13 receitas com cebola caramelizada para dar um toque doce aos pratos

Escrito por                          

Saborosa e diferente, a cebola caramelizada pode ser utilizada nas mais diversas receitas: desde lanches e hambúrgueres até pratos de carne ou massas. Por isso, confira estas receitas com cebola caramelizada e escolha o prato ideal para o seu paladar!

1. Hambúrguer com cebola caramelizada simples

Aprenda a preparar um hambúrguer digno das melhores lanchonetes na sua própria casa com essa receita! Feito com carne bem temperadinha, queijo cheddar, tomate, alface, bacon e uma cebola caramelizada com azeite, vinagre, açúcar, sal e pimenta-do-reino, esse hambúrguer vai te deixar salivando.

2. Hambúrguer com cebola caramelizada na cerveja

Traga um sabor ainda mais irresistível à cebola com essa receita, feita com cerveja preta, manteiga e sal. A vantagem é que ela pode ser mantida em conserva por bastante tempo e vai deixar seu hambúrguer ainda mais saboroso!

3. Sanduíche de carne com cebola caramelizada

Digno de uma hamburgueria gourmet, esse sanduíche é feito com queijo emmental, molho barbecue, pão francês e carne assada. Além disso, a cebola traz um gostinho único e adocicado que vai trazer complexidade ao sabor do seu lanche.

4. Arroz com lentilha e cebola caramelizada

Para uma refeição mais leve e saudável, a cebola caramelizada também pode ser usada em pratos simples. Deixe seu dia a dia com gostinho de Natal com essa receita de arroz com lentilha e, para um toque especial, adicione a cebola com azeite e temperada com sal e pimenta.

5. Bife com cebola caramelizada

Na correria do dia a dia, fica difícil preparar um prato muito elaborado – por isso, essa receita é ideal para quem busca praticidade sem abrir mão de um sabor diferente e especial! Caramelizando as cebolas e servindo-as com o bife, é possível deixar tudo ainda melhor.

6. Calabresa com cebola caramelizada

Perfeita para petiscos práticos e para ocasiões descontraídas, essa receita de calabresa frita vai deixar sua confraternização com os amigos muito mais saborosa! Para complementar o sabor, a cebola traz um gostinho adocicado que contrasta com o sabor picante da carne.

7. Kibe com cebola caramelizada

Para deixar seu kibe assado mais saboroso e apetitoso, adicione a cebola caramelizada por cima do prato antes de servir. Além de trazer uma textura deliciosa, esse simples toque vai deixar tudo com um sabor docinho que combina perfeitamente com a culinária árabe!

8. Croissant com filé, cheddar e cebola caramelizada

Una a crocância do croissant, a cremosidade do cheddar e o delicioso sabor do filé mignon ao gostinho adocicado da cebola nessa receita incrível! Deixe seu lanche da tarde muito melhor com este preparo que, além de delicioso, é superprático.

9. Bife com cebola caramelizada no shoyu

Para o preparo de pratos com o gostinho da culinária oriental, experimente utilizar o shoyu na hora de caramelizar as cebolas. Além de trazer uma cor apetitosa ao prato, o molho de soja ainda entrega um sabor único! Para o toque docinho, a receita utiliza açúcar mascavo.

10. Boeuf bourguignon com cebola pérola caramelizada

Prepare uma deliciosa carne ao molho de vinho tinto que, acompanhada de uma cebola docinha, vai ficar irresistível! O prato ainda leva bacon crocante e legumes, que complementam o sabor e deixam a proposta com cara de restaurante fino.

11. Focaccia com cebola caramelizada e tomate

Perfeita para deixar seu lanche da tarde ainda melhor, a focaccia – que é um tipo de pão feito com bastante azeite e tempero – é uma proposta simples e diferente que vai conquistar o seu paladar. Para complementar o sabor, ela ainda é feita com cebolas caramelizadas e rodelas de tomate!

12. Torta de tomate confit e cebola caramelizada

Leve, saborosa e prática de preparar, essa torta pode ser saboreada em qualquer refeição! O tomate confit deixa tudo suculento, e o seu sabor é intensificado pela cebola caramelizada. A massa, feita com tofu cremoso e óleo de coco, é saudável e deliciosa.

13. Fettuccine com lentilha e cebola caramelizada

Se você deseja preparar um prato refinado e elegante, essa receita ensina a utilizar o sabor irresistível da cebola caramelizada em uma massa prática e muito saborosa. Basta refogar a cebola, adicionar a lentilha e, por fim, misturar ao macarrão. O caldinho do refogado vai trazer um sabor irresistível ao prato!

Deliciosa e superversátil, a cebola pode ser usada em diversas receitas. Por isso, confira estes preparos de torta de cebola, cebola em conserva e creme de cebola!

PARA VOCÊ