17 receitas com cebola roxa para refeições mais saborosas e adocicadas

Escrito por    
Em 15.05.20

Apesar de ser menos utilizada normalmente, a cebola roxa é cheia de benefícios para a saúde e possui um sabor mais adocicado do que a branca, sendo ótima para ser usada em preparos agridoces. Por isso, veja a seguir receitas com cebola roxa para utilizá-la de diversas formas.

Continua após o anúncio

1. Salada de cebola roxa

Com dicas para você poder usar a cebola crua tirando seu gosto forte, este passo a passo te ensina como fazer uma salada simples usando apenas limão, orégano, pimenta, sal, azeite e salsinha. Uma opção prática de acompanhamento para o dia a dia!

2. Salada de berinjela frita com cebola roxa

Procurando uma ideia de salada bem diferente? Aqui, além de usar berinjela frita, você também usa pimentão, cebola roxa, iogurte natural, azeite, alho, salsinha, pimenta e sal para preparar esta opção surpreendente e cheia de sabor.

3. Vinagrete de jiló, maxixe e cebola roxa

Preparar um vinagrete é uma ótima opção para deixar a sua refeição ainda mais gostosa. Bem simples de fazer, você vai precisar apenas de cebola roxa, jiló, maxixe, limão, azeite e cheiro-verde. Veja a receita completa.

4. Cebola roxa em conserva

iStock

Que tal sempre ter a cebola prontinha, sem gosto forte, para usar em diversos preparos? Com cebola roxa, água, vinagre, açúcar, sal e pimenta você faz uma conserva deliciosa para usar sempre que quiser. Confira o passo a passo.

5. Chutney de cebola roxa

Se você quer dar aquele toque especial na hora de servir lanches ou aperitivos, este chutney é a opção ideal para você! Misturando açúcar com algumas especiarias e cebola roxa, você prepara este condimento agridoce e picante.

Continua após o anúncio

6. Ceviche de tilápia com cebola roxa

Que tal experimentar este prato típico da culinária peruana e feito com peixe cru marinado? Nesta receita adaptada para os brasileiros, você vai usar tilápia, cebola roxa, limão e alguns temperinhos que fazem toda a diferença no resultado.

7. Manteiga composta de cebola roxa e manjericão

Bem simples de fazer e ótima para surpreender as visitas, esta manteiga vai trazer ainda mais sabor para os seus aperitivos. Você vai precisar apenas de manteiga sem sal, cebola roxa, manjericão, vinagre balsâmico e sal. Veja a receita detalhada.

8. Pasta de cebola roxa caramelizada

Outra opção deliciosa para servir com pães e torradas você encontra aqui! Em menos de 1 minutos, este passo a passo te mostra como fazer uma pasta vegana saborosa usando cebola roxa, tofu, limão, açúcar, noz-moscada, azeite e sal.

9. Cebola roxa assada com alecrim

Está sem muito tempo para cozinhar? Esta receita é bem simples e prática de fazer! Apenas com cebola roxa, alecrim, azeite, sal e pimenta você prepara um acompanhamento delicioso para a sua refeição.

10. Molho de cebola agridoce do Subway

Se você quer saber o segredo do molho de cebola agridoce do Subway, é só conferir este vídeo. Em poucos passos e usando cebola roxa, água, azeite, açúcar, vinagre branco e sal você faz esta opção deliciosa para o seu sanduíche.

Continua após o anúncio

11. Peito de frango refogado com cebola roxa e mix de folhas

Fazer um prato gostoso e saudável é mais simples do que parece e esta receita pode te provar isso! Com cebola roxa, peito de frango, mix de folhas, azeite, páprica e sal, você prepará este refogado superprático.

12. Tarte tatin de cebola roxa

A Tarte tatin geralmente é feita com frutas e, por isso, esta receita é ainda mais surpreendente. Aqui, a cebola roxa é preparada de forma adocicada e faz o papel das frutas nesta torta de massa folhada. Confira o passo a passo completo.

13. Cebola roxa recheada

Apesar de ser uma receita um pouco mais complexa, o resultado é uma cebola roxa deliciosa e recheada com cuscuz e damasco. Esta é uma ótima opção para quem busca acompanhamentos diferentes, mais saudáveis e com um sabor agridoce.

14. Sopa de cebola roxa

Procurando aquela sopa muito saborosa para te esquentar nos dias frios? Usando caldo de legumes, açúcar mascavo, cominho, vinagre de framboesa, limão, beterraba, vinho tinto, pimenta-caiena, cebola roxa, azeite você faz esta delícia roxinha.

15. Focaccia com cebola roxa

Esta receita é para você que ama fazer pão caseiro! Nesta focaccia, o grande segredo é ter paciência e usar fermentação natural, o que leva mais tempo para fazer todo o preparo. Ainda que demore um pouco, o resultado é incrível! Você pode conferir todos os detalhes.

16. Sanduíche carioca com cebola roxa

Misturar doce com salgado é sempre uma delícia, ainda mais em sanduíches, não é? Para você inovar na hora do lanche, você aprende a fazer um sanduíche com peito de peru, queijo branco e vinagrete adocicado neste vídeo.

17. Hambúrguer com cebola roxa grelhada

Que tal fazer um hambúrguer caseiro para toda a família ou para chamar os amigos em casa? Com pão australiano, queijo cheddar, carne bovina e cebola roxa, você prepara esta sanduíche digno de restaurante. Veja a receita completa.

Se você é fã de cebola e adora usar este ingrediente na cozinha, confira também receitas de sopa de cebola e receitas de cebola empanada para fazer mais pratos muito saborosos.

PARA VOCÊ