40 receitas com banana-da-terra para poder abusar dessa fruta

Escrito por Julia Martins

A banana-da-terra é uma variedade menos adocicada e mais consistente. Mesmo sendo originária da África, já é reconhecida como um patrimônio brasileiro, porque é bastante cultivada e consumida no Brasil, principalmente nas regiões centro-oeste, norte e nordeste.

Por conter amidos que não são digeríveis com facilidade, a fruta é utilizada, preferencialmente, cozida, frita ou assada. Com isso, muitos são as receitas preparadas com esse alimento, que vão desde pratos salgados, como risotos ou moquecas, até pratos doces, como bolos ou panquecas.

Para não ficar na dúvida, você pode conferir 40 receitas variadas com banana-da-terra e escolher quais deseja testar em casa!

Pratos principais com banana-da-terra

Foto: Reprodução / Na minha panela


1. Moqueca de camarão com banana-da-terra: essa moqueca de camarão ganha um toque todo especial e adocicado com a presença da banana. Para completar, uma deliciosa farofa de azeite de dendê com amêndoas. Pimenta também pode ser adicionada na hora de servir!

2. Nhoque de banana-da-terra com carne seca: o importante dessa receita de nhoque é que a banana esteja bem madura, para que, depois de cozida, fique bem macia. A combinação do sabor é feita pela carne seca desfiada.

3. Ravioli de banana-da-terra: o processo de misturar a massa, abrir com rolo de macarrão, colocar o recheio e cortar pode ser um pouco trabalhoso, mas vai valer a pena. Leve e saborosa, tem uma combinação perfeita com o recheio de banana, o molho de vinho e as lascas de parmesão.

4. Risoto de chutney de banana-da-terra com parmesão: o chutney é, tradicionalmente, um condimento agridoce e picante. Nessa versão, leva a banana, servindo de ingrediente para um delicioso risoto. O parmesão deixa a receita cremosa e saborosa!

5. Moqueca de banana-da-terra: a presença da banana em uma moqueca pode causar estranhamento. Mas, para quem gosta de um sabor agridoce, é uma ótima pedida. A finalização é feita com temperos como o coentro ou a salsinha picada.

6. Risoto de carne seca, cachaça e banana-da-terra: o risoto é um prato usado como base para os mais diversos ingredientes, inclusive a banana. Com queijo meia cura, carne seca e um toque de cachaça, essa receita pode te surpreender.

7. Omelete de banana-da-terra: a combinação de queijo com banana é estranha para alguns e amada por outros. Para fazer esse omelete, a banana é cozida na chapa e o queijo parmesão é cortado em lascas.

8. Moqueca de palmito e banana-da-terra: essa moqueca é uma versão vegetariana da tradicional, feita de frutos do mar. O palmito e a banana trazem texturas que se complementam. Pode ser servido com uma deliciosa farofa de dendê crocante!

9. Viradinho de banana com carne seca e queijo coalho: é importante usar a banana-da-terra nessa receita, já que ela é maior e menos doce que as outras. Além da fruta, o viradinho leva apenas 3 ingredientes: manteiga, farinha de milho e queijo coalho picado.

10. Arroz com costelinha e banana-da-terra: que tal um prato incrementado para não precisar fazer vários acompanhamentos? Esse arroz é combinado com costelinha de porco e banana-da-terra. A dica é usar três xícaras de cerveja para complementar o sabor.

11. Almôndegas de banana-da-terra: almôndegas são sempre receitas bem fáceis de fazer. Essas ficam ainda melhores e saudáveis por serem assadas. São complementadas por pimenta chili e hortelã, que dão um toque de refrescância.

Acompanhamentos com banana-da-terra

Receitas com banana da terra

Foto: Reprodução / Aqui na cozinha


12. Purê de banana-da-terra: um purê pode ser feito de vários legumes, como a batata ou a mandioca. Esse, inova ao trazer a banana-da-terra como ingrediente principal. Pode servir como acompanhamento para frango, carne ou peixe assado.

13. Farofa de banana-da-terra com coco e amendoim: essa farofa bem diferente pode ser preparada em várias ocasiões, inclusive no Natal. A mistura de banana, coco e amendoim forma uma combinação crocante e deliciosa.

14. Farofa de banana-da-terra: fácil e rápida, essa receita de farofa requer somente a mistura de todos os ingredientes em um recipiente. Depois, é só temperar a seu gosto com ervas ou condimentos, formando contrastes incríveis com o doce da banana.

15. banana-da-terra: esse acompanhamento é perfeito para quem não tem tempo e nem muitos ingredientes em casa. Basta picar a banana e a batata em rodelas em uma travessa, regar com azeite e sal e assar até dourar.

16. Farofa de piracuí com banana: o piracuí é uma espécie de farinha feita do peixe. O seu sabor marcante complementa a doçura da banana. Entre os temperos, estão o alho, a cebola, a salsinha e a pimenta dedo-de-moça.

Lanches rápidos com banana-da-terra

Foto: Reprodução / Na minha panela


17. banana-da-terra com queijo coalho grelhado: esse petisco chama a atenção pela facilidade e pela mistura de sabores. O único trabalho da receita é grelhar a banana e o queijo e investir em um jeito legal e divertido de servir.

18. Pão de banana-da-terra sem gluten: esse pão de banana é sem glúten, sem lactose e sem ovos. A mistura com o polvilho doce traz uma textura bem parecida com os tradicionais pães de queijo!

19. Hambúrguer de banana-da-terra: para os vegetarianos, uma boa alternativa é esse delicioso hambúrguer vegetal de banana-da-terra. Para ficar ainda mais gostoso, o molho é feito com pimentão vermelho, tahini, manjericão e melado.

20. Torta de banana-da-terra: essa tortinha de banana é uma ótima opção de sobremesa fácil e rápida. Basta abrir a massa, colocar camadas de banana cortada em rodelas e açúcar polvilhado e levar ao forno até dourar.

21. Empadão de banana-da-terra: o empadão de banana pode ser facilmente servido como lanche da tarde, já que tem muita sustância. Com seu sabor leve e textura agradável, também pode ser utilizado para matar a fome em qualquer hora do dia.

22. Croquete de banana-da-terra com carne de porco: essa receita é fácil e tem poucos ingredientes. É feita apenas com banana frita, carne de porco, alho, ovo e coentro. A textura fica um pouco mais seca do que os croquetes de carne, mas igualmente saboroso.

23. Sanduíche de feijão preto, banana-da-terra e abacate : mesmo quando estamos sem tempo, podemos achar opções rápidas, nutritivas e deliciosas. É o caso desse sanduíche de feijão preto, banana-da-terra e abacate, que em muito se parece com os famosos tacos mexicanos.

24. Chips de banana-da-terra: o passo a passo dessa receita é bem simples. Basta misturar o azeite de oliva ou óleo de coco com as fatias da banana e assar até ficarem douradas e crocantes. O segredo está no mix de temperos que acompanha o preparo!

25. Terrine de banana-da-terra com parma : o terrine é muito parecido com um patê. Esse, de banana-da-terra, é feito em uma forma de bolo inglês e incrementado com presunto de parma.

26. Pão vegano de banana-da-terra: esse pãozinho vegano é perfeito para preparar nos momentos de pressa. O modo de preparo consiste em amassar a banana e misturar com os demais ingredientes. O segredo é deixar descansar por 10 minutos para hidratar o farelo de aveia e o pão ficar bem macio.

27. Bolinho de banana-da-terra, quinoa, nozes e curry: o segredo desses deliciosos bolinhos veganos está no sabor e na textura. A combinação da banana e do curry é um dos diferenciais da receita. As nozes piscadas misturadas na massa também trazem um resultado incrível.

Bolos com banana-da-terra

Receitas com banana da terra

Foto: Reprodução / Veganana


28. Bolo de banana-da-terra com coco: esse bolo, apesar de não conter farinha e açúcar, fica supermacio e fofo – é perfeito para quem ama doces! Ele combina a banana e o coco, que, mesmo sem adição de açúcar, tem um sabor doce.

29. Bolo de banana-da-terra cozida: se você cozinhou bananas demais e agora não sabe o que fazer com elas, essa receita é perfeita. Apesar de não levar banana na massa do bolo, ela é utilizada na parte superior com uma calda de caramelo. O resultado é um delicioso bolo invertido!

30. Bolo vegano de banana-da-terra: diferente, esse bolo vegano é extremamente macio e fica com um sabor muito suave. A receita busca utilizar ingredientes mais naturais, como a pasta de amendoim natural e o óleo de coco. Fica ainda mais gostoso se for servido morno!

31. Bolo de banana-da-terra com alfarroba: a alfarroba é um fruto naturalmente doce que tem se tornado um substituto saudável do chocolate. Um dos diferenciais da receita é o purê de abóboras, que dá ainda mais sabor. A cobertura é feita com calda de chocolate vegano amargo e raspas do chocolate!

32. Bolo de banana-da-terra com canela: todo mundo sabe que banana e canela é uma das combinações mais tradicionais da cozinha. Nessa receita, essa mistura ganha ainda mais destaque com a banana-da-terra. O segredo na hora de desenformar o bolo é tirá-lo enquanto ainda estiver quente.

33. Brownie com banana-da-terra: esses brownies são feitos com uma base que mistura pasta de oleaginosas e cacau puro. Feitos sem farinha e com poucos ingredientes, são uma ótima opção de lanche ou sobremesa vegana, sem glúten e com baixo teor de açúcar.

Doces com banana-da-terra

Receitas com banana da terra

Foto: Reprodução / Pitadinha


34. Panqueca de banana-da-terra: que tal uma receita que leva apenas dois ingredientes no seu preparo? É o caso dessa panqueca, que pode ser feita apenas com banana e ovo. Para não ficar tão sem graça, você pode escolher os acompanhamentos para incrementá-la, como mel ou geleia de frutas!

35. Cookie de banana-da-terra: cookies são ótimas alternativas para complementar o café da manhã em família. A combinação da farinha de amêndoas com polvilho azedo, óleo de coco e pedaços de chocolate resultam em um sabor incrível.

36. Donuts de banana-da-terra: muito melhor do que comprar pronto em lojas de doce, é fazer o seu próprio donuts. Ele pode ficar ainda melhor se preparado com banana-da-terra, fécula de tapioca, óleo de coco e canela.

37. Bombom de banana-da-terra: esses bombons são uma incrível opção para alérgicos e intolerantes. A receita não contém leite, glúten, ovos e soja! A massa de banana e a cobertura de chocolate formam uma combinação que pode ser facilmente usada em festas ou reuniões.

38. Muffin de banana-da-terra: a massa desse muffin, durante o preparo, não fica nada parecida com a tradicional feita com farinha. Mesmo aparentando ser pesada e pastosa, ela se transforma em um lindo e delicioso muffin. Para complementar, pequenas gotas de chocolate vegano são incorporados.

39. banana-da-terra caramelizada: para quem quer algo simples e rápido de fazer para adoçar a boca, essa receita é ideal. As bananas são fatiadas e colocadas em uma frigideira. Depois, é só polvilhar o açúcar por cima, acrescentar a água e esperar caramelar. Pode ser servida com sorvete de creme.

40. Minichurros de fubá e banana-da-terra: esses minichurros levam fubá e banana-da-terra na massa, em vez de farinha. A canela acrescentada na massa dá o diferencial e o sabor da receita. Os churros ficam ainda mais deliciosos se servidos com doce de leite.

A banana-da-terra é a prova de que um ingrediente doce pode sim compor diferentes receitas. Então, se você quer surpreender, coloque a mão na massa e abuse dessa fruta que impressiona pela versatilidade.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS