14 receitas com broto de feijão para levar a culinária oriental para sua casa

Escrito por Vanessa Herrmann

Conhece o broto de feijão? Talvez você nunca tenha feito na sua casa, mas, se já viu aquela experiência de plantar um feijão e vê-lo germinar, você conhece o ingrediente, que tem origem nesse processo. Ele é altamente nutritivo e pode fazer parte da sua alimentação.

Muito comum na culinária oriental, o broto também pode fazer parte da sua mesa. Ele é muito usado no preparo de saladas, mas também combina com carnes e até mesmo como recheio de sanduíche. Para aprender a prepará-lo, confira a lista abaixo com 14 receitas:

1. Aspargos com broto de feijão

Bem refrescante, essa salada leva aspargos frescos e broto de feijão na mesma quantidade. Além disso, rabanetes, cenoura e cebola roxa também fazem parte do prato. Se você quiser um toque de sabor, ainda pode fazer um molho com shoyu, óleo de gergelim torrado e suco de limão.

2. Brócolis com broto de feijão

Com poucos ingredientes já é possível preparar uma salada gostosa, nutritiva e que foge do comum. Para testar essa opção em casa, você vai precisar ter em mãos brócolis, broto de feijão, sal, azeite e limão siciliano. Para melhorar ainda mais, o modo de preparo não é nada complicado. Vale a pena testar em casa e se deliciar com o resultado.

3. Broto de feijão ao barbecue

Quer preparar seu broto de feijão com um toque oriental, mas com ingredientes que você encontra em qualquer lugar? Para isso, o segredo é usar cebolinha e molho de soja. Mas a receita também leva óleo, molho barbecue e água. A combinação de molhos pode soar estranha, mas o resultado fica bem gostoso, pode apostar.

4. Broto de feijão com couve

Que tal preparar um prato com broto de feijão que serve como refeição principal? Essa receita é ideal para aquele dia que você busca um almoço ou jantar leve. O broto de feijão é o principal ingrediente, mas couve, tomate-cereja, palmito, cebola, azeite, shoyu, sal e tirinhas de alcatra também fazem parte da receita.

5. Salada de broto de feijão

Nessa receita, a dica é usar o feijão azuki germinado. Assim, além do broto, você também consome o grão. Para o tempero, a sugestão é usar orégano, azeite, pimenta-do-reino e sal. A lista de ingredientes é curta e o sabor é imenso. Experimente.

6. Moyashi com shoyu

Nessa receita, o broto de feijão é incrementado com cenoura ralada, ervilhas frescas e champignons picados. Para o molho, você vai precisar de alho, azeite, óleo de gergelim, shoyu, gengibre, sal e pimenta. O toque oriental é garantido aqui.

7. Grãos com abobrinha e broto de feijão

Para quem busca um prato bem incrementado e que mate até aquela fome de leão, vale a pena investir nessa receita. Ela leva arroz integral, cevadinha, trigo em grão, arroz vermelho, abobrinha, broto de feijão e temperos. Além disso, ela pode ser servida tanto quente, quanto fria.

8. Salada tropical

Tem dias que tudo o que a gente quer é uma saladinha bem caprichada, não é mesmo? Para sair da tradicional combinação de alface com tomate, você pode apostar nessa receita. Além de nutritiva, ela é refrescante e ajuda a mandar o calor para longe. Tudo isso matando a fome de uma maneira gostosa.

9. Shimeji com broto de feijão

Ideal para um aperitivo enquanto o prato principal não fica pronto, essa receita é bem rápida e simples de ser feita. A combinação de shimeji com broto de feijão por si só já fica uma delícia. Mas, para melhorar ainda mais, o tempero fica por conta de shoyu, salsinha, cebolinha e alho frito.

10. Broto de feijão com tofu

Para quem não come ingredientes de origem animal e quer um prato rico em proteína, essa receita pode ser uma boa aposta. Não é preciso se assustar ao ver o tamanho da lista de ingredientes. A base é feita com broto de feijão e tofu. Os outros itens são apenas temperos, mas fazem toda a diferença no sabor final do prato.

11. Legumes com broto de feijão e tofu

Essa provavelmente é a receita mais asiática da lista. Alho, cenoura, broto de feijão, ervilha torta, tofu, gergelim, shoyu, amido de milho, água, sal e pimenta compõem o prato. A dica é servir essa salada junto com um arroz misturado com ovos mexidos.

12. Carne de porco com broto de feijão

Carne de porco e broto de feijão combinam? Com certeza! Feito em uma panela tipo wok, o prato ainda leva cebolinha, cebola, páprica picante defumada, azeite e sal. Sem fazer muita sujeira na cozinha e com pouco tempo, você obtém um prato delicioso.

13. Camarão com broto de feijão

Para quem curte frutos do mar, vale a pena apostar nessa receita. Os principais ingredientes usados são camarão, broto de feijão, pimentões coloridos e abacaxi. O uso da fruta faz com que o prato fique com um gostinho agridoce. Além disso, os temperos também fazem diferença no sabor da receita.

14. Sanduíche de frango com broto de feijão

Um sanduíche caprichado cai bem em qualquer refeição, não é mesmo? Essa receita é inspirada na culinária tailandesa. Aqui, o broto de feijão é usado para rechear um pão de hambúrguer, que também leva um frango agridoce, maionese com páprica e rúcula.

Como você pode perceber, esse é um alimento que pode ser inserido tranquilamente no seu cardápio. Combina tanto com pratos quentes, quanto frios. Se você gosta de receitas leves e da culinária oriental, também vale conferir o que dá para fazer com o tofu.

PARA VOCÊ