25 receitas com baunilha para preparar sobremesas perfeitas

Escrito por                          

Conhecida por seu aroma irresistível e sabor suave, a baunilha é um dos ingredientes mais utilizados na confeitaria e é responsável por deixar os doces ainda melhores. Por isso, confira estas receitas com baunilha – seja com fava, extrato ou essência – e aprenda a preparar sobremesas que deixarão todos de queixo caído!

Bolos com baunilha

1. Cupcakes com fava de baunilha: aprenda a utilizar a baunilha em sua forma mais nobre com esta deliciosa receita de cupcakes! Com uma massa levinha, uma cobertura de merengue de baunilha e um recheio cremosíssimo, este doce vai conquistar o seu paladar.

2. Bolo de baunilha com gotinhas de chocolate: una a leveza da baunilha com a cremosidade do chocolate nesta receita, que é perfeita para quem gosta de sobremesas doces na medida certa. O resultado é uma massa fofinha e bem saborosa!

3. Massa para cupcake ou bolo de baunilha: versátil e deliciosa, esta massa de bolo de baunilha é peça chave no preparo dos mais diversos doces, podendo ser usado para preparar cupcakes, bolos decorados ou, até mesmo, para ser saboreado puro.

4. Minicupcake de chocolate com cobertura de baunilha: inove no preparo do seu cupcake com esta deliciosa cobertura de buttercream, feita com manteiga, açúcar de confeiteiro, essência de baunilha e leite.

5. Bolo de baunilha: feito com açúcar de baunilha, extrato de baunilha e baunilha em pó, este bolo é para quem ama a especiaria e gosta de sentir o sabor bem presente. Básico e prático, o bolo pode ser servido com frutas ou um recheio cremoso de sua preferência!

6. Cupcake de baunilha com lemon curd: para obter um sabor mais ácido e refrescante, esta receita prepara uma deliciosa massa com raspas de limão. A baunilha é utilizada para deixar tudo ainda mais aromatizado e saboroso, perfeito para quem gosta de doces suaves!

7. Massa de bolo de baunilha com blueberry: deixe seu cupcake de baunilha muito mais saboroso, refrescante e saudável com esta receita, que ensina a preparar uma massa fofinha com mirtilos, que deixam tudo ainda melhor.

8. Bolo de baunilha com calda de amora: deliciosa, esta receita é livre de glúten e de lactose – perfeita para quem é celíaco ou intolerante. Fofinho e delicioso, o bolo é acompanhado de uma calda caseira que vai te conquistar.

Cremes com baunilha

9. Crème Brûlée: tradicional das confeitarias francesas, o Crème Brûlée nada mais é do que um creme de confeiteiro, feito com baunilha, coberto por uma camada de açúcar cristalizado e maçaricado. Sinta-se na França sem sair da cozinha com esta receita!

10. Crème Légère: para fazer o Crème Légère, basta misturar uma receita de creme de confeiteiro com um pouco de chantilly, feito com creme de leite fresco batido. O resultado é um creme mais molinho e leve, perfeito para rechear um mil folhas, por exemplo.

11. Creme de baunilha com morango: cremosíssimo, este doce de baunilha é feito com nata, leite, açúcar, ovos e fava de baunilha. Para complementar o sabor, a receita ensina a preparar uma deliciosa calda de morangos e açúcar, que deixa tudo ainda mais delicioso.

12. Creme de confeiteiro: um clássico da confeitaria francesa, o creme de confeiteiro – ou crème pâtissière – é utilizado em diversas receitas de doce, mas também pode ser saboreado puro. Para prepará-lo é preciso de leite, açúcar, fava de baunilha, maizena e gemas. O resultado é de dar água na boca!

13. Creme inglês: ideal para acompanhar sobremesas, o creme inglês é mais líquido que o de confeiteiro e pode ser usado como cobertura de bolos e doces. Feito com apenas 4 ingredientes – gema, leite, baunilha e açúcar – o preparo é prático, fácil e de salivar.

14. Creme belga: feito com leite condensado, maizena, leite, gemas, creme de leite e, é claro, baunilha, este doce leva a cremosidade para outro nível e vai deixar suas sobremesas muito mais saborosas! A dica é usar o creme para rechear bolos ou, também, servi-lo sozinho.

15. Creme de tapioca com baunilha: para uma versão do crème brûlée mais saudável, prepare esta receita: em vez do creme de confeiteiro, a base é feita com tapioca, leite, leite de coco, açúcar e fava de baunilha, que deixam tudo mais saudável e muito delicioso.

Sobremesas com baunilha

16. Sorvete de baunilha: saboreie um delicioso sorvete, digno das melhores sorveterias artesanais, na sua própria casa! Esta receita ensina a preparar uma sobremesa cremosa, refrescante e que vai deixar seus dias muito mais doces.

17. Panna cotta de baunilha com geleia de pêssego: quem procura praticidade vai encontrá-la nesta receita: feita com creme de leite, açúcar, essência de baunilha e gelatina sem sabor, a panna cotta fica leve e cremosa. Depois, é só cobrir com uma geleia de pêssego para complementar o sabor e deixar tudo ainda melhor!

18. Ovos nevados: aprenda a preparar uma sobremesa tão deliciosa que vai fazer com que você se sinta em um dos melhores restaurantes franceses! Acompanhado de creme inglês, o ovo nevado é a sobremesa perfeita para quem gosta de doces bem levinhos e suaves.

19. Brigadeiro de baunilha: inove no preparo dos doces de festas de aniversário e prepare esses deliciosos brigadeiros de baunilha! Feitos com chocolate branco, leite condensado, fava de baunilha e rum, os docinhos são superdiferentes e vão te conquistar.

20. Brigadeiro Brûlée: para saborear um tradicional doce francês com um toque brasileiro, experimente esta receita, que ensina a preparar deliciosos brigadeiros de baunilha com uma cobertura de açúcar cristalizado, que une crocância, sabor e cremosidade em uma só mordida!

21. Bavaroise de baunilha: também conhecida como creme bávaro, a bavaroise é a sobremesa perfeita para quem quer saborear um doce cremoso, leve e refrescante. Para acompanhar o creme de baunilha e leite, a receita ensina a preparar uma deliciosa geleia de tomate com amoras!

22. Marshmallow de baunilha e menta: una a refrescância da menta com a suavidade da baunilha em um doce diferente e criativo! Aprenda a preparar um marshmallow com gelatina, glucose e açúcar que vai deixar suas tardes muito mais saborosas.

23. Torta de morango com baunilha: com uma massa integral, feita com amêndoas, farinha de aveia, melado e óleo de coco, esta torta de baunilha une sabor e saúde em um só doce! Além disso, o recheio de baunilha com leite de amêndoas deixa tudo ainda mais saboroso e cremoso.

24. Pudim de coco com baunilha: una o leve sabor do coco com o aroma irresistível da baunilha e descubra uma forma diferente e deliciosa de preparar uma sobremesa! Neste caso, o pudim de coco leva uma calda de baunilha que vai te deixa salivando.

25. Crumble de aveia e baunilha com maçã: crocante, doce e cremosa na medida certa, esta sobremesa é perfeita para quem adora misturar texturas em um só prato. Além disso, o crumble é feito com aveia e, por isso, é saudável e perfeito para quem está de dieta.

Para inserir ainda mais a baunilha no seu dia a dia, experimente preparar estas receitas com fava de baunilha!

PARA VOCÊ