22 receitas com banana-da-terra para quem tem ousadia como sobrenome

Escrito por                          

Também conhecida como chifre de boi e banana comprida, a banana-da-terra é muito popular em diferentes regiões do Brasil. Rica em vitaminas A e C e potássio, essa fruta é tão versátil que pode ser utilizada no preparo de pratos doces e salgados. Ficou com vontade de experimentar alguma versão com essa delícia? Então confira a lista abaixo:

Receitas salgadas com banana-da-terra

1. Nhoque de banana-da-terra com carne-seca: que tal preparar um prato digno dos mais famosos chefes de cozinha do país? Aqui você aprende a fazer um nhoque de banana-da-terra que pode ser servido como prato principal tanto do almoço quanto do jantar. Extremamente saborosa, essa versão é a cara do Brasil!

2. Moqueca de banana-da-terra com coentro: todo mundo vai poder se deliciar com essa moqueca que não leva carne, ou seja, é totalmente liberada para os vegetarianos. Atenção para os ingredientes necessários: banana-da-terra, suco de limão, alho, cebola, pimentão amarelo e vermelho, tomate, azeite, coentro, salsinha, manjericão, leite de coco, azeite de dendê e sal.

3. Farofa crocante de banana-da-terra: uma farofa feita no capricho é uma ótima opção para acompanhar os mais diferentes pratos, não é mesmo? E essa versão é perfeita para quem quer saborear algo bem diferente sem ter muito trabalho na cozinha. O que dá aquela crocância a mais nessa versão é o amendoim torrado!

4. Picadinho com banana-da-terra: o primeiro passo para preparar essa delícia é temperar a carne – aqui, a dica é usar patinho – e cozinhar por uma hora ou até ficar bem macia. Depois, é só acrescentar a banana cortada em rodelinhas e cozinhar mais um pouco. Está pronto! Na hora de servir, salpique salsinha por cima.

5. Nhoque de banana-da-terra com camarão e pupunha: bananas-da-terra, gengibre em pó, noz-moscada, farinha de trigo, camarão, pupunha em conserva, cebola, tomate, leite de coco, queijo parmesão, salsinha, cebolinha, manjericão, pimeta-do-reino, azeite e sal são os ingredientes que compõem essa deliciosa opção de massa para o seu jantar.

6. Moqueca de banana-da-terra com leite de coco: ficou encarregado de preparar o almoço de domingo e não sabe o que fazer? Então surpreenda todos os convidados com uma receita bem típica e gostosa de moqueca. O passo a passo é bem fácil e o prato fica pronto em menos de meia hora. Vale a pena experimentar.

7. Ceviche de banana-da-terra: que tal dar uma cara brasileira para uma receita de outro país? Originário do Peru, o ceviche é um prato baseado em peixe cru marinado em suco de limão, mas essa versão substitui a carne branca por banana-da-terra. O resultado final é uma comida fresquinha, saborosa e muito diferente!

8. Banana-da-terra com queijo, presunto e molho branco: está com vontade de comer algo diferente no almoço, mas está sem muito tempo para cozinhar? Então invista nesse prato delicioso e muito fácil de fazer. Os ingredientes usados são: banana-da-terra, leite integral, farinha de trigo, manteiga, creme de cebola, requeijão cremoso, creme de leite, presunto e queijo parmesão.

9. Farofa fácil de banana-da-terra: comece cozinhando os pedaços de banana em manteiga e óleo até ficarem bem douradinhos. Reserve. Na mesma panela, frite o bacon e junte a cebola. Depois que a cebola murchar, volte a fruta para a panela e tempere com sal, pimenta-do-reino e salsinha. Por último, coloque a farinha de mandioca e está pronto!

10. Purê de banana-da-terra: comece descascando e cortando as bananas em rodelas. É muito importante deixar a fruta imersa no suco de limão para não escurecer. Em uma panela, coloque a manteiga, a cebola e um pouco de sal e deixar cozinhar. Em seguida, adicione as bananas e deixe por mais cinco minutos. Para finalizar, coloque a mistura em um processador e bata até formar o purê!

11. Banana-da-terra “frita” fit na Airfryer: quem está de dieta vai se apaixonar por essa versão “frita” de banana-da-terra. Além de ser mais saudável, essa receita é fácil e muito prática de fazer – já que não suja nenhuma panela com óleo. A dica aqui é servir com pasta de coco e nibs de cacau, fica uma delícia!

12. Moqueca de palmito e banana-da-terra: mais uma versão vegetariana de moqueca com banana-da-terra, essa receita leva outro ingrediente especial: o palmito. Aqui, o ideal é usar o palmito in natura, mas se você não achar aí na sua cidade, pode utilizar a versão em conserva mesmo.

13. Risoto de carne-seca e banana-da-terra: que tal surpreender os seus convidados com uma receita refinada e muito saborosa, mas que na verdade é superfácil de fazer? O segredo para arrasar nesse prato é escolher os ingredientes da melhor qualidade possível e seguir correntemente o passo a passo de preparo.

Receitas doces com banana-da-terra

14. Doce de banana-da-terra com canela: para começar as receitas doces com banana-da-terra, nada melhor do que uma opção bem simples e gostosa, não é mesmo? Tudo o que você vai precisar é açúcar, canela em pó, cravos-da-Índia e, claro, banana-da-terra. O resultado final é de deixar qualquer um com água na boca.

15. Bolo de banana-da-terra: nada mais gostoso do que saborear um bolinho feito no capricho e acompanhado de uma xícara de café passado na hora. E para quem gosta de receitas mais simples, essa opção de bolo de banana é a opção perfeita. Muito macio e saboroso, esse doce tem aquele gostinho de casa de vó!

16. Sorvete de banana-da-terra fit vegano: quem é vegano não pode deixar de conferir esse sorvete delicioso, que não leva ingredientes de origem animal e ainda é fit. Um passo muito importante dessa receita é congelar as bananas antes de levá-las para o liquidificador, assim, a massa do sorvete fica supercremosa e consistente.

17. Pão doce de banana-da-terra: quer preparar um pão doce diferente e bem gostoso? Lápis e papel na mão para anotar tudo o que você vai precisar: farinha de trigo, água, fermento biológico instantâneo, banana-da-terra, óleo de coco, canela em pó, uvas passas e nozes para dar aquele gostinho todo especial.

18. Banana-da-terra frita com canela e açúcar: banana-da-terra frita é uma opção de sobremesa deliciosa e muito simples de fazer. Basta cortar a fruta em fatias e levar para fritar até ficarem bem douradinhas. Por último, é só polvilhar açúcar e canela. A dica é servir com sorvete de creme, é simplesmente irresistível.

19. Muffin de banana-da-terra sem açúcar vegano: mais uma opção vegana, esse muffin de banana-da-terra não leva açúcar e também é liberado para os celíacos, pois não tem glúten na sua composição. Os ingredientes usados são pasta de amendoim natural, melado ou maple syrup, óleo de coco, fermento para bolo, bicarbonato de sódio, sal e chocolate vegano.

20. Banana-da-terra assada: uma sugestão para aproveitar a banana de maneira prática e saudável é assá-la no forno até ficar macia e levemente dourada. O toque final fica por conta da clássica misturinha de açúcar cristal com canela em pó. Ficou com vontade de experimentar? Então corra para a cozinha!

21. Bolo de banana-da-terra com alfarroba: saboroso, saudável e muito fácil de fazer, esse bolo de banana-da-terra promete agradar os mais variados paladares. O preparo é bem simples: é só bater todos os ingredientes em um liquidificador até obter uma massa lisa e homogênea. Por último, leve para assar e está pronto.

22. Minichurros de fubá e banana-da-terra: comece processando as bananas até que tudo vire uma pasta. Em seguida, ferva a água com a canela em pau e o açúcar. Acrescente o fubá e mexa muito bem para não empelotar. Assim que a massa der o ponto correto, desligue o fogo e acrescente a banana processada. Coloque a massa em um saco de confeitar e faça os minichurros. Frite em óleo bem quente e sirva com o que preferir.

Gostou dessas opções de receitas com banana-da-terra? Na dúvida de escolher qual experimentar, vá testando as que mais chamaram a sua atenção. E para diversificar o seu cardápio, que tal experimentar essas receitas com moranga?

PARA VOCÊ