15 receitas com carne de jaca que podem conquistar o seu paladar

A carne de jaca é um ótimo alimento para ser acrescentado ao cardápio de vegetarianos e veganos ou até mesmo para quem quer deixar a carne um pouco de lado. Feita com a fruta ainda verde, a consistência fica parecida com a do frango desfiado, porém, o sabor é neutro, o que faz com que seja possível utilizar os mais variados temperos.

Muito comum como recheio de coxinhas, a carne de jaca também pode ser usada para o preparo de pratos como sanduíche louco, empadão, pastel, fricassé, strogonoff e muito mais! Para que você conheça algumas receitas feitas com a fruta, basta conferir a lista abaixo, que conta com 15 opções diferentes.

1. Carne de jaca simples

Nessa receita, você pode conferir diversas dicas para preparar a carne de jaca com sucesso, como, por exemplo, usar a fruta ainda verde. O passo a passo não é dos mais simples, já que ela solta uma gosma, que é um pouco difícil de ser tirada, mas o resultado é tão gostoso, que todo o trabalho compensa.

2. Carne de jaca louca

Publicidade

Aqui, a sugestão é incrementar a carne de jaca com alho, milho, ervilha, molho de tomate, azeitonas, tomate, sal e alguns temperos. O legal é que essa opção pode ser usada como recheio para os mais variados pratos desde escondidinhos até mesmo sanduíches.

3. Strogonoff de carne de jaca

Para testar essa receita em casa, primeiro, é preciso cozinhar a carne de jaca na panela de pressão. Além dela, você também vai precisar de milho, azeitonas, molho de tomate, creme de leite vegetal e, opcionalmente, ketchup. Caso você não queira uma opção vegana, pode usar o creme de leite tradicional.

4. Fricassê de carne de jaca

Publicidade

Essa receita começa com o preparo da carne de jaca ao molho. Depois disso, basta bater em um liquidificador batatas cozidas, aveia, água, leite de coco e sal. O próximo passo é combinar a carne ao molho com o creme e se deliciar. A sugestão é servir o prato acompanhado de arroz e batata palha.

5. Carne de jaca com creme de milho

Nessa receita, você aprende a preparar uma carne de jaca ao molho vermelho, que é usada para forrar um refratário e ganha como cobertura de um creme de milho vegano. É uma opção simples, mas cheia de sabor para uma refeição caprichada.

6. Canja com carne de jaca

Se você adora uma comidinha reconfortante para os dias frios, mas quer deixar a o frango desfiado de lado no preparo de uma canja, pode usar tranquilamente a carne de jaca no seu lugar. Essa é a proposta dessa receita, que fica extremamente saborosa e não dá muito trabalho para ser preparada.

7. Batata recheada com carne de jaca

Batata já é uma delícia, mas com um recheio de carne de jaca, fica melhor ainda! Para que o preparo não seja tão demorado, a sugestão dessa receita é cozinhar o legume por 10 minutos, para só depois levá-las ao forno. Quando ele estiver quase pronto, coloque o recheio de carne de jaca e leve novamente ao forno por mais 5 minutinhos.

8. Coxinha de carne de jaca

O recheio de carne de jaca para coxinha talvez seja a opção mais comum do uso desse ingrediente para os veganos, já que essa é uma combinação que fica com um sabor muito bom. O passo a passo não é dos mais rápidos, mas se você adora esse quitute, não pode deixar de experimentar essa receita.

Publicidade

9. Antepasto de carne de jaca

Se você gosta de inovar no sabor, pode ficar bem feliz com essa receita que combina carne de jaca com cebola caramelizada. A sugestão é servir o prato como antepasto, mas você também pode usar o resultado como recheio de diversos outros pratos.

10. Farofa com carne de jaca

Uma farofinha sempre cai bem como acompanhamento, não é mesmo? Por isso, é interessante aprender a variar no seu preparo. Para testar essa opção em casa, basta ter em mãos carne de jaca, farinha de mandioca, cebolinha, coentro, alho, óleo, pimenta-do-reino, colorau e sal.

11. Sanduíche com carne de jaca e abacate

Nessa receita, você aprende a fazer uma carne de jaca ao molho de barbecue e um coleslaw de abacate para serem usados como recheio de um sanduíche. O resultado é um prato cheio de sabor e que pode matar a fome de qualquer um.

12. Recheio de carne de jaca

Para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de jaca, cebola, temperos, azeitonas, shoyu ou sal, vinagre balsâmico e tomate. Mesmo com uma lista de ingredientes tão curtinha, é possível preparar um recheio extremamente suculento para os seus pratos.

13. Carne de jaca acebolada

Publicidade

Aqui, primeiro, você aprende como cozinhar a jaca. A sugestão é escolher uma fruta de tamanho pequeno, pois é possível cozinhar ela inteira na panela, fazendo com que o visco não se solte durante o cozimento. Depois disso, basta conferir como fazer a carne acebolada.

14. Sanduíche de carne de jaca louca

Que tal incrementar a carne de jaca desfiada com molho de tomate, cheiro-verde, tomate, limão, azeite, pimentões vermelho e amarelo, folhas de louro, curry, cebola, alho e azeite? A sugestão é usar essa delícia para rechear um pão francês.

15. Empadão de carne de jaca

Aqui, você aprende a preparar um empadão completamente vegano. O recheio fica por conta da carne de jaca e do falso requeijão. O resultado é uma massa crocante e um recheio completamente suculento. O preparo não é dos mais rápidos, mas o resultado compensa.

A carne de jaca é um alimento muito versátil, por isso, vale a pena aprender a prepará-la em casa! Se você não come carne ou ingredientes de origem animal, ainda pode conferir uma grande quantidade de receitas vegetarianas ou veganas.