65 receitas com canela perfeitas para aromatizar seu dia

Escrito por    

Para dar mais sabor aos seus pratos, sejam eles doces ou salgados, a canela é um ótimo ingrediente. Muito aromática, ela pode ser usada em pau ou em pó. Além disso, combina muito bem com bebidas quentes e frias. Extremamente versátil, seu sabor agrada os mais variados paladares.

Continua após o anúncio

Além de dar um toque de sabor especial aos alimentos ou bebidas, o tempero é termogênico e gera diversos benefícios ao organismo. Acrescentá-la ao seu dia a dia não é uma tarefa difícil. Então, confira na lista abaixo 65 receitas com esse ingrediente.

Bolos com canela

1. Bolo de churros: com cara de receitas com canela
“>bolo de festa, essa receita não é difícil de preparar como pode parecer. Aqui, uma massa simples ganha um toque de canela. O recheio, fica por conta de um doce de leite duro. Se você quiser, ainda pode fazer a decoração com churros.

2. Bolo de caneca com canela: ideal para quando bate aquela vontade de comer um docinho, essa receita é feita no micro-ondas. Sem sujeira e em apenas 5 minutos você consegue um bolo gostoso. Para melhorar ainda mais, a lista de ingredientes não é extensa. Os principais itens usados são a banana e a canela em pó.

3. Bolo de fubá com creme de canela: seu bolo de fubá pode ganhar um novo sabor com essa receita. Aqui, a sugestão é preparar um creme de canela. Ele é simples de ser feito, mas faz diferença no sabor final. A massa é cremosa, assim como a cobertura. Então, se você gosta desse tipo de textura, confira todas as dicas.

4. Bolo de iogurte com canela: sabe aquele bolo curinga de iogurte? Aqui, ele ganha uma casquinha crocante de açúcar e canela, Com um passo a passo simples, é possível sair da rotina e se surpreender com o sabor dessa receita.

5. Bolo de maçã com canela: maçã e canela combinam muito bem, fato. Em um bolo, essa mistura fica sensacional. Aqui, a fruta é usada no preparo da massa. Já a canela, é usada tanto na massa, quanto na cobertura. Fácil de ser feita, essa é uma ótima pedida para aquele café da tarde caprichado.

6. Bolo de maçã com canela de liquidificador: se você busca praticidade, que tal testar essa receita de liquidificador? Com poucos ingredientes e um tempo curto na cozinha, você prepara um prato gostoso. Além disso, essa opção pode agradar os mais variados paladares.

7. Bolo de banana com canela: o bolo de banana também pode ganhar uma casquinha crocante de canela. Massa molhadinha e cobertura crocante! Dá água na boca só de imaginar, não é mesmo? Então, aprenda a fazer essa receita em casa.

Continua após o anúncio

8. Bolo de banana, maçã e canela: outra ótima alternativa é combinar a maçã e a canela. Aqui, as duas frutas e a canela são usadas no preparo da massa. Para servir, a sugestão é acrescentar iogurte grego como cobertura. Isso faz com que o sabor fique mais suave.

9. Bolo de canela com frutas secas: massa fofinha, toque de canela e crocância das frutas secas. Essa receita combina sabores e texturas bem diferentes. Por isso, ela é ideal para quem quer fugir da monotonia. Mesmo sendo tão surpreendente, seu preparo é simples. Então, mesmo que você não tenha muita experiência na cozinha, vale experimentar.

10. Bolo integral de chocolate e canela: chocolate e canela combinam? Sim! Além disso, aqui, o cravo também entra em cena. Esse é um bolo aromatizado. Além disso, como é integral, é uma boa aposta para quem quer um docinho mais saudável.

11. Bolo de canela com creme de café: feita no micro-ondas, essa é uma receita de bolo com massa de canela. Para incrementar seu sabor, um creme de café entra em cena. Para obter um resultado de sucesso, você deve conferir todas as dicas dessa opção.

12. Cupcake integral: outra opção saudável, aqui, a ideia é combinar frutas, canela e amêndoas. A receita é integral e leva vários ingredientes saudáveis. Então, mesmo que você estiver evitando ganhar números na balança, dá pra comer sem culpa.

Massas com canela

13. Rabanada: um clássico de natal, a rabanada pode ser consumida durante o ano todo. Aqui, você confere como preparar duas versões: uma frita e a outra assada. Bem aromatizada, com um interior molhadinho e uma casca crocante, seu café da manhã pode ficar muito mais gostoso.

14. Palmier de canela: tipicamente francês, o palmier é um doce crocante. Além disso, ele conta com o gostinho da canela. Com um formato de coração, ele pode conquistar o seu estômago, de tão saboroso! Para melhorar ainda mais, você só vai precisar de três ingredientes, são eles: massa folhada, açúcar e canela.

15. Bolinho de chuva low carb: bolinho de chuva low carb? É isso mesmo que você leu. Com cara de infância, a sugestão é deixar a farinha de trigo de lado. No lugar dela, você vai precisar das farinhas de amêndoas e de coco. Além disso, o leite de vaca é deixado de lado e dá lugar para o leite de coco. Já a canela, entra em cena tanto no preparo da massa, quanto da cobertura. Para resumir: o bolinho é saudável, gostoso e aromatizado.

16. Bolinho de chuva com banana e canela: para quem prefere uma versão que não seja low carb, mas que fuja do tradicional, vale apostar nessa receita. Aqui, banana e canela são usadas no preparo da massa, que deve ser frita depois de pronta.

Continua após o anúncio

17. Cinnamon rolls: os rolinhos de canela, também conhecidos como cinnamon rolls, é um tipo de pão recheado. Como não é preciso esperar a massa crescer, seu preparo é rápido. Além disso, o fermento químico é usado aqui, o que faz com que o resultado seja bem macio.

18. Rosca natalina com canela: essa é uma versão com uma lista de ingredientes mais simples do que a opção anterior. Mesmo assim, o resultado é bem gostoso. Além disso, aqui, a massa precisa descansar por apenas 15 minutos. A espera não é longa e o sabor pode te deixar com água na boca.

19. Rocambole com gengibre e canela: bem aromatizado, esse é um rocambole de chocolate, gengibre, canela e doce de leite. Com uma massa simples, só é preciso ter paciência na hora de enrolar a massa. Depois de assado, basta se deliciar com o resultado final.

20. Pão sueco com canela: essa é uma receita que conta com uma lista de ingredientes extensa. Porém não é preciso se preocupar com o passo a passo, que não é muito complicado. A espera é um pouco longa, já que a massa deve descansar por 1 hora. Além disso, o tempo no forno é de aproximadamente 15 minutos.

21. Pão de canela: pão fácil? Com essa receita, isso é possível. Aqui, além da canela, uvas-passas também são usadas. O resultado é uma massa aromatizada e que ainda conta com um toque crocante. Ideal para sair da rotina, essa é uma ótima opção para qualquer momento do dia.

22. Pão sem sova recheado: como esse é um pão sem sova, ele não cresce muito. Mas não precisa se preocupar, pois a massa fica bem macia. Além da especiaria, uvas-passas e nozes são usadas para o recheio. Para melhorar ainda mais, a lista de ingredientes é bem curtinha.

23. Pão integral recheado com canela: ideal para um lanche prático ou café da manhã, nessa receita você aprende a fazer pães em miniatura. A combinação da especiaria com maçã e açúcar mascavo fica simplesmente divina. Por isso, vale a pena testar essa opção em casa.

24. Waffle com canela: prática, essa é uma ótima receita para um lanche da tarde ou café da manhã de domingo. Aqui, o sabor fica por conta da canela, noz-moscada e essência de baunilha. Para servir, você pode optar entre mel, frutas, geleia ou pasta de amendoim.

Tortas com canela

25. Tortinha funcional: com uma aparência linda, essa receita nem parece ser funcional. Aqui, primeiro, é preciso fazer uma base crocante com tâmaras secas, farinha de linhaça, coco ralado, aveia, água e açúcar de coco. Depois, o recheio com pêssegos e geleia. Para a cobertura, entra em cena a canela.

26. Tarte tatin: um clássico francês repaginado, essa torta conta com massa folhada, peras e especiarias. O legal é que a lista de ingredientes é simples, assim como o passo a passo. Além disso, o sabor é simplesmente divino.

27. Tortinha de maçã e canela: tortinha com massa crocante e recheio cremoso? É isso que você aprende a preparar nessa receita. Aqui, você pode escolher entre fritar ou assar o seu doce. Então, que tal conferir a lista de ingredientes e o passo a passo?

28. Torta integral de banana e canela: rápida, essa receita vai matar sua vontade de comer um doce em poucos instantes. Para isso, você vai precisar dos seguintes ingredientes: água, bebida vegetal, canela, pão integral, banana, cacau em pó e mel.

29. Torta de maçã e canela low carb: outra opção rápida, essa torta não vai ao forno. Para que fique pronta em pouco tempo, a sugestão é usar a frigideira. Além de ser low carb e simples, essa é uma receita que pode agradar os mais variados paladares.

30. Torta caramelizada de maçã com canela: essa é uma torta surpreendente. Aqui, a massa é crocante, o recheio é cremoso e a cobertura é aromatizada. Por isso, ela é ideal para quem gosta de combinar sabores e texturas.

Doces variados com canela

31. Churros: feito com pouquíssimos ingredientes, o churros é um sucesso entre os mais variados paladares. Além disso, o doce não é tão complicado de ser feito em casa. Para melhorar ainda mais, saiba que a lista de ingredientes é curtinha. O passo mais trabalhoso talvez seja fritar o doce, mas se você preferir, também pode assá-lo.

32. Crumble de maçã: essa é uma receita que conta com uma massa quebradiça, feita com manteiga, açúcar e farinha de trigo. Já o recheio, leva maçãs, açúcar, noz-moscada, canela em pó e, opcionalmente, gengibre em calda. O passo a passo é simples, mas o contraste de texturas e sabores é bem interessante.

33. Maçã caramelizada com canela: simples e prática, essa é uma receita que pode agradar qualquer um. Aqui, a fruta é cortada em fatias, o que faz com que a calda penetre por todo seu interior. Para finalizar, você ainda pode usar balas de caramelo ou sorvete de creme.

34. Taça de churros: se você gosta de churros, mas quer sair da rotina, não deixe de conhecer essa receita. A sugestão é fazer uma taça com o doce, que é recheada com uma bola de sorvete. Para completar, use calda como decoração.

35. Pipoca de churros: se jogar no sofá com um balde de pipoca é uma delícia. Como isso é comum, dá pra inovar no seu sabor. Aqui, a sugestão é dar um gostinho de churros para o petisco. Para isso, você vai precisar de milho para pipoca, manteiga, açúcar mascavo, glucose de milho, canela em pó, sal, bicarbonato de sódio e açúcar refinado.

36. Canjica cremosa: sobremesa tradicional, a canjica cremosa é ideal para quem quer um doce com afeto. O preparo não é dos mais rápidos, já que o tempo no fogo é de aproximadamente 1 hora. A vantagem é que o passo a passo é bem simples. Isso faz com que quem não tem muita experiência na cozinha também consiga obter um resultado de sucesso.

37. Doce de abóbora com canela: o doce de abóbora tem cheiro de casa de vó, não é mesmo? Para testar essa receita em casa, você vai precisar do legume, açúcar, canela em pau, cravo e coco ralado. Sem usar muitos ingredientes, você obtém um doce versátil.

38. Taça de abacaxi com canela: se você curte um doce com um toque ardidinho, pode adorar essa receita. Aqui, a canela é combinada com chantilly. Já o abacaxi, leva um toque de gengibre. Tudo isso é servido em uma única taça.

39. Pudim de pão com canela: bem diferente do pudim tradicional, essa receita é uma ótima aposta para quem quer sair da rotina. A base do pudim é feita com pão. Você pode usar aquelas fatias amanhecidas, assim, evita o desperdício e ainda obtém uma sobremesa bem gostosa.

40. Brigadeiro de banana com canela: que o brigadeiro é um doce queridinhos dos brasileiros, não é nenhuma novidade. Mas você já pensou em usar banana e canela no seu preparo? Essa é a proposta dessa receita, que tem um sabor inovador, sem te dar muito trabalho na cozinha.

41. Brigadeiro de churros: outra opção para sair da rotina é preparar um brigadeiro com sabor de churros. Então, que tal anotar os ingredientes necessários? São eles: leite condensado, manteiga, doce de leite, açúcar refinado e canela em pó.

Biscoitos com canela

42. Biscoito de natal: com um gostinho de especiarias na massa, essa receita ainda conta com uma decoração de glacê. Caso você tenha habilidade para isso, pode fazer desenhos como os da imagem acima. Mas também é possível fazer apenas uma cobertura simples com o glacê.

43. Biscoito de canela: essa receita ensina a fazer uma massa que pode ser congelada. Então, sempre que bater aquela vontade de comer o biscoito, é só levar para assar. Além disso, o sabor não é muito enjoativo, ou seja, pode ser que você não consiga parar de comer.

44. Biscoito de açúcar e canela: sabe aquele biscoito que derrete na boca? É esse tipo de textura que você obtém com essa receita. Além disso, o sabor é bem docinho e ao mesmo tempo aromatizado. Para o preparo, basta misturar todos os ingredientes. Depois, a massa deve descansar por 15 minutos. Por último, é só moldar e levar ao forno para assar.

45. Biscoito de laranja e canela: além do toque da canela, essa receita conta com o sabor cítrico da laranja. As raspas da fruta são utilizadas, mas podem ser substituídas pelas de limão. Isso se você preferir um sabor mais azedinho. Outra alternativa é usar essência de baunilha. As possibilidades são várias, assim fica difícil resistir, não é mesmo?

46. Biscoito de chocolate e canela: ótimo acompanhamento para um café, essa receita é bem simples. Os ingredientes usados são farinha de trigo, manteiga, açúcar, fermento em pó, extrato de baunilha, canela, chocolate em pó, açúcar e sal.

47. Biscoito funcional de canela e chocolate: essa receita além de combinar chocolate e canela, ainda é funcional. Com uma textura crocante e livre de açúcar refinado, ela pode ser perfeita para um lanchinho. Também vale ser servida como sobremesa.

48. Cookie diferente com canela: com uma textura bem leve e macia, essa receita é diferente dos cookies tradicionais. Para testá-la em casa, você vai precisar de farinha de trigo, cremor tártaro, bicarbonato, sal, manteiga, açúcar, ovos, essência de baunilha e canela em pó.

49. Sequilho de canela: quer inovar no preparo do seu sequilho? Essa receita não conta apenas com o toque de canela. Ela deixa de lado o amido de milho e usa fécula de mandioca. O resultado é bem gostoso e derrete na boca a cada mordida.

Pratos salgados com canela

50. Peru de natal: é isso mesmo, essa receita sugere usar um toque de canela no peru de natal. Aqui, é feita uma marinada para a carne com limão, pimenta-do-reino, cravo, canela, cebola, azeite, alho, vinho branco seco, folhas de louro, salsinha, cebolinha e água. Além disso, o tempo no forno é de aproximadamente 3 horas.

51. Frango com canela: nessa opção, o frango deve marinar em uma mistura de canela, alho, suco de laranja, gengibre, iogurte e sal por 1 hora. Depois, basta fritar com um fio de azeite. O preparo é bem prático, por isso, é ideal para quem não quer muito trabalho.

52. Kibe de forno: para fazer uma refeição saudável, o kibe assado é uma ótima escolha. O segredo para um sabor bem gostoso é apostar nos temperos. Você pode conferir todos eles na receita, assim como o passo a passo bem explicadinho.

53. Salada de batata doce com canela: além da especiaria e da batata doce, essa receita leva coalhada seca, tomate, uva, nozes, azeite e pimenta. A lista de ingredientes é curta, mas é ideal para fazer uma salada que foge do comum.

54. Salada de feijão fradinho com canela: já nessa receita de salada de feijão fradinho, a especiaria é usada no preparo do vinagrete. Ele é usado para incrementar o sabor do prato. O resultado aqui é uma salada bem refrescante e colorida. Por isso, ela é ideal para os dias de calor.

Bebidas com canela

55. Café com canela: presente no dia a dia de muitos brasileiros, é possível inovar no sabor do café. Para isso, essa receita sugere o acréscimo de especiarias. Aqui, é explicado o resultado da combinação de cada uma dela, as opções são: cravo, canela, cardamomo e gengibre.

56. Água com canela: para quem quer emagrecer, beber essa água com canela pode ser uma ótima alternativa. Como a ingestão de água é importante e a especiaria ajuda a acelerar o metabolismo, a combinação é perfeita. Além disso, você só precisa de dois ingredientes.

57. Chá de gengibre com canela: além do gengibre e da canela, o cravo também é usado para dar sabor ao chá. Aqui, a sugestão é colocar açúcar e as especiarias em uma panela. Quando a mistura caramelizar, basta acrescentar água e esperar que o caramelo dissolva.

58. Chá de maracujá com canela: usando apenas maracujá, canela, água e açúcar você consegue um chá bem gostoso. Essa é uma opção tão versátil, que cai bem fria ou gelada. Além disso, fica pronta em aproximadamente 15 minutos.

59. Chá de maracujá, maçã e canela: combinar frutas com a especiaria também é uma boa aposta. Assim, o sabor da sua bebida fica bem diferenciado, o que é ótimo para sair da rotina.

60. Cappuccino termogênico: saudável, essa bebida é feita com a especiaria, café solúvel, açúcar mascavo, leite desnatado, água quente e cacau em pó. Assim, mesmo quem não quer ganhar peso pode se deliciar com um cappuccino.

61. Frappuccino de canela: aqui, primeiro, é preciso bater creme de leite fresco com açúcar para obter um chantilly. Depois, basta colocá-lo em uma caneca e acrescentar canela em pó, mistura de cappuccino e misturar tudo. O passo a passo é simples, mas o sabor é irresistível.

62. Chocolate quente cremoso: para testar essa receita em casa, só é preciso esquentar creme de leite, adicionar chocolate meio amargo e esperar que fique um creme homogêneo. Depois, ferva o leite e misture o creme de chocolate. Na hora de servir, basta acrescentar canela. Em poucos passos, você tem um chocolate quente cremoso prontinho.

63. Quentão sem álcool: como esse é um quentão sem álcool, ele é feito apenas com suco de uva, água, açúcar mascavo, gengibre, canela, cravo e laranja. A combinação de sabores é intensa. Além disso, essa é uma bebida saudável para o seu dia.

64. Chai: já pensou em preparar uma bebida indiana no conforto da sua casa? Aqui, você vai precisar de água, leite, canela, cravo, gengibre, cardamomo, pimenta-do-reino e chá preto. A combinação de chá com leite pode ser estranha para algumas pessoas, mas o sabor é bem gostoso.

65. Smoothie de papaia e canela: seja para um café da manhã ou lanche, o smoothie é sempre uma ótima pedida. A textura dessa bebida é densa, por isso, ajuda a matar a fome. Além disso, é uma opção saudável para ser acrescentada à sua rotina.

Dar um toque de sabor para seus alimentos ou bebidas não precisa ser uma tarefa difícil. A canela é uma especiaria muito apreciada, por isso, pode ser usada tranquilamente com esse objetivo. Se você adora temperos, pode querer conhecer receitas com gengibre para testar na sua cozinha.

PARA VOCÊ