42 receitas com cerveja para você se embriagar de delícias

A cerveja é o líquido que ganhou todo o mundo e principalmente o Brasil. Mas melhor do que tomar uma gelada é poder comer pratos deliciosos feito com essa histórica e cultural bebida.

Existem diversas possibilidades de receitas feitas com cerveja. Desde as mais salgadas, como as feitas com carne, até mesmo os doces que usam o sabor das cervejas para dar um toque diferente no paladar do prato.

Confira abaixo essas delícias feitas com cervejas e cuidado para não se embriagar de amor por elas.

Carnes com cerveja

Foto: Reprodução / Gordelícias

1. Frango sentado na cerveja: essa é uma receita muito apetitosa que você vai poder fazer para servir como aperitivo em um encontro com amigos na sua casa. O prato é feito com o frango inteiro temperado com sal, sálvia, alecrim, pimenta do reino, alho-poró, salsão, cebola roxa, cenoura, mostarda dijon e água.

2. Picadinho de carne na cerveja preta: esse delicioso picadinho vai ganhar o seu coração e também o seu estômago. Ele é feito com alcatra, farinha de trigo, cebola, alho, passata de tomate, louro, molho inglês, sal, cominho em pó e pimenta do reino. Fica sensacional em um almoço com a família.

3. Lombo assado na cerveja: lombo assado é uma excelente opção para preparar em um almoço especial. Muito simples de ser feito, basta temperar bem a carne e deixar no ponto certo dentro do forno. Ela vai com ingredientes como alho, cheiro verde, vinagre branco, sal, cebolinha e pimenta biquinho.

4. Picanha na cerveja: uma picanha na cerveja para ninguém botar defeito e você comer junto com a sua gelada em uma reunião em casa com os amigos. Ela é muito simples de ser feita, além da bebida e da carne vão apenas dois ingredientes: sal grosso e alho. Depois de temperada é só ir para o fogo e mandar brasa.

5. Carne de panela com cerveja: outra receita muito gostosa para se fazer em um almoço de domingo com a família. Essa carne de panela fica sensacional e o sabor do caldo é daqueles maravilhosos. Você vai usar apenas azeite, cebola, creme de cebola, cogumelo e água junto com os outros dois ingredientes principais.

6. Frango ao molho de cerveja preta: receita deliciosa que você vai comer até acabar com a travessa. Com sabores fortes e exóticos, você vai sentir uma explosão no seu paladar, pode ter certeza disso. O prato vai com ervilha, cebola, alho, coentro, cominho, páprica, shoyu, mostarda, dois tipos de pimenta e outros temperos.

7. Picanha invertida com cerveja: mais uma receita feita com picanha, só que agora com ela invertida e recheada. O que fica simplesmente sensacional. Excelente para apresentar aos seus amigos e familiares e provar para todos que você é praticamente um chef de cozinha.

8. Maminha na cerveja preta: uma maminha feita com cerveja preta para você mostrar os seus dotes culinários em um jantar romântico ou até mesmo de negócios. Além da carne e da bebida, vão cebolas, sal grosso e pimenta do reino, nada mais. O que faz a diferença é o preparo da carne que é de extrema importância para o resultado satisfatório.

9. Costelinha de porco na cerveja: mais uma receita para um almoço em família é dessa maravilhosa costelinha de porco. Ela é feita com mostarda, suco de limão, cebola, sálvia, pimenta, alho e sal. Simples, gostosa, perfeita para agradar a todos que gostam de uma comida caseira bem deliciosa.

10. Asinhas de frango na cerveja: asinhas espetaculares para você servir de aperitivo em um encontro de amigos na sua casa. Ela é feita apenas com vinagre, açúcar, ketchup, mostarda, shoyu, óleo, gengibre picado, alho, sal e pimenta. O sabor fica sensacional e combina perfeitamente com aquela gelada.

11. Linguiça no melaço de cerveja: essa linguiça no melaço também vai fazer o seu gosto, principalmente se você é daqueles que curte um sabor agridoce nos pratos. Fica sensacional e é muito fácil de ser feito. Você vai usar apenas açúcar mascavo com a cerveja no estilo malzbier e já está pronto para ser devorado.

12. Alcatra na cerveja preta: deliciosa receita aperitivo para você reunir os amigos e fazer aquele encontro bacana. Ela é super simples de ser feita, basta seguir direito o preparo explicado pelo site. Você vai usar alho, azeite, cebola, tomate pelado e sal. Fica realmente muito gostoso e vai agradar a todo mundo.

13. Carbonade: o carbonade é uma receita especial de carne de panela com muitos ingredientes gostosos e um preparo especial. Excelente para dias frios, porque a comida é bem quentinha. Você vai usar produtos como cebola, manteiga, açúcar demerara, pão de mel, pão italiano, mostarda dijon e outros temperos.

14. Bisteca com cerveja: receita muito gostosa que mistura o sabor ácido de alguns ingredientes com o agridoce de outros. Ela é feita com a cerveja clara, alecrim fresco, suco de laranja, mel, sal, pimenta do reino e azeite. Muito simples de ser preparada, você vai comer e repetir o prato por algumas vezes.

15. Filé de frango na cerveja: um clássico da culinária nacional, só que agora feito com aquela cervejinha maravilhosa que o brasileiro está mais do que acostumado a tomar. O frango vai bem temperado com pimenta do reino, sal, vinho branco, azeite, cebola e até mesmo creme de leite para deixar tudo melhor ainda.

16. Lagarto na pressão com cerveja: mais uma receita feita na pressão para deixar a carne derretendo ao entrar em contato com sua boca. No caso desta em específico, você vai fazer um lagarto com tomate pelado, alho, cebola e sal. Só isso mais a bebida dos deuses e esse delicioso prato vai estar pronto para ser devorado.

17. Picadinho na cerveja: mais uma possibilidade de fazer um picadinho com cervejas em um almoço de domingo com a família e com os amigos mais próximos. Você vai fazer essa receita com óleo vegetal, cebola, alho, cenoura, água, pão de forma, mostarda, pimenta e sal. Fica simplesmente maravilhosa.

18. Escalope feita na cerveja: outra receita deliciosa para você fazer na panela de pressão e impressionar a todos os familiares e convidados. Você pode usar o coxão duro para fazer esse prato. Junto dele vai alguns ingredientes como cerveja preta, molho de tomate, sopa de cebola, molho inglês e champgnion.

19. Fraldinha na cerveja: maravilhosa receita com fraldinha que vai fazer você comer toda a travessa e não sobrar nada para ninguém. Ela é feita com alho, cebola, azeite extra virgem, folha de louro, caldo escuro, batata bolinha, cenoura, manteia, farinha de trigo, sal e pimenta do reino.

20. Bife rolê com cerveja: um delicioso bife rolê que mistura diversas paixões nacionais. Primeiro o próprio bife de boi, depois o bacon que enrola a carne e, por último, a cerveja que dá o toque especial de sabor a essa maravilha da gastronomia nacional. Serve em almoço, em festa, encontro de amigos, onde você quiser.

21. Torta de carne com cerveja: agora uma torta de carne que pode ser servida em um lanche da tarde, jantar e até mesmo no almoço. Bem simples de ser feita, o mais complexo é ficar atento ao ponto da massa que precisa ser crocante e macia ao mesmo tempo. Você vai usar alho poró, massa folhada e batata para fazer o prato.

22. Carne cozida na cerveja à moda irlandesa: uma bela e tradicional carne de panela que vai te dar mais uma opção gostosa de fazer esse tipo de prato com cerveja. Agora ela vai com cenoura, cebola, batata, manteiga, bacon, caldo de carne, sal e pimenta do reino.

Massas com cerveja

Foto: Reprodução / Gastrolândia

23. Lasanha de porco com cerveja: essa deliciosa lasanha de porco é uma excelente ideia para um almoço de domingo, isso porque ela é muito simples e apetitosa. Você vai comprar massa pronta de lasanha e adicionar o recheio com caldo de vegetais, cebola roxa, cenoura, aipo, tomate e outros ingredientes.

24. Camarões empanados em massa de cerveja: essa deliciosa receita é feita com camarão empanado com uma massa feita a base de cervejas. Você vai usar apenas farinha de trigo, sal, fermento em pó, açúcar e pimenta do reino. Para acompanhar, pode ser feito um bom molho tártaro, que cai super bem com o prato.

25. Pão de cerveja e linguiça: agora é hora de começar os pães feitos com cervejas. Este em específico vai com fermento biológico instantâneo, água morna, farinha de trigo, açúcar cristal, ovo, cerveja ipo Lager, sal, azeite, linguiça tipo calabresa, salsinha e cebolinha picada. Fica uma delícia para um lanche.

26. Pão de cerveja tradicional: um pão feito com cervejas de forma bem tradicional, essencial para um lanche da tarde ou até mesmo um café da manhã. Você vai precisar apenas de farinha de trigo, fermento em pó, açúcar, sal, manteiga sem sal e a cerveja, claro. Muito gostoso e simples de ser feito.

27. Pão de cerveja doce: mais uma receita de pão para você tomar no café da manhã, ou lanche da tarde. Ideal para convidar os amigos para um chá ou café e comer esse delicioso pão doce junto. Ele é feito com Pale Ale, açúcar mascavo e a massa feita com farinha de trigo, fermento químico e ovos.

28. Pão de cerveja com bagaço de malte: uma última receita de pão para finalizar essa parte na lista de massas com cerveja. Você vai usar como ingredientes a água, mel, óleo vegetal, fermento ativo seco, farinha de trigo integral fina, farinha de trigo branca, bagaço de malte de cerveja e manteiga.

29. Massa de pizza com cerveja: uma pizza sensacional para você rechear com o sabor que quiser e fazer uma noite de pizzas com seus amigos e familiares em casa. Você vai usar a cerveja, fermento biológico fresco, farinha de trigo, azeite, açúcar e sal.

Receitas saborosas preparadas com cerveja

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

30. Risoto de filé na cerveja preta: delicioso risoto para você surpreender a pessoa amada em um jantar pra lá de romântico. Para fazer esse maravilhoso prato, você vai precisar de ingredientes como cebola, alho, azeite, mini cebolas, caldo de legumes ou de carne, pimenta, sal, salsa e queijo parmesão ralado.

31. Risoto de carne seca na cerveja preta: mais uma receita de risoto que vai fazer você provar para o seu convidado que entende muito bem de alta gastronomia. Ele é feito com cerveja preta, carne seca, cebola, alho, açafrão, cominho em pó, salsa, cebolinha, queijo parmesão ralado e outros temperos.

32. Onion rings com cerveja: uma maravilhosa receita de onion rings para você servir de aperitivo aos colegas e amigos em uma festinha em casa. É bem simples de fazer, basta você ter aquele velho cuidado com o monstro do óleo quente. Você vai usar farinha, sal, pimenta do reino, pimenta calabresa, azeite e ovo.

33. Fondue de cheddar com cerveja: uma excelente ideia para os dias de frio é fazer aquele fondue delicioso com a pessoa amada, ou até mesmo com os amigos. E no caso deste em especial, fica simplesmente maravilhoso. Ele é feito com queijos como o ementhal e cheddar. Além de usar cachaça e amido de milho.

34. Cebola na cerveja: mais uma receita de onion rings para você experimentar fazer na sua casa e convidar os amigos para uma festa daquelas de arrasar o quarteirão. Você vai usar as cebolas, uma garrafa pequena de cerveja, sal, óleo, farinha de trigo e papel toalha para secar as cebolas depois de fritas.

35. Risoto de cerveja com cebola caramelada: nesta receita, você vai usar ingredientes como caldo de legumes, alho, azeite, parmesão ralado, manteiga, cebolinha, sal, cebola e cogumelos paris.

36. Batatas assadas com cerveja: batata bolinha ideal para um aperitivo acompanhado de uma cerveja bem gelada e uma roda de amigos daquelas inesquecíveis. Para fazer essa delícia de petisco, basta você usar batata bolinha, alecrim, sal, azeite e a garrafa com a bebida no estilo Pilsen.

37. Batatas na cerveja: uma opção para você que adora batata frita… E feita com cerveja, isso mesmo. Você vai usar apenas as batatas, a bebida, azeite, pimenta do reino e sal.

Sobremesas feitas com cerveja

Foto: Reprodução / Marola com Carambola

38. Milk shake com cerveja: um milk-shake sensacional feito para você se refrescar naqueles dias de calor intenso, como ocorre no tradicional verão brasileiro. Para fazer ele é bem simples. Você vai usar apenas as bolas de sorvete de creme ou chocolate, a cerveja de chocolate, cacau em pó para enfeitar, chantilly e gotas de chocolate.

39. Pão com aveia com cerveja: pãezinhos deliciosos feitos com aveia para você se alimentar de maneira saudável e gostosa. Você vai usar ingredientes como farinha de trigo integral, aveia em flocos, sal, bicarbonato de sódio, iogurte natural, óleo vegetal, mel e mais flocos de aveia para finalizar o prato.

40. Panqueca doce de cerveja: espetacular panqueca feita com massa de cerveja para você comer e repetir várias vezes até acabar com a travessa da sobremesa. Você vai usar farinha de trigo com fermento, cerveja clara, ovo, mirtilo, banana ou outra fruta da sua preferência e manteiga para untar.

41. Bolo de cerveja: um delicioso bolo que pode ser feito para comemorar o seu aniversário, ou de algum amigo e familiar. Para fazer essa receita você vai precisar fazer dois processos, o da massa e o da cobertura. A massa vai com cerveja preta e chocolate amargo. A cobertura tem chococalete 70% cacau e açúcar de confeiteiro.

42. Cupcake de cerveja: um cupcake pra lá de delicioso para servir como sobremesa em um almoço ou até mesmo encontro entre amigos. Você vai fazer a massa, depois uma ganache de uísque e outra feita com base em creme irlandês.

A cerveja é uma das bebidas mais amadas em todo o país e em boa parte do mundo, mas ela fica melhor ainda ao se transformar em deliciosas receitas salgadas e doces. Faça as da sua preferência e poste o resultado nos comentários abaixo.

Lorena Costa

publicado em 29/12/2016

Comentários

Em alta