11 receitas com carambola que vão aumentar seu amor pela fruta

Escrito por Lorena Costa

A carambola é uma fruta asiática, mas que é bastante consumida no Brasil há muito tempo. É amarela e bem ácida, o que faz dessa fruta, ótima para ser usada nos mais diferentes tipos de receitas. Desde molhos para carnes até sobremesas e geleias, por exemplo.

A criatividade precisa estar em primeiro lugar quando você decidir usar a carambola em alguma receita. O mais tradicional é preparar doces, mas que tal se arriscar e misturar o sabor delicioso dessa fruta em pratos melhor elaborados?

Tudo isso, do simples ao mais complexo, você vai aprender nesta lista deliciosa de receitas com carambola.

1. Carambola grelhada com creme de coco:

Foto: Reprodução / Marola com Carambola

Nada melhor do que aprender a fazer um prato bem diferente de tudo que a cozinha tradicional pode trazer, ainda mais quando a mistura entre essa deliciosa fruta ácida com um maravilhoso creme de coco é o que faz todo o sabor dessa maravilha se destacar. Bem simples de ser feito e muito apetitoso.

2. Batida de carambola com coco:

Foto: Reprodução / Marola com Carambola

Para você que vai fazer aquela festa em casa e não sabe ainda qual tipo de bebida servir, essa é uma excelente e deliciosa opção para o seu cardápio. A batida é feita não apenas com a fruta, mas também com leite de coco, leite condensado, vodca ou cachaça e coco ralado. Fica simplesmente sensacional.

3. Geleia de carambola:

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

As geleias são um ótimo acompanhamento para pães, torradas, biscoitos e outros lanches e você pode preparar uma supergostosa com a carambola. A lista de ingredientes é bem curtinha e o preparo é fácil, rápido e simples.

4. Costelinha de porco com carambola:

Foto: Reprodução / Diga Maria

Se é para apresentar receitas criativas feitas com essa deliciosa fruta, claro que pratos salgados não poderiam ficar de fora. E o primeiro que você vai aprender a preparar é uma deliciosa costelinha de porco que vai usar o caldo da fruta para fazer um molho bem especial para ser servido com a carne.

5. Geleia de carambola com canela:

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Outra possibilidade de aprender a fazer uma geleia deliciosa e deixar a sua dispensa recheada de opções gostosas para o café da manhã, lanche da tarde, entradas e aperitivos. Dessa vez, a fruta tem a companhia da canela que dá um sabor diferente para o doce.

6. Chutney de carambola:

Foto: Reprodução / Gourmandise

O chutney é uma receita bem tradicional e que normalmente é feito com frutas, só que dessa vez você vai aprender a fazer esse prato de uma forma diferente. Isso porque ele vai ser salgado! Você vai precisar de alho, óleo de girassol, pimenta dedo-de-moça e outros ingredientes bem especiais.

7. Torta de carambola e limão:

[responsive_youtube n4dsMg7x6w8]

Oportunidade incrível para você preparar aquela sobremesa deliciosa de fim de semana em um almoço com a família. Essa é uma torta bem simples de ser feita e você precisa prestar atenção para seguir todas as dicas do passo a passo e não deixar nada para trás. O melhor de tudo é essa combinação perfeita entra duas frutas genuinamente ácidas.

8. Barriga de porco crocante com chutney de carambola:

[responsive_youtube U15UKT6NH9Q]

Mais uma chance de utilizar a carambola como molho em uma receita salgada e de novo com uma carne de porco! Dessa vez, é a barriga do porco que se torna protagonista do prato de um jeito bem crocante e ao mesmo tempo molhadinho e saboroso. O chutney de carambola faz total diferença no paladar do prato.

9. Doce de carambola:

[responsive_youtube KaXhieChTdA]

Claro que uma receita mais tradicional de doce de carambola tinha que aparecer nesta lista, para você que gosta de comidas mais comuns, menos diferentes e complexas. E para fazer essa delícia é bem simples, você vai precisar apenas da fruta e de açúcar cristal, água, cravo e um pouquinho de canela.

10. Caipirinha de carambola:

[responsive_youtube t9Iirex5Hqo]

Nos dias quentes, você pode preferir ficar em casa no final de semana e fazer a sua própria festinha com uns amigos. Para isso, nada melhor do que preparar a boa e velha caipirinha, só que agora remodelada: no lugar do tradicional limão, você vai usar a carambola!

11. Suco de carambola com laranja:

[responsive_youtube tdrN0iIRjR8]

Se você prefere bebidas mais saudáveis e sem álcool, a dica é fazer um suco super nutritivo e delicioso para você tomar a hora que quiser! Essa receita mistura o sabor de duas frutas ácidas e maravilhosas em uma única bebida: a carambola e a laranja.

A carambola é uma fruta muito especial, que é até um pouco difícil de ser encontrada em alguns mercados do Brasil. Ela pode ser usada em diferentes tipos de receitas, uma característica de poucas frutas, nem todas possuem essa capacidade de se adaptar a sabores. Outra que também tem um papel parecido é a ameixa, confira as diversas possibilidades de pratos que você pode preparar com ela.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS