21 receitas com castanha-de-caju para adicionar nutrição e sabor ao prato

Escrito por                          

A castanha-de-caju é um alimento tipicamente brasileiro que, além de delicioso, faz muito bem para a saúde. Separamos deliciosas receitas com castanha-de-caju doces e salgadas para você adicionar esse gostinho brasileiro na sua rotina – em sobremesas e até como prato principal!

Receitas doces com castanha-de-caju

iStock

1. Creme de leite de castanha-de-caju: com essa receita você pode substituir o creme de leite em caixinha que encontra no supermercado. É bem prático de fazer, você só precisa deixar a castanha de molho por algumas horas e depois bater tudo no liquidificador.

2. Doce de leite de castanha-de-caju: sssa receita é uma ótima opção de sobremesa saudável. Colocando a castanha-de-caju de molho e depois batendo no liquidificador com um pouco de caramelo, feito a base de qualquer tipo de açúcar, você tem um doce de leite perfeito!

3. Trufa de castanha-de-caju e chocolate: uma trufa sempre cai bem, não é mesmo? E, com essa receita, você pode misturar a castanha-de-caju com um pouquinho de cacau para finalizar uma trufa muito saborosa e nutritiva.

4. Ganache branca de castanha-de-caju: essa ganache vegana fica com uma textura muito parecida com a original, porém sem levar nenhum pouquinho de chocolate branco. É bem simples: bata a castanha-de-caju com o leite em pó, de soja ou outro de sua preferência. Depois é só saborear!

5. Brigadeiro de castanha-de-caju : e que tal um brigadeiro com castanha-de-caju? Com essa receita você pode deixar o docinho mais famoso do Brasil mais saudável, sem tirar o seu sabor característico.

6. Bolo de castanha-de-caju com caramelo salgado: que tal experimentar esse bolo de castanha-de-caju com caramelo salgado na próxima reunião de amigos? Nessa receita a castanha vai bem picadinha na própria massa do bolo, deixando tudo ainda mais saboroso.

7. Pavê de castanha-de-caju caramelada: pavê é sempre uma ótima opção para a sobremesa do almoço de família. Nessa receita você mistura o creme, que é a base do pavê, com um pouco de castanha-de-caju e finaliza com um caramelo de castanhas para enfeitar.

8. Sobremesa de castanha-de-caju com creme: essa sobremesa vai ser só sucesso na sua cozinha. A receita leva um creme como base, feito com leite condensado, gemas peneiradas e creme de leite sem soro. Esse creme é dividido entre natural e com chocolate, que vai ser espalhado em camadas na travessa de sua preferência, e bem no meio vão ser despejadas algumas castanhas para o sabor final.

9. Cheesecake de damasco com castanha-de-caju no copinho: esse cheesecake de castanha-de-caju é uma opção vegana. Você só precisa bater a castanha – depois de deixar de molho por oito horas – com essência de baunilha, óleo de coco, suco de limão e um pouco de açúcar ou melado. A geleia que vai por cima pode ser a da sua preferência, mas para a de damasco é preciso bater a fruta antes de levar ao fogo.

10. Cheesecake de mirtilos com castanha-de-caju: essa opção também leva castanha-de-caju, mas adiciona tâmaras à receita. São esses dois ingredientes que formam a base, que geralmente é de bolachas maizena. As castanhas, óleo de coco, limão e açúcar batidos no liquidificador fazem o cheesecake em si. A segunda camada leva a mesma base, mas com um pouco de mirtilos, deixando a massa em um tom lavanda.

11. Cheesecake de morango com castanha-de-caju: para essa receita, as castanhas também aparecem na base e na massa do cheesecake. Depois da massa ser batida no liquidificador com o leite de coco, óleo de coco e melado para adoçar, é só colocar uma camada de geleia de morango por cima e misturar levemente com a massa. Para finalizar, é só enfeitar com alguns morangos

Receitas salgadas com castanha-de-caju

iStock

12. Maionese de castanha-de-caju: a castanha-de-caju também pode virar maionese. E o aspecto, assim como o sabor, fica muito parecido com a maionese tradicional. Nessa receita são usados também azeite, vinagre e um limão. Você ainda pode adicionar temperos, como salsinha e alho, para dar o toque final.

13. Pão de farinha de castanha: já pensou em fazer um pão de castanha? É bem simples: é só bater a castanha-de-caju no liquidificador até formar uma farinha, misturar com os outros ingredientes e, no finalzinho da receita, acrescentar um pouco de fermento químico.

14. Queijo cremoso de castanha-de-caju: essa receita pode substituir o famoso queijo cremoso nas refeições e é até mesmo uma opção mais saudável. Depois de deixar as castanhas de molho por algumas horas, e de bater num processador ou liquidificador, é só misturar limão ou vinagre, um pouco de sal e um pouco de água. Você ainda pode inventar e trocar os temperos antes de finalizar.

4. Farofa com castanha-de-caju: a farofa de castanha-de-caju pode ser um ótimo acompanhamento no almoço de domingo. Você só precisa fritar um pouco de linguiça calabresa com alho, cebola e um pouco de castanhas. Depois é só adicionar uma farofa pronta!

5. Arroz com castanha-de-caju: você já pensou em adicionar a castanha-de-caju ao seu tradicional arroz? É bem mais simples do que parece. Depois de fazer o arroz de forma tradicional, você vai dourar um pouco de castanhas picadas na manteiga e misturar ao seu arroz, mexendo sempre e devagar. Depois é só servir!

6. Risoto vegetariano com castanha-de-caju: essa receita de risoto vegetariano é muito saudável, nutritiva e colorida. Além do arroz também leva cenoura, sementes de girassol e abóbora, brócolis, leite de coco e abacaxi em cubinhos. É uma ótima opção para um almoço com os amigos!

7. Risoto de beterraba com creme de castanha-de-caju: esssa receita de risoto é feita com o arroz arbóreo, próprio para receitas de risoto. O segredo é utilizar a água onde foi preparada a beterraba para fazer o risoto. Para finalizar, um creme de castanhas-de-caju, mostarda, azeite, suco de um limão, alho, um pouco de sal e tapioca.

8. Strogonoff de cogumelos com castanha-de-caju: para essa receita é preciso fazer um creme de leite com as castanhas-de-caju. Para isso, é só deixar as castanhas de molho por algumas horas e logo em seguida bater no liquidificador. Para o strogonoff, é só picar os cogumelos, refogar no azeite e adicionar molho inglês.

9. Espaguete com molho branco de castanhas ao limão: nessa receita você pode fazer o macarrão tipo espaguete da forma como costuma fazer. O diferencial é o molho branco, feito com castanhas-de-caju e um toque de limão. É só bater as castanhas com um pouco de água e temperos da sua preferência até ficar cremoso. Para finalizar, é só adicionar um pouquinho de limão.

10. Macarrão com pimentão e castanha-de-caju: uma ótima opção para um grande almoço em família é essa receita de macarrão com pimentão e castanha-de-caju. As castanhas vão no molho juntamente com alho, azeite de oliva, pimentão em conserva e salsinha. Esse molho incrementa um frango refogado e um pouco de espinafre e o resultado é incrível!

As receitas com castanha-de-caju, além de muito saborosas, são extremamente nutritivas. A castanha faz parte da família das oleaginosas, também conhecidas como frutos secos, com diversos benefícios para a saúde. Veja outras receitas com frutos secos e aproveite!

PARA VOCÊ