16 receitas com banana prata que vão adoçar seus dias

Escrito por                          

Sim, nós temos banana. Mas, em vez de dar e vender, vamos caramelizar, amassar, misturar… A banana prata vai virar torta, sobremesa cremosa, lanche vegano, bolo fit, pão de frigideira e tantas delícias mais. As receitas abaixo vão garantir que a fruta nunca mais fique velha, escura, abandonada na cozinha e que você terá uma resposta rápida e simples para aquele desejo por doce que sempre aparece. Confira!

Receitas de torta de banana prata

1. Torta de banana na travessa: uma torta cremosa e docinha com três camadas. Um creme branco, feito com leite em pó, leite condensado e creme de leite; doce de banana feito só com a fruta cozida com um pouco de açúcar; e, por cima, dando mais leveza e beleza, suspiro.

2. Torta de banana e chocolate: se sozinhos já são deliciosos, imagina juntos! Essa torta de massa macia, bem leve, é uma ótima opção para a sobremesa, o lanche da tarde ou mesmo o café da manhã. E servida com sorvete fica ainda mais gostosa!

3. Torta de banana e canela: essa torta é tão fácil de fazer que a gente até duvida que vai dar certo. Mas dá, dá muito certo! Você só precisa intercalar camadas de fatias de banana, uma farofinha de farinha, açúcar e fermento; e manteiga derretida. Por fim, antes de levar ao forno, é hora de cobrir com canela a gosto.

4. Torta de banana com uva passa: se você é do time da uva passa, vai amar essa receita. Se você não é, veja mesmo assim: ela fica gostosa mesmo sem o ingrediente. A torta é fácil de fazer e tem diferentes texturas e sabores.

5. Torta de banana vegana: a massa feita com pasta de amendoim fica crocante, mas derrete na boca. O recheio leva doce de leite e banana cozida em caramelo de especiarias. Além de muito saborosa, essa torta é vegana, sem glúten e low carb. Isto é, é uma torta cheia de motivos para você experimentar.

6. Torta de banana e cream cheese: essa receita é muito prática, não vai ao forno e exige poucos preparos. A base é de biscoito triturado com manteiga e canela; os recheios são uma camada de doce de leite e outra de rodelas de banana; e a cobertura é de cream cheese batido com açúcar. Simples, mas deliciosa!

7. Torta folhada de banana: a combinação de uma massa folhada crocante com um recheio macio é deliciosa, né? Nessa receita há duas surpresas: no recheio, um toque de gengibre acrescenta frescor e um sabor inesperado e, na finalização, no lugar de pincelar ovo, uma pincelada de óleo misturado com cúrcuma (açafrão da terra) garante uma cor ainda mais viva para a torta.

8. Tortinha de banana: uma receita tão fácil de fazer que é seguro afirmar que é impossível dar errado. Porções individuais de torta folhada de banana. Ótima para comer com sorvete, com caramelo, com calda de chocolate… Como você preferir.

Outras receitas com banana prata

iStock

9. Banoffe: uma sobremesa bonita, muito gostosa, bem simples de fazer e que já se tornou uma queridinha nas mesas por todo o país. Massa de biscoito triturado, recheio doce de leite cremoso e rodelas de banana, e cobertura de chantilly. Não tem erro!

10. Banana caramelada: a felicidade está nas coisas simples da vida e essa receita pode provar! Três ingredientes do dia a dia e alguns minutos de fogão são suficientes para trazer doçura e aconchego para sua mesa. Banana prata, açúcar e água. Só.

11. Banana empanada: casquinha crocante, sequinha, miolo docinho e cremoso. Só de imaginar já ficamos com água na boca. O empanado é feito com farinha de trigo e farinha de rosca, que garante crocância. Ideal para o lanche, para comer com calda de caramelo, de chocolate, com sorvete, com doce de leite. Para querer comer sem parar!

12. Merengue de banana: camadas cremosas, mas com texturas e sabores diferentes, formam uma sobremesa elegante e deliciosa. Na base tem caramelo com banana; no meio, creme de confeiteiro; e, na cobertura, um merengue com picos bem bonitos. Você vai começar a comer com olhos e quando provar vai ver que o sabor corresponde à beleza.

13. Cuca de banana: sabor de casa de vó, de café da tarde sem pressa, de receita simples, mas bem gostosa. A massa da base fica leve e fofinha, as fatias de banana ficam macias e doces, e a farofa por cima dá uma textura que contrasta e complementa a receita. Tudo com selo de aprovação de cozinha afetiva e infalível.

14. Pão de banana na frigideira: quando bate uma vontade de comer algo doce, mas a preguiça não dá chance para preparos demorados, essa receita aparece como resposta. Você precisa de banana amassada, ovo batido, farelo de aveia e açúcar, uma frigideira untada e cerca de 6 minutos de cozimento. E você ainda pode criar variações: com cacau em pó, uva passa, pedaços de chocolate…

15. Bolo de banana fit: um bolo fofinho, saudável e com bastante sabor de banana. A fruta vai na massa e aparece também em rodelas no meio do bolo. Uma opção nutritiva para o lanche ou café da manhã.

16. Bolo de banana e maçã: nessa receita, a aveia em flocos faz as vezes da farinha de trigo e a maçã substitui o açúcar. O preparo não poderia ser mais fácil: bater os ingredientes no liquidificador e acrescentar os pedaços das frutas. O resultado é um bolo leve, saudável e muito nutritivo.

Agora que você já está craque em preparos com banana prata, que tal se arriscar com receitas com banana-da-terra? Tem bolo, sorvete, pão, moqueca, nhoque e até ceviche. Agora, se preferir se manter na linha de lanches saudáveis, experimente as receitas de panqueca de banana fit. Seja lanche, prato ou sobremesa, essas opções vão te surpreender!

PARA VOCÊ