mãos, já que é muito fácil de preparar e também extremamente gostosa, para ninguém colocar defeito! É uma massa de pizza sem borda que não leva fermento e pode ser recheada com molho de tomate, mussarela, champignon, azeitonas pretas e manjericão.

27. Penne ao molho de azeitona preta: aqui, você confere um delicioso penne acompanhado de um molho de azeitonas pretas que fica com uma consistência e sabor bem concentrados, parecidos com o de um molho pesto, porém com ingredientes diferentes. Ele fica perfeito também para acompanhar carnes ou até mesmo pãezinhos.

28. Fettuccine com bacalhau, tomate seco, brócolis e azeitona preta: se você pretende se jogar na cozinha para preparar uma refeição caprichada para o final de semana, aposte nesse fettuccine inovador com bacalhau, tomate seco, brócolis e azeitonas pretas. É uma verdadeira explosão de sabores!

29. Talharim fresco com molho de gorgonzola, palmito e azeitona preta: para um almoço especial em família, que tal esse incrível talharim fresco com molho de gorgonzola, palmito e azeitonas pretas? Ele é superfácil de preparar, fica pronto rapidinho e não dá nenhum trabalho na cozinha.

30. Spaghetti com camarão à putanesca: tem coisa melhor do que inovar nas receitas de massa e preparar novas versões de molhos clássicos? Essa variação com camarões fica simplesmente perfeita, pois ganha um toque salgadinho e apimentado na medida certa, que faz toda a diferença.

31. Penne ao molho de sardinha com azeitonas pretas: esse é um macarrãozinho simples e fácil de fazer, pois basta combinar a massa com duas latas de sardinha e adicionar ingredientes básicos e repletos de sabor para incrementar o prato, como azeitonas pretas, tomates, azeite, alho e cebola.

32. Rigatoni ao molho branco com bacon, ervilhas e azeitonas pretas: nada como uma boa massa no domingo para um almoço com os amigos, né? Essa é uma receita deliciosa que fica pronta rapidamente e leva apenas ingredientes simples como bacon, azeitonas pretas, ervilhas, cebolinha, molho branco e uva passa.

33. Macarrão à bolonhesa: essa receita ensina a preparar um dos molhos mais clássicos e deliciosos para acompanhar massas variadas: o molho à bolonhesa. Tenha em mãos ingredientes simples como carne moída, azeitona preta, molho de tomate, salsinha, cebolinha, orégano, cebola, alho, vinho tinto, sal, pimenta do reino e noz moscada.

34. Rigatoni ao molho de gorgonzola e ricota com azeitonas: aqui, você aprenda a preparar uma massa diferente, porém bem simples de fazer em casa, que é perfeita para servir em ocasiões especiais. Você vai precisar de ingredientes como gorgonzola, ricota, leite integral, azeitonas pretas e nozes.

35. Panqueca de carne moída, palmito e azeitona preta: que tal experimentar essa maravilhosa receita de panqueca que combina o doce com o salgado na medida certa? Preparadas com pera grelhada no mel, as panquecas são recheadas com carne moída, palmito, queijo mussarela, azeitonas pretas e tomates.

Carnes variadas com azeitona preta

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bo

36. Bisteca de porco com tapenade de alcaparra e nozes: simples e rápida de preparar, essa bisteca de porco fica com uma textura incrível e faz uma mistura de sabores bem interessante. O tempero é uma tapenade feita à base de azeitonas pretas e alcaparras bem trituradas com azeite de oliva.

37. Bacalhau ao forno com pimentão amarelo, azeitonas e batatas: se você é fã de bacalhau e de todas as combinações que podem ser feitas com a carne, não deixe de conhecer essa receita simples que leva batatas bolinhas, azeitonas pretas, pimentão amarelo, cebola e dentes de alho.

38. Lombo de bacalhau em crosta de azeitonas, mousseline de couve flor e chips de alho poró: apesar de parecer bem complicada, essa é uma receita fácil de fazer que vai surpreender toda a sua família, já que é um prato perfeito para preparar em ocasiões especiais, como a Páscoa. Para a crosta, você vai precisar apenas de azeitonas pretas sem caroço e um pão francês amanhecido.

39. Bacalhoada de forno: para quem ainda não sabe o que preparar para a família na Sexta-feira Santa, que tal conferir essa receita deliciosa de bacalhoada de forno que conta com o mix de sabores de três pimentões, batatas e tomates suculentos, azeitonas pretas e ainda ovos cozidos, que finalizam o prato com sucesso.

40. Lombo recheado com azeitonas pretas: o resultado dessa receita é uma carninha defumada macia, temperada e extremamente saborosa. Incrementada com ingredientes como azeitona preta, alecrim, vinho tinto e linguiças calabresa, ela é uma ótima opção para a ceia de Natal ou para um almoço de domingo caprichado.

41. Frango assado recheado com azeitonas pretas, limão siciliano e cebola roxa: se a ideia é preparar um franguinho assado e recheado para uma refeição especial com a família, confira essa receita que leva ingredientes como azeitonas pretas, limão siciliano, cebola roxa, aligot, salsinha, alho e pimenta preta moída.

42. Tilápia ao forno com azeitonas pretas: essa é uma receita especial para os amantes de peixes, pois ensina a preparar uma deliciosa tilápia ao forno com azeitonas pretas e palmito. Para temperar, você vai precisar de limão, sal, azeite de oliva, alho picadinho e também de um tempero especial para peixes.

43. Picadinho com farofa caipira: aqui, o tradicional picadinho de filé mignon é incrementado com uma saborosa farofa caipira, feita com farinha de milho e pimentões tostados. Para finalizar e deixar o prato ainda mais irresistível, aposte em fatias fritas de mandioca, que além de gostosas vão conferir mais crocância à receita.

Arrozes e tortas com azeitona preta

Foto: Reprodução / Gastrolândia

44. Torta de azeitona, tomates confitados e mussarela: simples, leve e saborosa, essa é uma torta de azeitonas pretas, tomates confitados e mussarela, que é perfeita para um lanche da tarde com os amigos. Para o recheio, você vai precisar também de açúcar mascavo, alecrim fresco, azeite, sal e pimenta do reino.

45. Três arrozes com bacalhau, azeitona preta e tomate: para incrementar receitas clássicas e adicionar texturas e sabores a pratos variados, tenha em mãos os seguintes ingredientes: arroz negro, arroz branco, arroz basmati, bacalhau, tomates, cebola, alho poró, azeitonas pretas, caldo de peixe, azeite, limão e ovo cozido.

46. Risoto de bacalhau com azeitonas pretas: se você não dispensa um bom risoto para o almoço do final de semana, aposte nessa receita saborosa que leva bacalhau em lascas, azeitonas pretas e outros ingredientes simples, como cream cheese, manjericão, cebola, alho, tomates e sal.

47. Arroz de bacalhau com azeitonas pretas: essa é outra deliciosa combinação de arroz com bacalhau e azeitonas pretas, que é uma receita coringa e bem prática para ter em mãos em ocasiões especiais. Entre os ingredientes, estão também azeitonas verdes, tomates, azeite de oliva e caldos de peixe.

48. Empadão de camarão com azeitonas: além de ficar pronto em apenas 30 minutinhos, esse empadão de camarão com azeitonas pretas é também delicioso e perfeito para matar a fome com estilo. Para o recheio, tenha em mãos outros ingredientes como alho, azeite, extrato de tomate, cebola, farinha de trigo, sal e pimenta-do-reino.

49. Quiche de cebola caramelizada, aliche e azeitonas: perfeita para um jantar levinho e repleto de sabor, essa quiche combina cebolas caramelizadas com outros ingredientes que deixam a receita ainda mais especial, como o creme de leite fresco, os ovos, as azeitonas pretas e as anchovas espanholas.

50. Mousse de frango com azeitonas: essa mousse de frango com azeitonas pretas é uma sugestão de prato que serve como entradinha, lanche rápido e também como um jantar leve servido com salada de folhas variadas. Depois de pronta, deixe na geladeira por três horas, desenforme e sirva gelada.

Com sabor marcante, capaz de transformar qualquer refeição, a azeitona é um excelente ingrediente para adicionar nas receitas do dia a dia. Agora que você já conhece opções de receitas com azeitona preta variadas, não deixe de escolher a sua preferida e prepare hoje mesmo para toda a sua família!

PARA VOCÊ