24 receitas com batata asterix para inovar nas suas refeições

Escrito por                                                              

Com casca rosada e o interior mais amarelado, a batata asterix apresenta um alto teor de amido, sendo boa tanto para o cozimento quanto para a fritura. Depois de cozida, essa variedade de batata adquire um delicioso e característico aroma, além de ficar muito cremosa.

E para aproveitar o que esse tubérculo tem a oferecer de melhor, preparamos uma lista com 24 receitas muito saborosas e diferentes. Escolha a que mais te agrada e corra para a cozinha para prepará-la!

Acompanhamentos com batata asterix

1. Batata frita perfeita: sabe aquelas batatas fritas de fast-foods que são crocantes, salgadinhas e muito gostosas? Pois com essa receita, você aprende a fazer essa delícia aí na sua casa. Muito fácil, essa batata tem apenas alguns segredinhos e truques na hora do preparo. Confira o vídeo e aproveite!

2. Batatas rústicas: com a onda de comidas gourmet, a batata rústica virou moda de uns tempos pra cá. Muito saborosa, essa receita é bem prática e fácil de fazer. Basta selecionar algumas batatas asterix bem bonitas e os temperos certos. Depois, é só acompanhar a explicação desse vídeo e se deliciar!

3. Batatas laminadas: aqui, o primeiro passo para preparar essa delícia é cortar as batatas asterix em rodelas laminadas. Em seguida, transfira para uma forma untada com bastante manteiga e salpique um pouco de sal e folhas de tomilho. Leve para o forno por aproximadamente uma hora ou até que fiquem macias. Está pronto!

4. Batata rosti: típica da culinária espanhola, a batata rosti é sucesso no Brasil! Muito gostosa, essa receita é perfeita para servir em almoços e jantares com a família. Basta ter em mãos batatas asterix, água, queijo prato ralado, bacon em cubos, azeite, sal e pimenta-do-reino.

5. Batata souflé: para preparar uma deliciosa batata souflé você vai precisar de batatas asterix, óleo, sal e pimenta-do-reino. Para começar, corte a batata em lâminas bem finas no sentido longitudinal. Em seguida, cozinhe por imersão em óleo no fogo baixo por aproximadamente 7 minutos. Tire dessa panela e transfira imediatamente para outra panela com óleo a 180º. Deixe fritar até que fique bem estufada.

6. Batata duchesse: muito comum em refeições mais sofisticadas, a batata duchesse surgiu na França em referência aos cabelos de Maria Antonieta – por isso o formato do purê é para o alto e bem encrespadinho. E atenção, você precisa servir assim que sair do forno, ok? Assim elas não murcham.

7. Batata hasselback: que tal inovar o seu almoço de domingo e servir uma deliciosa batata hasselback? Bem fácil de fazer, o segredo dessa receita está no corte da batata – o vídeo te ensina certinho como fazer. Para o tempero, tenha em mãos bacon, azeite, ervas secas, sal, pimenta-do-reino, salsinha picada e pimenta dedo de moça.

8. Batata frita empanada: batatas asterix, farinha de trigo, páprica defumada, páprica picante, açúcar mascavo, pimenta caiena, sal, pimenta-do-reino, ovos, leite e pimenta siracha são os ingredientes que compõem essa deliciosa receita. Perfeita para quem quer inovar sem ter muito trabalho na cozinha!

9. Purê de batatas perfeito: difícil encontrar quem não goste de um purê de batatas feito no capricho, não é mesmo? E aqui, você aprende a preparar uma versão perfeita que leva batatas asterix, leite, manteiga, cenoura, alho, louro, tomilho, pimenta-do-reino e sal. Vale a pena conferir e testar aí na sua casa!

10. Aligot com batata asterix: quer preparar algo bem diferente e gostoso para servir aos seus convidados? Então aposte nesse aligot com batata asterix! Aqui, a combinação do queijo gruyére com o queijo minas provoca uma explosão de sabores que irá conquistar os mais variados paladares.

11. Salada alemã de batata: o ingrediente principal dessa salada alemã é a batata asterix. Além do tubérculo, você também vai precisar de ovos cozidos, iogurte natural integral não adoçado, mostarda, cebola, cebolinha, picles, vinagre branco, água, sal e pimenta. O resultado final vai te surpreender de maneira positiva!

Petiscos com batata asterix

12. Bolinha de batata com queijo: essa bolinha de batata com queijo é um prato muito comum no café da manhã dos Estados Unidos. Muito saborosa, a tater tots também pode ser servida em outras refeições, como almoço ou jantar. Dica: você pode congelar a massa e fritar na hora que bater aquela fominha!

13. Bolinho de bacalhau com batata asterix: você não precisa cruzar o oceano e ir até Portugal para saborear um delicioso bolinho de bacalhau. Prática, essa receita é muito saborosa e cremosa. E aqui, o que dá a liga e a textura para os bolinhos é a batata asterix! Então escolha bem os ingredientes e prepare essa delícia aí na sua casa!

14. Bolinho de Pepperoni: todo mundo gosta de um petisco de bar bem temperadinho! E essa versão de bolinho de Pepperoni é extremamente saborosa, fácil de fazer e até mesmo mais saudável, já que essas delícias são assadas e não fritas. Para acompanhar na hora de servir molhos agridoces como o barbecue são bem-vindos!

15. Bolinho de carne seca: esse bolinho de carne seca é a opção ideal de petisco para servir para os amigos! Muito fácil, essa receita fica pronta em menos de uma hora. Então comece misturando todos os ingredientes até que forme uma massa bem bonita. Depois, é só formatar em bolinhos e levar para fritar em óleo bem quente até dourar!

16. Coxinha de frango com catupiry: a coxinha de frango com catupiry é um dos salgados mais adorados em todo Brasil. E aqui, a massa ganha um ingrediente todo especial: a batata asterix. Graças ao seu alto teor de amido, o tubérculo deixa a coxinha ainda mais cremosa e gostosa. Vale a pena testar e servir para a sua família!

17. Pão de batata com queijo e calabresa: sal, açúcar, batata asterix, manteiga, gemas, leite, fermento biológico seco, farinha de trigo, linguiça calabresa e queijo mussarela ralado são os ingredientes necessários para preparar um delicioso pão de batata que pode ser servido no café da manhã ou no lanche da tarde!

Pratos principais com batata asterix

18. Torta de batata e linguiça: está com preguiça de preparar algo mais elaborado para servir no jantar com a família? Então aposte nessa torta de batata asterix e linguiça. Fácil e prática, essa versão é feita em porções individuais – ramekins – e fica pronta em menos de uma hora. Confira e aproveite!

19. Nhoque de batata asterix à bolonhesa: quem não resiste a um nhoque de batata precisa provar esta versão à bolonhesa! Além de mais cremoso, o resultado é uma massa mais saborosa e que combina com vários acompanhamentos. Veja o passo a passo do preparo e invista nesta receita que vai conquistar o seu paladar.

20. Nhoque de batata asterix com molho de tomate e manjericão: lápis e papel na mão para anotar todos os ingredientes necessários para preparar um delicioso nhoque: batata asterix, queijo parmesão ralado, farinha de trigo, sal, pimenta-do-reino, tomate cereja, tomate pelado, cebola roxa, azeite e manjericão para dar aquele toque final!

21. Nhoque de batata asterix com molho de iogurte, cogumelo e tahine: extremamente saboroso e sofisticado, esse nhoque de batata asterix acompanha um molho de iogurte com cogumelo e tahine simplesmente irresistível. O passo a passo é um pouco mais complexo, pois você precisa preparar a massa do nhoque, cozinhá-lo e fazer o molho. Mas esse vídeo te ensina certinho cada etapa!

22. Tortilha espanhola: perfeita para uma refeição rápida, essa tortilha espanhola é muito semelhante a uma omelete. E para preparar essa delícia você vai precisar de batatas asterix, ovos, sal, pimenta-do-reino e azeite ou óleo de coco. Confira o modo de preparo e inove o seu café da manhã!

23. Camarão à húngara: o nome pode assustar, mas acredite, essa receita é superfácil e rápida de preparar. Feita com ingredientes básicos que são facilmente encontrados em qualquer supermercado, essa delícia é perfeita para servir em um almoço com a família. Acredite, você vai impressionar a todos que provarem essa maravilha dos mares.

24. Poutine: poutine é um lanche de rua canadense muito gostoso e fácil de fazer. Com ingredientes básicos – batata asterix, queijo coalho, manteiga, farinha de trigo, caldo de carne e molho inglês – essa receita é perfeita para preparar e servir no lanche da tarde!

Com essas receitas você vai poder inovar – e muito! – nas suas refeições. Para provar outras versões de pratos com batatas, experimente preparar estas receitas de pão de batata doce.

PARA VOCÊ