53 receitas com cardamomo que possuem sabores surpreendentes

Escrito por                          

Ainda pouco popular no Brasil, mas muito utilizado na culinária asiática, o cardamomo é uma semente de uma planta da família do gengibre, que conta com um aroma bem intenso e um gosto forte e levemente apimentado.

Rico em carboidratos, fibras, magnésio, ferro, cálcio e vitaminas, ele tem muitas propriedades medicinais e traz diversos benefícios para a saúde, como a melhora da digestão, o combate de problemas estomacais como gastrite e acidez, a prevenção do mau hálito, a regulação do intestino e muito mais.

Se você pretende incluir o cardamomo no seu dia a dia, saiba que ele aromatiza perfeitamente com pratos salgados especiais para um almocinho delicioso, doces variados, bolos, pães, tortas, biscoitos e até mesmo bebidas, como chá ou chocolate quente. Além disso, o ingrediente também fica ótimo em preparações com cremes, iogurtes ou sorvetes.

Confira abaixo receitas com cardamomo incríveis que vão deixar suas refeições com um gostinho de temperos indianos e árabes!

Receitas para o almoço com cardamomo

Foto: Reprodução / Sem Medida

1. Curry de peixe com cardamomo: também conhecido como Caril e muito utilizado em países asiáticos, o curry é uma combinação de diversos temperos. Nessa receita, foram utilizados sementes de mostarda, pimenta preta, cominho, cardamomo, erva doce, coentro e o dried lime, um limão seco escuro que conta com um toque defumado e fermentado.

2. Risoto de café e cardamomo: simples de fazer e super exótico, esse é um risoto de café e cardamomo que com certeza vai surpreender todos os seus convidados! Os sabores harmonizam perfeitamente com um bom pedaço de carne e o queijo parmesão é fundamental para deixar o prato ainda mais especial.

3. Sanduíche de carne com cardamomo: que tal inovar nas receitas de sanduíches simples? Essa receita ensina a preparar um incrível sanduíche de filé mignon com cardamomo, que leva também outros ingredientes como abobrinha, tomate, cebola, curry, páprica, molho inglês, mostarda Dijon e hortelã.

4. Consomê de abóbora com cardamomo: o consomê é uma receita de origem francesa que significa reduzido pelo cozimento prolongado. Servido geralmente como entrada, ele pode ser incrementado com os mais variados ingredientes, como essa versão que misturou especiarias deliciosas com creme de ricota.

5. Febras de porco com laranja e cardamomo: se você adora preparar febra em casa (carne sem osso e sem gordura), conheça essa receita que combina febras de porco com laranja e cardamomo. Além de simples de preparar, é deliciosa e sem dúvidas toda a sua família vai se apaixonar!

6. Pernil de porco desfiado com cardamomo: para os amantes de carne de porco, essa é uma receita maravilhosa de carne de pernil de porco cozida com temperos e especiarias diversas até ficar bem macia. Ela pode ser combinada com pão francês, arroz e farofinha, ou até mesmo ser utilizada em pastéis ou escondidinhos.

7. Almôndegas suecas com cardamomo: que tal aprender a preparar deliciosas almôndegas suecas em casa? Elas são temperadas com cardamomo e noz moscada e servidas com um molho velouté de carne, purê de batatas, picles sueco e geleia de lingonberry (frutinha que deixa o prato ainda mais especial).

8. Sopa de inhame com cardamomo: nos dias frios do inverno, nada melhor do que aquecer o corpo com uma sopa bem quentinha, nutritiva e saborosa, né? Você vai precisar dos seguintes ingredientes: inhame, água, azeite, alho, cardamomo, salsa, cebolinha, sal, pimenta e castanha do Brasil.

9. Medalhões de pescada com cardamomo, manga e laranja: práticos e rápidos de preparar, os medalhões de pescada são uma opção de prato perfeita para o almoço do final de semana. Aposte em ingredientes como laranja, manga, cardamomo, sal, pimenta, rum, sésamo, pão ralado e margarina.

10. Salmão na crosta com cardamomo e especiarias: se o objetivo é fazer bonito para os convidados em casa, prepare essa receita incrível de salmão na crosta com cardamomo, que além de delicioso é de brilhar os olhos. Tenha em mãos outros ingredientes como pistache, gergelim, coentro, pimenta e linhaça.

Receitas de bolos, tortas e pães com cardamomo

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

11. Bolo de pera com cardamomo e amêndoas: esse bolo delicioso é uma sobremesa perfeita para qualquer hora do dia, pois além de super saboroso conta também com ingredientes mais saudáveis, como peras, óleo de coco, cardamomo, ovos, canela, farinha sem glúten, farinha de amêndoa e mapple syrup. Sirva morno!

12. Pãezinhos doces suecos com cardamomo e canela: aprenda a preparar em casa deliciosos pãezinhos doces suecos com cardamomo e canela, que são ideais para um café da manhã caprichado. Entre os ingredientes, estão também açúcar, manteiga, baunilha, ovos, leite e farinha de trigo.

13. Pão de centeio com leite de coco, raspas de limão e cardamomo: além de deixar a casa com um perfume incrível, essa receita é simplesmente maravilhosa, pois o pão fica delicioso, aromático, fofo e com uma mistura de sabores irresistível devido à presença do leite de coco, cardamomo e raspas de limão.

14. Bolo de claras com laranja, limão e cardamomo: esse é um bolo feito sem as gemas, fofinho e de sabor super delicado, que é uma excelente opção para o lanchinho da tarde. Para um toque especial, adicione o cardamomo, que combina perfeitamente com frutas cítricas. Depois de pronto, jogue a caldinha por cima para ficar ainda melhor.

15. Pão doce de cardamomo e passas: o resultado dessa receita é um pãozinho doce e picante na medida certa, que é muito gostoso e conta com um sabor bem intenso e diferente para comer no dia a dia. Tenha em mãos leite, manteiga, farinha, fermento, açúcar, cardamomo, uvas passas, mel e ovos.

16. Bolo de pistache com cardamomo e chocolate branco: perfeito para festas de aniversário ou apenas uma sobremesa gostosa para o almoço de domingo, esse bolo de pistache com cardamomo e chocolate branco vai agradar todos os paladares! Para o recheio e decoração, aposte também em manteiga e extrato de baunilha.

17. Torta de frutas vermelhas com cardamomo: para os apaixonados por frutas vermelhas, essa é uma saborosa torta que é perfeita para ocasiões especiais em casa. O recheio é bem simples e feito com um creme básico, porém delicioso, à base de farinha, leite e ovos. Já o cardamomo e as frutas são os responsáveis pelo sucesso absoluto da sobremesa!

18. Bolinhos de paçoca, cardamomo e café: que tal aproveitar o clima de Festa Junina e preparar incríveis bolinhos de paçoca incrementados com cardamomo e café? Além de simples, eles contam com um sabor bem especial e são perfeitos para uma tarde bem friorenta. Vale a pena experimentar!

19. Pão integral de cardamomo e mel: esse pãozinho integral é simplesmente irresistível e você vai se apaixonar, pois o sabor do cardamomo fica bem sutil e parece surgir para complementar o sabor de qualquer queijo suave colocado por sobre a fatia do pão. Além disso, o miolo fica bastante macio.

20. Bolo de banana com cardamomo e nozes: apesar de simples e fácil de preparar, esse bolinho é super gostoso e ideal para qualquer momento do dia em que bater aquela vontade de doce. Você vai precisar de ingredientes como farinha, fermento, óleo de girassol, açúcar, ovos, melaço de cana, nozes, bananas, cardamomo e sal.

21. Bolo de especiarias: esse bolo de especiarias é uma receita especial para pessoas que preferem “bolo de nada”, sem muitos cremes, coberturas ou recheios. Perfeito para acompanhar um café, ele é bem simples, porém conta com especiarias marcantes como cardamomo, canela, cravo, anis estrelado e noz moscada.

22. Bolo de chocolate integral com cardamomo: o resultado desse bolo de chocolate temperado com especiarias é surpreendente, pois o sabor é muito bom e a massa fica bem fofinha. Ele é feito com farinha integral, canela, cardamomo, pimenta da jamaica, açúcar mascavo, leite e chocolate em pó.

23. Torta de maçã com cardamomo: saborosa, bonita e com uma textura perfeita, essa torta de maçã é uma sobremesa bem gostosa para preparar no final de semana. Fácil de fazer, a massa não precisa de descanso, o recheio não vai ao fogo e toda a preparação é bem simples. Dica: a torta fica ainda melhor no dia seguinte.

24. Bolo suíço de morangos com cardamomo: tem coisa melhor do que um bolo suíço de morango servido com creme de leite, geleia de amoras e fatias de morangos? Entre os ingredientes, estão manteiga, açúcar, ovos, farinha de trigo e cardamomo, que aromatiza e deixa a massa muito mais saborosa.

Receitas de biscoitos com cardamomo

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

25. Sequilho de fubá com cardamomo sem glúten: aprenda a preparar em casa rapidamente deliciosos biscoitinhos para acompanhar o café do lanche da tarde. Essa é uma versão do clássico biscoito de fubá, que leva cardamomo moído, é super perfumado e muito fácil de fazer!

26. Biscoitos de laranja e cardamomo: essa receita ensina o passo a passo de biscoitinhos de laranja que levam o cardamomo para dar um toque especial no sabor. Além dele, você irá precisar também de farinha de trigo, manteiga, açúcar, raspas de laranja, suco de laranja e gemas.

27. Biscoitinhos de tangerina e cardamomo: esses são deliciosos biscoitos amanteigados crocantes e de sabor bem original: de tangerina e cardamomo. Utilize também outros ingredientes como manteiga sem sal, cachaça, farinha de trigo e fermento. Se achar necessário, polvilhe açúcar por cima.

28. Cookies com gotas de chocolate e cardamomo: esses cookies são ligeiramente macios, gostosos, e têm um leve aroma cítrico especial proveniente do cardamomo. É uma deliciosa sugestão que vale a pena experimentar, já que ainda é uma receita vegana que leva ingredientes saudáveis.

Receitas de cremes e sorvetes com cardamomo

Foto: Reprodução / Gastrolândia

29. Gelado de manga com cardamomo: nos dias quentes do verão, nada melhor do que preparar em casa receitas refrescantes, como esse gelado de manga que é fácil de fazer e leva poucos ingredientes, entre eles um suco natural feito na hora, sementes de cardamomo, leite condensado e gelatina incolor.

30. Creme de manga, sorvete e cardamomo: leve, saborosa e refrescante, essa é uma receita de manga batida com sorvete de creme e temperada com cardamomo. Depois de pronto, sirva o creme imediatamente ou então deixe no congelador por cerca de 30 minutos para ficar bem geladinho.

31. Creme de abóbora aromatizado com cardamomo e gengibre: essa é uma receita de creme salgado. Trata-se de uma sopa vegana, mas que na verdade é um purê que leva apenas caldo de legumes, abóbora e outros ingredientes simples como cebola, cardamomo, gengibre, folha de louro e azeite.

32. Creme de coco com geleia de morango e cardamomo: sem glúten e sem lactose, essa é uma sobremesa gostosa, fresquinha e super cremosa, que além de saborosa tem um aroma delicioso de cardamomo. Aposte em ingredientes como leite de coco, açúcar demerara, agar agar, água e coco em lascas não adoçado.

33. Kulfi de chocolate e cardamomo: kulfi é uma sobremesa indiana congelada muito cremosa, mais pesada e de textura mais densa que o nosso sorvete. Para preparar essa delícia em casa, tenha em mãos leite integral, leite em pó, leite condensado, açúcar, cardamomo moído e chocolate meio amargo.

34. Kulfi de manga com cardamomo: essa é outra receita de Kulfi fácil de fazer e bem geladinha, que fica cremosa e com um sabor exótico devido a combinação da manga com o cardamomo. Como a massa do Kulfi é mais espessa, o sorvete fica com uma textura muito boa mesmo se você não usar a sorveteira.

Receitas doces com cardamomo

Foto: Reprodução / Cozinha a Dois

35. Trufa de chocolate branco com cardamomo: aqui, você aprende a preparar uma deliciosa trufa de chocolate branco feita com creme de leite fresco e incrementada com sementes de cardamomo, que além do sabor extra garante um aroma especial ao doce. Finalize passando em raspas de chocolate branco!

36. Suspiro com cardamomo: esse é um suspiro macio e puxa-puxa por dentro, porém crocante por fora, que é aromatizado com cardamomo e digno de lamber os dedos! Eles ficam bem gostosos, com um sabor diferente do comum e são perfeitos para você petiscar durante o dia quando bater vontade de doce!

37. Brigadeiros de café, baunilha e cardamomo: que tal inovar e fugir das receitas tradicionais de brigadeiro? Essa aqui é bem exótica e super saborosa, pois é feita com café solúvel, sementes de cardamomo e baunilha. Depois de pronto, passe por cacau, chocolate granulado ou amêndoa moída.

38. Pudim de coco e cardamomo: para quem não dispensa o bom e velho pudim para preparar no final de semana com a família, essa receita não não vai decepcionar. Você vai precisar dos seguintes ingredientes: leite de coco, ovos, gemas, açúcar, cardamomo moído ou em sementes, lichias e pistache verde para decorar.

39. Bananas carameladas com cardamomo e suspiro: o resultado dessa sobremesa é excelente, pois fica doce na medida certa, já que as bananas levam relativamente pouco açúcar e o suspiro é como uma nuvem, ficando com uma textura bem macia e acrescentando apenas um docinho bem suave. O cardamomo é o responsável pelo toque final do aroma e do sabor!

40. Compota de amora com cardamomo: se você gosta de conservar frutinhas em compotas, conheça essa receita deliciosa de compota de amoras orgânicas incrementada com cardamomo, que confere um gostinho bem gostoso e exótico ao doce. Tenha em mãos também açúcar refinado e suco de limão.

41. Sonho assado de canela e cardamomo: apesar de não ser indicado para quem está de dieta, esse sonho assado é simplesmente irresistível, pois conta com ingredientes saborosos como canela, cardamomo, castanhas de caju, leite integral, ovos, iogurte, manteiga e açúcar. Tenha certeza de que vale cada caloria ingerida!

42. Geleia de mexerica com cardamomo: preparar receitas de geleia em casa não tem muito segredo, porém essa versão tem um toque especial, pois combina a mexerica com ingredientes saborosos como vinho branco e cardamomo em pó. Você vai precisar também de água e açúcar.

43. Compota de maçã com cenoura e cardamomo: para preparar essa incrível compota, que além de saborosa tem uma textura perfeita para comer com torradas, você vai precisar de ingredientes básicos como maçã, cenoura, açúcar amarelo, suco de limão, água e cardamomos.

44. Mousse de chocolate com café e cardamomo: já pensou em fazer bonito para os convidados e inovar na receita do mousse de chocolate em ocasiões especiais? É uma sobremesa bem intensa que conta com ingredientes como chocolate preto, ovos, açúcar amarelo, manteiga, café expresso, cardamomos e sal.

45. Canjica com cardamomo, castanhas e frutas secas: essa é uma verdadeira canjica gourmet, pois é bem especial e feita com especiarias exóticas como cardamomo e pimenta da jamaica, além de ser aromatizada com água de rosas e por cima contar com uma incrível cobertura de frutas secas e nozes.

46. Barras de framboesa com chantilly: simples de fazer, essa é uma sobremesa linda que conta com uma apresentação impecável em tons de rosa. Para preparar em casa, aposte em ingredientes como nata, açúcar, cardamomo e chocolate branco para o chantilly. Deixe na geladeira até a hora de servir.

47. Quinoa doce com cardamomo: essa quinoa doce é uma versão saudável do arroz doce tradicional, pois é sem glúten, sem lactose e sem açúcar. O leite de vaca é substituído pelo vegetal de castanha de caju e, para adoçar, você pode trocar o açúcar por uma banana com algumas gotinhas de stévia.

Receitas de bebidas com cardamomo

Foto: Reprodução / Sem Medida

48. Chocolate quente com cardamomo: essa deliciosa receita de chocolate quente é repleta de sabor e ainda de quebra vai te esquentar bastante nos dias frios! Ela é totalmente inovadora e leva ingredientes como leite, cacau em pó, cardamomo, canela, cravos da índia, pimenta do reino e açúcar.

49. Chá indiano com cardamomo: também conhecido como Chai Latte, esse saboroso chá indiano mistura especiarias, leite e chá preto. Anote os ingredientes: água, gengibre ralado, leite, sementes de cardamomo, canela em pau, açúcar e chá preto. Depois de pronto, tampe para fazer a infusão, espere três minutos e coe para servir.

50. Chá preto com anis, cardamomo e leite condensado: esse é um delicioso chá gelado tailandês feito com especiarias, que é uma receita bem fácil e exótica que vale a pena preparar em casa, pois é refrescante e bem gostoso! Quem não curte leite, pode adoçar a bebida com açúcar ou com uma mistura de leite de coco e açúcar ou mel.

51. Quentão com cardamomo: aproveite o mês de julho para preparar uma incrível receita de quentão e se deliciar com os amigos e a família! Aposte em ingredientes simples e marcantes como cachaça, gengibre, limão, canela, cravo e sementes de cardamomo, além do açúcar e da água.

52. Lassi de manga com cardamomo: conhecida como a bebida indiana mais famosa, o Lassi é refrescante, saudável e apaixonante. Essa é uma receita feita com manga, que conta também com cardamomo, iogurte natural, água, açúcar e gelo. Dica: coe antes se a manga for muito fibrosa.

53. Chocolate quente branco com cardamomo: se você é do time do chocolate branco, conheça essa receita de chocolate quente docinha e bem gostosa feita com leite integral, creme de leite fresco, cardamomo, extrato de baunilha, chocolate branco, whisky ou conhaque e chocolate meio amargo apenas para decorar.

O cardamomo pode ser utilizado inteiro ou moído, porém se estiver com casca (ela não é comestível), você deve amassá-lo para que o sabor fique mais apurado. Por aqui, é possível encontrar o ingrediente em lojas de especiarias ou mercados municipais.

PARA VOCÊ