10 receitas com chutney de manga para usar e abusar desse molho

Escrito por                          

Típico da Índia, o chutney de manga pode ser o que está faltando na sua cozinha para incrementar seus pratos e deixar suas refeições ainda mais gostosas.

Seu sabor agridoce conta com um leve toque picante, que o torna ainda mais atraente e exótico. Com consistência cremosa, ele é um excelente acompanhamento para diversos tipos de carne e saladas e também cai muito como molho para sanduíches.

Se você quer aprender como harmonizar essa iguaria indiana, confira abaixo 10 receitas com chutney de manga:

1. Mignon de porco com chutney de manga

Foto: Reprodução / na minha panela


Aprenda como harmonizar chutney de manga com um filé mignon suíno suculento e macio. O prato é uma ótima pedida para servir em um jantar a dois e impressionar seu parceiro ou parceira. O modo de preparo é muito simples e inclui somente ingredientes muito fáceis de encontrar. Para acompanhar a refeição, a receita indica uma cerveja artesanal de sabor forte.

2. Lombo com chutney e manga


Este é o prato principal perfeito para servir em ocasiões especiais com a família. Na receita, você aprende como fazer o chutney de manga e como assar o lombo de maneira muito simples e didática. Para o sabor do lombo ficar bem marcado, o ideal é iniciar o preparo um dia antes da refeição.

3. Quadradinhos de frango com gergelim e chutney de manga


Procurando uma receita de petisco pouco calórico para não quebrar a dieta? Dê uma olhada nestes quadradinhos de frango envolvidos em gergelim. Eles são uma alternativa mais saudável para o tradicional frango a passarinho e o sabor não deixa a desejar. O chutney de manga é indicado como acompanhamento para tornar a experiência ainda mais gostosa!

4. Filé de porco com legumes e chutney de manga

Foto: Reprodução / o melhor restaurante do mundo


Quem adora tirar um tempo livre para ficar na cozinha e experimentar novos sabores precisa conferir esta receita. O resultado é um prato muito nutritivo e multicolorido, graças aos pimentões e à cenoura. Além disso, a carne fica muito macia e saborosa, harmonizando perfeitamente com o chutney de manga.

5. Tender com chutney de manga


Ao invés de deixar o tender resumido às festas de fim de ano, que tal arriscar pratos com essa carne em outras ocasiões? Este é um questionamento trazido por esta receita, que ensina um delicioso modo de servir tender, acompanhado de chutney de manga e batatas chips.

6. Sanduíche de rosbife com chutney de manga

Foto: Reprodução / Aromas e Sabores


Nesta receita, você aprende como montar um sanduíche de rosbife muito saboroso para comer no café-da-manhã, no lanche ou na janta. O chutney de manga é o que dá o toque final e confere um sabor diferenciado. Se quiser incrementar, adicione algumas ervas aromáticas.

7. Sanduíche de pernil com chutney de manga


O sanduíche de pernil é muito apreciado em algumas regiões do Brasil, em especial em Minas Gerais. Nesta receita, você aprende como incrementá-lo incluindo o chutney de manga entre seus componentes. Aproveite esta receita como entrada para um jantar ou como petisco em reuniões de amigos ou familiares.

8. Canapés de blanquet de peru com chutney de manga


Se você vai fazer um jantar italiano, confira esse antepasto divino. Seu forte está na combinação de diferentes texturas e sabores. O sabor suave do blanquet de peru é contrastado com o agridoce do chutney de manga. Para completar o mix, uma folhinha de manjericão dá o toque final.

9. Pudim de arroz com chutney de manga


Não pense que as receitas com chutney de manga se limitam somente a salgados. Neste caso, você aprende como harmonizar a iguaria com um delicioso pudim de arroz, uma excelente maneira de variar a receita tradicional, de leite. O modo de preparo do pudim é muito simples, basta misturar todos os ingredientes em fogo baixo. Em seguida, é só cobrir com o chutney de manga. Aposte nesta sobremesa para um almoço ou jantar em família.

10. Petiscos de camarão com chutney de manga


Esta é uma das receitas com chutney de manga que são rápidas de fazer e têm uma bela apresentação. O tempo médio de preparo é de apenas 20 minutos! Este petisco é uma excelente opção para servir como entrada antes de uma massa ou de um prato baseado em frutos do mar. Para acompanhar, aposte em um vinho tinto seco.

Depois de ver todas essas receitas com chutney de manga, você deve ter percebido que esse condimento indiano é um ingrediente coringa que pode tornar pratos sem graça em refeições muito mais saborosas. Por isso, comece a testar essas e outras harmonizações em sua casa e tenha um bom apetite!

PARA VOCÊ