52 receitas com chia apetitosas que são aliadas da dieta

Escrito por                          

Para quem ainda não conhece, as sementes de chia trazem inúmeros benefícios para o corpo e a saúde, pois são ricas em nutrientes como proteínas, antioxidantes, cálcio, potássio, ferro, ômega 3, vitaminas do complexo B, entre outros, que além de combater problemas como colesterol alto, diabetes e doenças cardiovasculares, também auxiliam no emagrecimento, evitam a formação de gordura localizada, aumentam a sensação de saciedade e ainda fortalecem a imunidade.

E o melhor, elas são muito versáteis e podem ser incluídas na sua dieta facilmente, pois contam com um sabor sutil e podem ser adicionadas em praticamente qualquer coisa que você quiser comer ou beber, desde sobremesas, pratos quentes variados, saladas e pães, até molhos, sucos e vitaminas.

Confira abaixo as melhores e mais diversas receitas com chia e torne o seu dia a dia muito mais leve e saudável!

Receitas de pudim com chia

Foto: Reprodução / Gordelícias

Foto: Reprodução / Gordelícias

1. Pudim de manga e chia: para uma sobremesa mais saudável, nada melhor do que a perfeita combinação de frutas com chia que, além de deliciosa, é também bastante nutritiva. Esse pudim de manga é simples de preparar, rende quatro porções e fica super lindo quando servido em potinhos de vidro transparentes.

2. Pudim de chia com gelatina natural de framboesa: esse pudim de chia com gelatina natural de framboesa é uma alternativa saudável e deliciosa para quem quer comer algo doce após o almoço ou ainda um lanchinho da tarde. Além disso, essa mesma receita de pudim pode servir para fazer um picolé fácil e saboroso.

3. Pudim de chia: apesar de ser bastante diferente das receitas de pudim tradicionais que estamos acostumados, essa aqui é muito saborosa e super saudável, perfeita para comer em casa no dia a dia. Sem glúten, sem lactose, sem ovos e sem açúcar, ela leva leite de coco, sementes de chia, extrato de baunilha e gotas de stévia.

4. Pudim de chia com banana: esse pudim é um creme consistente e delicioso super fácil de preparar e ideal para matar aquela vontadinha de doce que bate de vez em quando. Você vai precisar de ingredientes como banana nanica madura, leite de coco, leite de amêndoas, canela em pó, açúcar demerara, chia e coco ralado. Dica: você pode substituir o leite de amêndoas por leite de amendoim ou de castanha de caju.

5. Pudim de chia com banana e coco: fácil e rápido de fazer, esse pudim com sementes de chia, banana e coco é outra ótima e saudável opção de sobremesa. Você pode preparar com sucos de frutas naturais, leites vegetais e adicionar frutas frescas ou secas picadas e oleaginosas. Aposte em outros ingredientes saudáveis como tâmaras, essência de baunilha e canela em pó.

6. Pudim de chia com coco, damasco e nozes: saudável e saborosa, essa receita de pudim de chia com coco, damasco e nozes pode ser consumida a qualquer hora do dia, pois é nutritiva e você pode variar as frutas com o passar do tempo. Entre os ingredientes, estão também água de coco, iogurte grego sem açúcar, agave ou mel e farelo de aveia.

7. Pudim de chia com iogurte grego sem glúten: essa é uma receita super fácil, saudável e gostosa de pudim feita com iogurte grego natural, sementes de chia, leite de sua preferência (soja, vaca, amêndoas), essência de baunilha, canela em pó e mel ou agave para adoçar. Para incrementar a sobremesa, adicione frutas picadas, granola ou aveia.

8. Pudim cremoso de chia com cacau: esse pudim cremoso e delicioso sem açúcar é adoçado com tâmaras e com um toque achocolatado do cacau em pó. É uma receita saudável, rápida de fazer e que leva leite vegetal de amêndoas entre seus ingredientes. A quantidade é ideal para duas pessoas.

9. Pudim de chia com pera: que tal um pudim de chia com pera sem açúcar super leve, versátil e nutritivo? A base da sua receita é basicamente feita de leite vegetal (de sua preferência), alguma fruta (também de sua preferência) e sementes de chia. Após levado à geladeira por algumas horas, ele resulta em uma sobremesa consistente e gelatinosa.

10. Pudim de chia com coco, iogurte e morangos: a textura desse pudim de chia com coco, iogurte e morangos fica bem interessante, já que é cremosa e conta com incríveis pedacinhos gelatinosos e saborosos. É uma ótima receita para preparar no café da manhã ou servir de sobremesa: refrescante, saudável e pode ser light se você utilizar os ingredientes certos.

Sobremesas gostosas feitas com chia

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

11. Picolé saudável de mirtilo e chia: já pensou em substituir o seu lanchinho da tarde por um delicioso, refrescante e saudável picolé de mirtilo e chia feito com leite de coco e agave? Além de trazer benefícios para sua saúde, ele vai saciar a sua fome e ainda matar a vontade de comer um doce. Precisa de mais?

12. Mousse de chia com cacau e leite de coco: para você ter em mãos uma incrível mousse docinha e saudável, basta misturar ingredientes como leite de coco natural, cacau em pó, mel, leite de avelã e sementes de chia. Se quiser, adicione coco ralado por cima para deixar a sobremesa mais crocante.

13. Gelatina de chia: essa é uma opção de docinho super saudável para comer sem culpa a qualquer momento do dia. A receita leva manga picadinha, amoras (para o fundo dos potinhos), sementes de chia, leite de coco (que pode ser substituído por leite de amêndoas ou castanhas), canela em pó a gosto e melado ou mel para adoçar.

14. Bolinho de banana com aveia e chia: além de saudáveis, esses bolinhos integrais de banana com aveia e chia são deliciosos e perfeitos para comer no lanchinho da tarde. Dica: para deixar os bolinhos com um acabamento mais rústico, unte formas de cupcake com manteiga e depois forre com papel manteiga. A receita rende dez unidades.

15. Sorvete de frutas com chia e água de coco: essa é uma receitinha funcional ideal para preparar e refrescar nos dias quentes do verão. É um sorvete de frutas super saudável que leva entre seus ingredientes bananas, morangos, chia, água de coco, mel e semente de baunilha. Para servir, aposte em nibs de cacau e calda de morango.

16. Overnight Oats com chia: para quem não conhece, “overnight oats” são flocos de aveia deixados de molho na geladeira durante a noite para comer somente no café da manhã. Apesar da aveia ser o ingrediente básico da receita, você pode acrescentar também frutas secas ou frescas, sementes de chia, oleaginosas e muito mais.

17. Cocada com maracujá e chia: essa é uma cocada cremosa, saudável e deliciosa feita com polpa de maracujá, farinha de chia, coco natural ralado, açúcar demerara e leite de coco. A receita rende 12 potinhos e é perfeita para você servir de sobremesa para os convidados em ocasiões especiais.

18. Panquecas de chia: se você é apaixonado por panquecas, não pode deixar de conhecer essa receita feita com ovos, sal, açúcar, manteiga derretida, farinha de trigo, fermento em pó, leite, essência de baunilha e chia. Você pode servir com geleia, mel, frutas, creme de avelã e muito mais. Além disso, você pode também acrescentar frutas picadas à massa, como banana e maçã.

19. Geleia de mirtilo com chia: essa geleia de mirtilo com chia é um docinho saudável, gostoso, rápido e fácil de preparar, que você pode servir em entradinhas, torradas, bolos e pães, deixando o café da manhã ou lanche da tarde muito mais saboroso e nutritivo.

20. Picolé de pudim de chia, coco e manga com cobertura de chocolate: com o verão chegando, a vontade de comidinhas geladas e refrescantes aumenta, né? Para uma receita leve e saudável, aposte neste picolé de pudim feito com apenas quatro ingredientes: leite de coco, manga, chia e chocolate amargo.

21. Picolé de manga, água de coco e chia: essa receita saudável, gostosa e refrescante rende dez picolés pequenos, é fácil e rápida de fazer e conta com apenas três ingredientes: manga madura, água de coco e chia. Basta adicionar tudo no liquidificador, colocar nas forminhas e levar ao congelador.

22. Banana roll assada com chia: essa receita é uma ótima pedida para o café da manhã e também uma boa variação para comer bananas em casa. Entre os ingredientes, estão banana prata, mel, castanhas de caju trituradas, linhaça, chia, cacau e canela a gosto. Além de funcional, a sobremesa fica linda e saborosa.

23. Mousse rápida de manga e chia: essa é uma mousse de manga e chia simples e rápida de preparar, que fica docinha, deliciosa e funcional, feita apenas com ingredientes naturais como óleo de coco e melado.

24. Mingau funcional de chia, quinoa e frutas vermelhas: esse é um mingau funcional sem glúten, sem lactose e sem açúcar feito com mirtilos, morangos e coco fresco ralado que leva também leite vegetal, quinoa, painço e chia, que juntos tornam a sobremesa rica em carboidratos, proteínas e gorduras boas.

25. Bolo de chá verde e chia: esse é um bolo gostoso, fofinho e funcional que pode ser considerado o melhor amigo da dieta, já que leva ingredientes leves e saudáveis como iogurte sem lactose, chá verde peneirado, clara de ovo, farinha integral, chia, açúcar demerara, leite sem lactose, gelatina diet de limão e fermento químico.

26. Bolo de caneca de alfarroba com chia: esse é um bolinho de caneca super gostoso que fica com a textura bem macia e fofinha para comer sempre que bater a vontade de doce. Ele é também rico em fibras, pois a receita leva farinha de aveia e farinha de chia, e outros ingredientes como ovos, alfarroba em pó, açúcar demerara e cacau nibs para decorar.

27. Bolo de fubá com chia: que tal um bolinho de fubá com chia leve, simples e saudável para acompanhar uma boa xícara de chá ou café? É uma receita sem glúten e sem lactose que conta com ingredientes como açúcar mascavo, ovos, leite de coco, óleo de linhaça, sementes de erva doce e fermento em pó.

28. Geleia de morango com chia: essa é uma geleia caseira super cremosa e deliciosa que você pode preparar em poucos minutos, já que leva apenas três ingredientes (morangos, sementes de chia e açúcar mascavo). Basta bater tudo no liquidificador (o suco do morango faz com que a chia libere um gelzinho que ajuda a dar consistência à geleia) e pronto!

29. Geleia de chia e framboesa: outra receita de geleia caseira saudável e super saborosa para preparar para um café da manhã caprichado. Além de deliciosa, ela é funcional, fácil de fazer e só utiliza ingredientes orgânicos: framboesas ou morangos, adoçante da sua preferência, água e sementes de chia.

Biscoitos com chia

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

30. Biscoitinhos funcionais de canela e chocolate com chia: esses biscoitinhos de canela e chocolate serão acompanhamentos perfeitos para o seu café da tarde, pois são crocantes, muito saborosos, não levam açúcar refinado, e nem contêm glúten, lactose ou ovos. Além disso, a receita leva ingredientes saudáveis como chia, óleo de coco, noz moscada, melado de cana e farinha de linhaça.

31. Biscoito de polvinho sem lactose com chia: esse é um maravilhoso biscoito de polvilho caseiro sem lactose feito com chia, óleo de milho ou de soja orgânico, ovos, água e sal. É uma receita funcional, saudável, rica em fibras e que rende aproximadamente 40 unidades. Para deixar eles bem crocantes e saborosos, espere esfriar e guarde-os em potes bem fechados.

32. Cookies de quinoa, chia e aveia: essa é uma receita de cookies fácil de fazer, saudável e deliciosa, pois ela leva quinoa, sementes de chia, aveia, linhaça, óleo de coco e farinha integral. Além disso, ela não leva açúcar e é adoçada somente com mel, que traz diversos benefícios para a saúde.

33. Bolacha de ervas e sementes: que tal preparar uma bolachinha simples e prática para acompanhar pastas e outras entradinhas gostosas? É uma receita fácil que rende mais ou menos 20 unidades e assa rapidinho. Anote os ingredientes: farinha de trigo, sal, fermento químico, óleo vegetal, chia e ervas à gosto.

34. Rosquinha de polvilho fit com chia: tem coisa melhor do que uma rosquinha de polvilho para acompanhar um café, suco ou chá durante a tarde? Melhor ainda se for uma receita saudável e que pode na dieta! Aqui o polvilho é extraído da mandioca, é sem glúten e também sem lactose. Para aumentar o valor nutricional da receita, não se esqueça de adicionar sementes de chia.

Bebidas com chia

Foto: Reprodução / Receitas e Coisas

Foto: Reprodução / Receitas e Coisas

35. Batida de amoras com chia: que tal uma batida saborosa, cremosa e refrescante para começar bem o dia? Você irá precisar somente de amoras, sementes de chia, iogurte natural açucarado e leite. Dica: se quiser incrementar e deixar a bebida ainda mais gostosa, adicione uma banana. Você pode também substituir o iogurte por duas bolas de gelado de baunilha.

36. Vitamina de banana, goji berry e chia: simples de preparar, essa é uma incrível receita de vitamina feita com banana, goji berrys hidratados, água, tâmara e sementes de chia. Porém, você pode substituir as frutas e incrementar a bebida de acordo com a suas preferências. Bata os ingredientes até que a consistência fique cremosa e sirva imediatamente.

37. Suco funcional com abacaxi, chia, quinoa e amaranto: essa é um suco funcional, delicioso e refrescante que combina ingredientes super saudáveis como cenoura, abacaxi, chia, quinoa e amaranto. Dica: não adoce e nem coe o suco.

38. Suco funcional de melancia, beterraba e chia: para dar uma turbinada em um dia detox, nada melhor do que uma boa receita de suco funcional repleto de alimentos nutritivos e saudáveis. Esse é feito com melancia, beterraba e chia e fica bem docinho, refrescante e delicioso. Evite coar para obter o benefício de todas as fibras.

Refeições para o dia a dia com chia

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

39. Crostini de ovos e chia: esse crostini de ovos com chia é uma refeição chique, leve e super saudável, que fica ainda melhor quando combinada à torradinhas integrais, sem glúten ou até mesmo com pães variados. Você irá precisar dos seguintes ingredientes: ovos, sementes de chia, saladinha diversa, sal e pimenta do reino a gosto.

40. Sopa funcional de abóbora e chia: essa sopa funcional de abóbora com chia é uma ótima opção de receita detox, que além de deliciosa e saudável, fica super cremosa e perfumada. Entre os demais ingredientes, estão cebola, azeite de oliva extra virgem e cúrcuma.

41. Salada verde com damasco, chia e gergelim: essa é uma saladinha saborosa, funcional e cheia de saúde, perfeita para quem está fazendo dieta e gosta de refeições leves e refrescantes. Tenha em mãos ingredientes como alface, rúcula, damascos picados, palmito, chia, gergelim, sal, azeite e limão a gosto.

42. Abobrinha recheada com carne, quinoa e chia: aqui você confere como fazer uma maravilhosa abobrinha recheada com carne que, para ficar ainda mais saudável, leva quinoa cozida e farinha de chia. Além delas, aposte em salsinha e cebolinha frescas, sal, azeite de oliva extra virgem, alho, cebola e queijo cottage.

43. Hambúrguer funcional com chia: hambúrguer é sempre uma delícia. Se acompanhado de alimentos gostosos e saudáveis então, melhor ainda. Essa é uma receita funcional que leva ótimos ingredientes como carne moída magra, sementes de chia, farinha de linhaça, cebola, salsa picada, sal e pimenta. Para acompanhar, aposte em pão integral, cream cheese light, tomate e alface.

44. Tapioca de farelo de aveia e chia: a tapioca já é bastante famosa no mundo das dietas, mas que tal inovar nos ingredientes e deixá-la ainda mais saudável e saborosa? Aqui ela é feita com farelo de aveia, chia, sal e água. Recheie como preferir!

Pães com chia

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

45. Pão de queijo de ricota e chia: essa é uma receita especial para os apaixonados por pães de queijo, já que ensina a preparar o salgado em uma versão mais leve e saudável, porém tão saborosa quanto a original. Você irá utilizar creme de ricota, ricota defumada, polvilho azedo, iogurte grego e chia.

46. Pão multigrãos com chia, linhaça e aveia: querendo uma receita de pão mais leve e saudável para fazer deliciosos sanduíches? Aposte nessa que une farinha integral, chia, linhaça e aveia e aproveite para criar o seu recheio preferido!

47. Pão sem glúten e sem lactose com sementes de chia: essa é uma saborosa receita de pão sem glúten e sem lactose que leva entre seus ingredientes farinha de arroz, farinha de milho, azeite de oliva, sal, fermento em pó sem glúten, sementes de chia e açúcar amarelo. Perfeito para comer com uma manteiguinha no café da manhã.

48. Pão sem glúten de chia com quinoa: outra receita deliciosa de pão sem glúten que é super fácil de fazer e fica pronta em apenas uma hora. Ela é feita com ingredientes saudáveis como farinha de chia e farinha de quinoa, ervas secas (alecrim e orégano), azeite, açúcar mascavo e farinha doce.

49. Pão semi integral com semente de chia: esse pão semi-integral com sementes de chia é bem simples de preparar, rende uma unidade grande e conta somente com ingredientes saudáveis e orgânicos, como farinha integral, óleo vegetal e sementes de chia.

50. Pão de beterraba com semente de chia: além desse pão caseiro de beterraba com sementes de chia ser delicioso, é também econômico, saudável e nutritivo, feito com açúcar cristal, sal, farinha integral, fermento biológico e óleo vegetal.

51. Pão funcional de frigideira com chia: que tal você aprender a fazer um pãozinho meio panqueca bem fácil de preparar em casa e perfeito para o café da manhã ou lanche da tarde? É uma receita versátil que você pode fazer de diferentes maneiras. Aqui, ela leva quinoa em flocos, chia, farinha de arroz, azeite de oliva, água e fermento químico.

52. Pão de chia vegano, sem glúten e sem lactose: apesar de ser um pão de chia, esse aqui mais parece um pão de queijo e é perfeito para quem evita alimentos com glúten, lactose ou não consome nada de origem animal. Essa receita leva mandioca cozida e amassada, chia, açafrão, polvilho doce ou azedo, sal, azeite, orégano e água.

Usar chia para emagrecer e manter a saúde nunca foi tão simples, né? São receitas práticas, rápidas e fáceis de preparar, perfeitas para você se deliciar com qualquer prato sem escapar da dieta!

PARA VOCÊ