38 receitas com barbecue que te deixarão morrendo de amores pelo sabor dos pratos

O barbecue é um tipo de molho muito utilizado na cozinha norte-americana, mas que ganhou todo o mundo por conta do seu sabor agridoce que combina perfeitamente com assados e defumados.

No Brasil, o seu principal aliado é a costela de porco, mas o molho também é muito utilizado em outras receitas, como as de sanduíches.

Confira abaixo algumas deliciosas formas de utilizar o molho barbecue em suas receitas e faça com que os pratos fiquem ainda mais saborosos.

Molho barbecue artesanal

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

1. Molho barbecue: antes de aprender a fazer pratos com esse delicioso molho é preciso saber preparar o molho de forma caseira que fica muito mais gostoso do que o vendido em supermercado, e é exatamente isso que essa receita vai te ensinar a fazer sem erros.

2. Molho barbecue de pêssego: outra forma de fazer o agridoce tradicional do molho é ao usar frutas que combinam com o sabor que você pretende chegar, uma das opções é o pêssego que fica incrivelmente gostoso quando feito em conjunto com os ingredientes tradicionais dessa deliciosa iguaria ocidental.

Publicidade

3. Molho barbecue de goiabada: se você gosta de investir em sabores diferenciados e maravilhosamente deliciosos, essa é uma receita que vai te agradar e muito. Confira o modo preparo completo desse molho barbecue de goiabada!

4. Molho barbecue caseiro: receita caseira super deliciosa com ingredientes bem tradicional e muito fácil de ser feita. Você vai precisar apenas de cebola ,alho, azeite, açúcar mascavo, vinagre de maçã ou de arroz, água, ketchup, molho inglês, mostarda, pimenta preta e sal.

5. Molho barbecue com açúcar mascavo: o açúcar mascavo é um excelente ingredientes para você fazer o agridoce necessário ao molho, isso porque ele possui um sabor bem diferenciado dos açúcares tradicionais e fica muito gostoso ao ser misturado a produtos de origem salgada como o alho, cebola e pimentas variadas.

6. Molho barbecue com melado: usar o melado é outra forma diferente e muito gostosa de preparar o seu molho especial. No caso dessa receita em específico, vai precisar usar azeite, cebola roxa, alho, extrato de tomate, cominho, tomate, açúcar mascavo, vinagre de maçã, molho inglês, mostarda, sal e o melado, é claro.

7. Molho barbecue com pimenta chilli: a pimenta chilli é uma das delícias da culinária quente que se você souber usar corretamente vai ganhar vários adeptos à sua cozinha. Nesse molho é preciso usar cebola, azeite, alho, açúcar demerara ou mascavo, água, mostarda escura, molho inglês, molho de tomate, mel e sal.

Publicidade

8. Molho barbecue com louro: mais uma receita bem simples de fazer e com muito sabor e tempero que são essenciais para que o molho fique extremamente saboroso. Você vai precisar de ingredientes como a cebola, o açúcar mascavo, água, vinagre de maçã, folhas de louro, ketchup, chilli em pó, sal, pimenta do reino, azeite e fumaça líquida.

9. Molho barbecue com pimenta caiena: mais uma pimenta para atrair novos paladares ao sabor desse maravilhoso molho que conquistou o mundo ocidental inteiro. É preciso utilizar a cebola, azeite de oliva, ketchup, açúcar, extrato de tomate, mel, molho inglês, purê de tomate, pimenta caiena e o vinagre.

10. Molho barbecue com ketchup: uma receita bem tradicional com ingredientes super comuns para você preparar um molho daqueles que vai agradar a todos os seus convidados. Você vai precisar de azeite de oliva, cebola, açúcar mascavo, vinagre branco, molho inglês, ketchup, folhas de louro, água, molho de pimenta, sal e pimenta do reino.

Publicidade

11. Molho barbecue vegano: agora é a vez de você aprender uma receita de molho para você comer junto com vegetais ou outros alimentos que estejam bem longe da proteína animal. Para os veganos, o ideal é preparar essa receita com extrato de tomate, vinagre balsâmico, açúcar mascavo, molho inglês e temperos variados.

Pratos com barbecue

Foto: Reprodução / Gastrolândia

12. Costelinha ao barbecue artesanal: receita extramente apetitosa e que você vai precisar de algumas horas para conseguir fazê-la da maneira correta. Isso porque a costela precisar ficar marinando no alho, cebola, sal, pimenta do reino, alecrim e vinho branco seco por um tempo e depois precisa assar por algumas horas.

13. Costela ao barbecue: preparar essa receita super tradicional é relativamente simples, só que você vai precisar de bastante tempo para que a carne asse da maneira correta e consiga pegar o tempero para ficar bem apetitosa. No caso desse prato, por exemplo, você vai usar apenas a costela, o molho, cebola, sal e pimenta.

14. Costela ao barbecue e chilli em pó: opção muito gostosa para você que curte um tempero bem quente, bastante apimentado, vai precisar usar ingredientes como a costelinha de porco, sal, pimenta do reino, açúcar mascavo, chilli em pó, água e o molho que vem por cima disso tudo para finalizar com muito sabor.

Publicidade

15. Costelinha com barbecue e batata rústica: uma verdadeira refeição completa para um almoço de domingo em família bem especial e super saboroso. Você vai fazer a costela com sal, páprica picante e pimenta do reino e depois adicionar o molho por cima. As batatas rústicas vão com manteiga, azeite, sal, alecrim e alho.

16. Costelinha suína ao molho barbecue: para marinar essa deliciosa costela de porco, você vai usar limão, sal e pimenta do reino, mais nada além do que isso é necessário para que o sabor da carne fique sensacional. Depois de deixar um bom tempo com o tempero, é só levar para assar e colocar o molho por cima para finalizar.

17. Costela de porco tradicional com barbecue: receita muito fácil de ser feita, que usa poucos ingredientes e possui muito sabor para agradar a você, sua família e também aos seus amigos. Você vai usar para temperar a carne somente o azeite, alho, pimenta do reino moída e sal, nada mais do que isso.

18. Costelinha com barbecue e batatas no cheddar: mais uma receita de refeição completa que para ficar pronta vai precisar passar por quatro preparos diferentes. O tempero inicial da carne feito com açúcar mascavo e sal, depois a marinada com vinho branco e alho poró, o molho que vai por cima da costela e as batatas com cheddar.

19. Costela com barbecue e vinho branco: outra receita super simples de ser feita que você vai precisar usar apenas pouquíssimos ingredientes para que fique saborosa e suculenta como deve ser. O prato vai com azeite de oliva, vinho branco, sal e pimenta do reino, além do molho que fica por cima da carne depois de assada.

20. Costelinha ao barbecue simples: essa é a receita mais fácil e simples de ser feita que você vai aprender nesta parte importante da lista, isso porque ela usa apenas dois ingredientes além da carne e do molho. Você vai temperar a costela somente com sal e pimenta, nenhum ingredientes a mais e fica simplesmente sensacional.

21. Costelinha com muitos temperos e barbecue: uma receita bem temperada para que a sua carne fique extremamente suculenta e apetitosa. Você vai precisar de ingredientes como o alho, azeite de oliva, limão, sálvia, manjerona, sal, pimenta, páprica doce, além do molho barbecue que vai por cima da costela depois de assada.

22. Costelinha defumada ao molho barbecue: Ninguém resiste a uma suculenta costelinha suína ao molho barbecue, não é mesmo? Nesta receita, além do delicioso molho agridoce, a carne é defumada, garantindo um sabor ainda mais especial ao prato.

23. Costelinha ao molho barbecue com batatas: mais uma refeição completa para você preparar a toda a família em um almoço no fim de semana na sua casa. A carne é temperada apenas com sal, mas precisa ficar 4 horas descansando com o tempero. Depois de cozida, você faz as batatas e adiciona o molho à costela.

Publicidade

24. Costelinha ao vinho tinto com molho barbecue: agora é a vez de você aprender a temperar essa deliciosa carne com vinho tinto, que dá um sabor para lá de especial ao prato. Você vai precisar de alho, sal, pimenta do reino, suco de limão e o molho que vai ser usado para assar e depois também na finalização.

25. Hambúrguer no barbecue com onion rings: receita completa de um sanduíche com acompanhamento para você se deliciar com essa maravilha da gastronomia ocidental. Vai precisar de picanha moída, farinha de trigo, água com gás, páprica picante, cebola, queijo cheddar, pão tipo australiano, sal e óleo.

26. Burger barbecue: mais uma receita de hambúrguer para você que é fã desse estilo de sanduíche. Vai precisar de pães, queijo cheddar, bacon, cebola, manteiga, óleo, açúcar, sal, vinagre balsâmico, carne moída, cebola, mostarda, ovo, farinha de rosca e pimenta dedo-de-moça para finalizar esse delicioso prato.

27. Bacon barbecue burger: outro hambúrguer sensacional e muito simples de ser preparado, você vai precisar apenas de ingredientes como o açúcar mascavo, ketchup, molho inglês, tabasco chipotle, mostarda, suco de laranja, suco de maçã, bourbon, balsâmico, contra filé ou patinho moída, cebola e bacon.

28. Sanduíche vegano com barbecue: para você que é vegano é possível sim comer um delicioso sanduíche com esse molho para lá de especial. Você vai precisar de ingredientes como o repolho, cenoura, abacate, maple syrup, suco de limão, sal, pimenta do reino, água, pães e castanha de caju tostada para finalizar.

29. Asinhas de frango com barbecue: mais uma maneira de fazer frango com barbecue e ver como essa apetitosa carne combina com o molho. Você vai temperar as asinhas apenas com sal e pimenta do reino. Depois é só fritar o frango, fazer o molho artesanal e colocar por cima para servir a todos os convidados.

30. Asinhas de frango com páprica e barbecue: outra possibilidade de preparar uma deliciosa asinha de frango com esse molho agridoce sensacional é usando outros temperos na ave. Nessa receita, por exemplo, vai sal, pimenta, páprica, suco de limão, alho em pó, mel e molho variados para finalizar o prato.

31. Chicken Wings com barbecue: mais uma receita deliciosa feita com frango, só que agora usando outras partes dessa ave extremamente saborosa. Você vai precisar de ingredientes como a coxinha da asa marinada no limão, sal, pimenta do reino e alho. Depois é só assar com um pouco de óleo e adicionar o molho na finalização.

32. Coxinha de frango com barbecue: receita com a coxinha da asa para você que adora essa parte do frango, vai precisar de laranja, shoyu, colorau, óleo, alho, sal e pimenta para preparar todo o prato. Depois é só fazer o molho caseiro e adicionar em um pote para ser servido junto à carne. Fica muito bom.

33. Frango marinado no barbecue: dessa vez o molho vai ser usado até mesmo para marinar a carne antes dela ser feita. Você vai precisar de ingredientes como o limão siciliano, lemon pepper, azeite de oliva, extra virgem, sal e  ervas secas como o alecrim, tomilho, ceboulette. O pedaço do frango é a sobrecoxa e o resultado fica incrível.

34. Frango com bacon e barbecue: agora sim uma união de sabores e texturas que vai fazer todo mundo se apaixonar pela sua competência na cozinha. Isso porque além desse delicioso molho, vai também ser usado o bacon que faz total diferença no paladar de qualquer pessoa que adora essa iguaria. Além deles, o peito de frango vai com sal, pimenta do reino e outros temperos.

35. Sobrecoxa de frango com barbecue: mais uma receita deliciosa que usa as duas partes mais saborosas da carne de frango, a coxa e a sobrecoxa. Você vai ter que usar muitos temperos para que o prato fique bom: cebola, alho, vinho tinto seco, ketchup, vinagre balsâmico ou branco, mel, shoyu, pimenta vermelha e do reino, além de sal.

36. Coxa de frango com barbecue: essa preparação usa as partes mais deliciosas da carne de frango, a coxa e a sobrecoxa. Você vai precisar usar ingredientes como o alho, mel, cebola, shoyu, água, pimenta do reino, sal, além do molho que pode ser feito artesanalmente ou comprado pronto em algum supermercado.

37. Salada de batatas com barbecue: agora é hora de aprender a fazer uma saladinha muito bem temperada com esse molho sensacional. Você vai ter que usar purê ou molho de tomate, maple syrup, fumaça líquida, vinagre de maçã, molho inglês vegano, sal fino, batatas, aipo, salsão, milho cozido, sal e pimenta.

38. Lombo com barbecue: mais uma receita com carne de porco para você que adora essa iguaria misturada com esse delicioso molho. Você vai precisar de ingredientes como o lombo suíno desfiado, sal, pimenta, alho, suco de limão, ketchup, cebola, molho inglês, açúcar mascavo e vinagre branco.

O barbecue é realmente um molho que pode ser usado nos mais diferentes tipos de receitas, ele serve como um complemento de sanduíche, ou o ingrediente especial de uma carne como a costela que tradicionalmente é feita com esse delicioso molho. Que tal conferir algumas receitas de hambúrgueres que caem super bem com molho barbecue e até de acompanhamentos para deixar seu churrasco ainda mais saboroso?